APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Giselle Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815
Resumo: O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar  ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros.
id UECE-4_40733e24637038d27c2c142a98d365de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2815
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIAAliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar  ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/281510.30938/bocehm.v7i20.2815Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 117-1252447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815/3023Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Anna Beatriz de AndradeSousa, Giselle Costa de2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2815Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.575355Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
title APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
spellingShingle APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.
title_short APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
title_full APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
title_fullStr APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
title_full_unstemmed APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
title_sort APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
author Gomes, Anna Beatriz de Andrade
author_facet Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Sousa, Giselle Costa de
author_role author
author2 Sousa, Giselle Costa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.
topic Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.
description O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar  ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815
10.30938/bocehm.v7i20.2815
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.2815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815/3023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 117-125
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997623803904