APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815 |
Resumo: | O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros. |
id |
UECE-4_40733e24637038d27c2c142a98d365de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2815 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIAAliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo.O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/281510.30938/bocehm.v7i20.2815Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 117-1252447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815/3023Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Anna Beatriz de AndradeSousa, Giselle Costa de2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2815Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.575355Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
title |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
spellingShingle |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA Gomes, Anna Beatriz de Andrade Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo. |
title_short |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
title_full |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
title_fullStr |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
title_full_unstemmed |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
title_sort |
APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIA: ESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA |
author |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade |
author_facet |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade Sousa, Giselle Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Giselle Costa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade Sousa, Giselle Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo. |
topic |
Aliança; História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Atividades-históricas-com-tecnologia; Linha do tempo. |
description |
O presente trabalho centra-se na proposta da aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio das atividades-históricas-com-tecnologia que consistem em tarefas de estudo de problemas históricos investigados com apoio das tecnologias. Neste sentido, exibindo resultados de pesquisa IC, objetiva, a partir da apresentação da essência dessas atividades evidenciada em resultados de pesquisas vinculadas ao projeto “Conexões potenciais entre HM e TDIC para o Ensino da Matemática”, fomentar sua produção mediante a apresentação de elementos norteadores para a produção de tais atividades e ensaio de uma linha do tempo ligada a temas potenciais a serem explorados conforme a referida aliança a fim de, posteriormente, elaborar ensaios de exemplares de atividades-históricas-com-tecnologia. Para tanto, recorre a metodologia qualitativa de pesquisa tendo realizado levantamento bibliográfico em diversas fontes como livros de História da Matemática, anais de eventos da área, banco de teses de dissertações da CAPES, artigos em periódicos, sites como Mactutor History of Mathematics Archive, entre outros. Como resultado, foram apontados parâmetros de aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dentre os quais se chegou à Geometria como tema mais recorrente entre os trabalhos que tratam de HM e TDIC. Desse modo, o presente artigo, traz um ensaio de uma linha do tempo para tópicos de Geometria observando-se o delineio de elementos essenciais para produção de atividades-históricas-com-tecnologia, sobretudo, quando em prol do ensino e tendo em vista o parâmetro referencial obtido que apontou os principais fundamentos usados ao se propor trabalhos nesta ótica, dos quais podemos citar Miguel e Miorim (2008); Ponte, Brocardo e Oliveira (2009); Borba e Penteado (2007), entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815 10.30938/bocehm.v7i20.2815 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2815/3023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 117-125 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997623803904 |