INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920 |
Resumo: | Este trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas. |
id |
UECE-3_f1593639e68ec326e3df8a16849e08c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1920 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIALIdentidade de professorCurso de LetrasPráticas de estágioEste trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas.EdUECE2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 802674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920/1712Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Ida Maria Morales2021-03-23T17:44:53Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1920Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:53Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
title |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
spellingShingle |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL Marins, Ida Maria Morales Identidade de professor Curso de Letras Práticas de estágio |
title_short |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
title_full |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
title_fullStr |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
title_full_unstemmed |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
title_sort |
INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL |
author |
Marins, Ida Maria Morales |
author_facet |
Marins, Ida Maria Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Ida Maria Morales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de professor Curso de Letras Práticas de estágio |
topic |
Identidade de professor Curso de Letras Práticas de estágio |
description |
Este trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920/1712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marins https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marins https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80 Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888133861376 |