APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Giselle Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701
Resumo: O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades  Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia.    
id UECE-4_093931ec3be91adf6787e1e8623e5852
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4701
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIASHistória da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades  Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia.    EdUECE2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/470110.30938/bocehm.v8i22.4701Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 117-1302447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701/3926Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Anna Beatriz de AndradeSousa, Giselle Costa de2021-06-05T16:20:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4701Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.404621Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
title APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
spellingShingle APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
Gomes, Anna Beatriz de Andrade
História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.
title_short APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
title_full APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
title_fullStr APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
title_sort APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
author Gomes, Anna Beatriz de Andrade
author_facet Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Sousa, Giselle Costa de
author_role author
author2 Sousa, Giselle Costa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Anna Beatriz de Andrade
Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.
topic História da Matemática; Tecnologias Digitais de Informação Comunicação; Investigação Matemática; Atividades-históricas-com-tecnologias; Tema Geométrico.
description O presente artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em andamento, vinculada ao projeto Conexões potenciais entre História da Matemática e TDIC: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentando-se em pesquisadores como Sousa (2020a e 2020b), Miguel e Miorim (2008), Borba e Penteado (2007), Ponte, Brocado e Oliveira (2009), entre outros. Neste trabalho, buscamos fomentar atividades-históricas-com-tecnologias, que são atividades que trabalham com problemas históricos auxiliados por tecnologiais digitais via investigação, por meio de apontamentos de temas geométricos via produção de planilhas/quadros que alimentarão uma linha do tempo interativa. O foco no campo geométrico se justifica pelo fato do parâmetro tema histórico (obtido pela investigação de edições anterirores deste projto de IC), que configura a aliança supracitada, apontar para a Geometria como assunto recorrente em tais atividades  Com este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências. Em tal pesquisa procuramos produções de natureza geométrica ao longo da história destacando o nome do estudioso, período em que viveu, nome das principais obras conhecidas e onde é possível encontrá-las, seja online ou físico. Como resultado, tais informações foram organizadas em planilhas que serão expostas, no presente texto, por meio de quadros resumidos, considerando as limitações deste documento, e também são divididas nos seguintes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Contudo, as planilhas podem ser acessadas na íntegra por meio de um link apresentado que dá acesso a todo levantamento. Além disso, como desdobramento, almeja-se produzir uma linha do tempo interativa online que permita o leitor acessar facilmente todas as informações presentes nas planilhas sobre o personagem histórico desejado e sua produção incluindo acesso/informação de documento que pode servir de base para produção de atividades-históricas-com-tecnologia.    
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701
10.30938/bocehm.v8i22.4701
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i22.4701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4701/3926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 117-130
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998027505664