Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Sabrina de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057
Resumo: Como forma de contribuir para o processo de construção de uma aliança entre a história da matemática e o ensino, muitos pesquisadores brasileiros têm realizado estudos a respeito das potencialidades didáticas no processo de inserção de instrumentos matemáticos ao ensino. A partir de um tratamento didático, tais instrumentos podem ser aplicados a um determinado grupo acadêmico, como forma de legitimar esses artefatos como um recurso ao professor de Matemática. Dessa forma, o intuito desse artigo é apresentar as percepções dos participantes do minicurso “A matemática no processo de graduação da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520 – 1559)”, realizado na XXV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, em relação aos conceitos matemáticos incorporados ao instrumento régua de carpinteiro. Assim, para que esse objetivo fosse alcançado, se fez necessário, realizar um estudo descritivo, no qual foram expostos e registrados alguns dados obtidos a partir das discussões e atividades realizadas no minicurso. A partir da coleta e descrição dos dados obtidos na realização do minicurso, foi possível observar que os participantes identificaram, no instrumento régua de carpinteiro, itens potencialmente didáticos, associados aos processos de construção e graduação da régua. Conteúdos presentes atualmente na educação básica foram identificados pelos cursistas, como a divisão, multiplicação, frações equivalentes etc. Portanto, é possível concluir que a régua de carpinteiro e a tabela de medidas da madeira, possuem itens potencialmente didáticos, que podem contribuir com o processo de construção de uma interface entre a história da matemática e o ensino, com o foco principalmente voltado para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino. Palavras-chave: Régua de Carpinteiro; Instrumentos Matemáticos; Ensino de Matemática.
id UECE-4_639f6129c5503f140bc303226a8edd42
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5057
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECERégua de CarpinteiroInstrumentos MatemáticosEnsino de MatemáticaComo forma de contribuir para o processo de construção de uma aliança entre a história da matemática e o ensino, muitos pesquisadores brasileiros têm realizado estudos a respeito das potencialidades didáticas no processo de inserção de instrumentos matemáticos ao ensino. A partir de um tratamento didático, tais instrumentos podem ser aplicados a um determinado grupo acadêmico, como forma de legitimar esses artefatos como um recurso ao professor de Matemática. Dessa forma, o intuito desse artigo é apresentar as percepções dos participantes do minicurso “A matemática no processo de graduação da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520 – 1559)”, realizado na XXV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, em relação aos conceitos matemáticos incorporados ao instrumento régua de carpinteiro. Assim, para que esse objetivo fosse alcançado, se fez necessário, realizar um estudo descritivo, no qual foram expostos e registrados alguns dados obtidos a partir das discussões e atividades realizadas no minicurso. A partir da coleta e descrição dos dados obtidos na realização do minicurso, foi possível observar que os participantes identificaram, no instrumento régua de carpinteiro, itens potencialmente didáticos, associados aos processos de construção e graduação da régua. Conteúdos presentes atualmente na educação básica foram identificados pelos cursistas, como a divisão, multiplicação, frações equivalentes etc. Portanto, é possível concluir que a régua de carpinteiro e a tabela de medidas da madeira, possuem itens potencialmente didáticos, que podem contribuir com o processo de construção de uma interface entre a história da matemática e o ensino, com o foco principalmente voltado para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino. Palavras-chave: Régua de Carpinteiro; Instrumentos Matemáticos; Ensino de Matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/505710.30938/bocehm.v8i23.5057Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1078-10932447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057/4406Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Sabrina de SousaPereira, Ana Carolina Costa2021-06-17T18:44:54Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5057Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:48.468041Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
title Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
spellingShingle Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
Paulino, Sabrina de Sousa
Régua de Carpinteiro
Instrumentos Matemáticos
Ensino de Matemática
title_short Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
title_full Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
title_fullStr Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
title_full_unstemmed Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
title_sort Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
author Paulino, Sabrina de Sousa
author_facet Paulino, Sabrina de Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Sabrina de Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Régua de Carpinteiro
Instrumentos Matemáticos
Ensino de Matemática
topic Régua de Carpinteiro
Instrumentos Matemáticos
Ensino de Matemática
description Como forma de contribuir para o processo de construção de uma aliança entre a história da matemática e o ensino, muitos pesquisadores brasileiros têm realizado estudos a respeito das potencialidades didáticas no processo de inserção de instrumentos matemáticos ao ensino. A partir de um tratamento didático, tais instrumentos podem ser aplicados a um determinado grupo acadêmico, como forma de legitimar esses artefatos como um recurso ao professor de Matemática. Dessa forma, o intuito desse artigo é apresentar as percepções dos participantes do minicurso “A matemática no processo de graduação da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520 – 1559)”, realizado na XXV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, em relação aos conceitos matemáticos incorporados ao instrumento régua de carpinteiro. Assim, para que esse objetivo fosse alcançado, se fez necessário, realizar um estudo descritivo, no qual foram expostos e registrados alguns dados obtidos a partir das discussões e atividades realizadas no minicurso. A partir da coleta e descrição dos dados obtidos na realização do minicurso, foi possível observar que os participantes identificaram, no instrumento régua de carpinteiro, itens potencialmente didáticos, associados aos processos de construção e graduação da régua. Conteúdos presentes atualmente na educação básica foram identificados pelos cursistas, como a divisão, multiplicação, frações equivalentes etc. Portanto, é possível concluir que a régua de carpinteiro e a tabela de medidas da madeira, possuem itens potencialmente didáticos, que podem contribuir com o processo de construção de uma interface entre a história da matemática e o ensino, com o foco principalmente voltado para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino. Palavras-chave: Régua de Carpinteiro; Instrumentos Matemáticos; Ensino de Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057
10.30938/bocehm.v8i23.5057
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5057/4406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1078-1093
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998132363264