APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia. |
id |
UECE-4_093931ec3be91adf6787e1e8623e5852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4701 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIASHistória da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia. EdUECE2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/470110.30938/bocehm.v8i22.4701Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 117-1302447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701/3926Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Anna Beatriz de AndradeSousa, Giselle Costa de2021-06-05T16:20:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4701Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.404621Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
title |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
spellingShingle |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS Gomes, Anna Beatriz de Andrade História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico. |
title_short |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
title_full |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
title_fullStr |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
title_full_unstemmed |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
title_sort |
APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS |
author |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade |
author_facet |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade Sousa, Giselle Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Giselle Costa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Anna Beatriz de Andrade Sousa, Giselle Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico. |
topic |
História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico. |
description |
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701 10.30938/bocehm.v8i22.4701 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i22.4701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701/3926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 117-130 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998027505664 |