Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517 |
Resumo: | Nos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...] |
id |
UFC-7_f48327be88d92433d18a14628f283e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47517 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a FedathiSequência FedathiEnsinoMatemática - EnsinoNos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...]Edições UFC2019-11-07T17:35:53Z2019-11-07T17:35:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64.978-85-7282-573-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517Souza, Maria José Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T14:48:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47517Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:16.485985Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
title |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
spellingShingle |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi Souza, Maria José Araújo Sequência Fedathi Ensino Matemática - Ensino |
title_short |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
title_full |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
title_fullStr |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
title_full_unstemmed |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
title_sort |
Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi |
author |
Souza, Maria José Araújo |
author_facet |
Souza, Maria José Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria José Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Ensino Matemática - Ensino |
topic |
Sequência Fedathi Ensino Matemática - Ensino |
description |
Nos estudos que vimos realizando, observamos que os termos sequência didática, situação didática e sequên cia de ensino aparecem com muita frequência nos trabalhos relacionados à Didática da Matemática, e, algumas vezes são empregados com sentidos tão próximos, que chegam a confundir quanto aos seus signifi cados. Por esta razão, achamos importante diferenciá-los, para ensejar mais compreensão sobre sua signifi cação e seus contextos de aplicação. A expressão sequência didática é empregada desde a década de 1980, nas pesquisas em Didática da Matemática que incluem pesquisa experimental. É amplamente utilizada pelos pesquisadores e estudiosos da Didática da Matemática francesa. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-11-07T17:35:53Z 2019-11-07T17:35:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64. 978-85-7282-573-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria José Araújo. Sequências no ensino da matemática: retrospectiva histórica de Dewey a Fedathi. In: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-64. 978-85-7282-573-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028789561589760 |