Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Allyson Emanuel Januário da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47551
Resumo: Esta pesquisa se concentra na área da História da Matemática, mais precisamente sobre a Matemática Islâmica Medieval, e no apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podem fornecer à compreensão dessa História, via Investigação Matemática em prol do ensino de Matemática. Este trabalho se justifica devido à contribuição islâmica para o entendimento dos percursos tomados pela Matemática, assim como a sua influência no desenvolvimento da Matemática Ocidental. Sendo assim, este trabalho visa promover reflexões voltadas ao ensino da matemática a partir de um texto histórico e seu autor numa proposta de aliança entre História da Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Investigação Matemática. Para tal, seguimos os pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, na primeira fase, em que foi feita análise do documento objeto de estudo a fim de elaborar um Produto Educacional aplicado na segunda fase da pesquisa com elementos da pesquisa-ação. Para a construção da referida proposta toma-se como objeto de investigação o estudioso islâmico do século IX Thabit ibn Qurra e sua produção científica, além da visualização de todo contexto que emerge a partir do documento analisado de Thabit, em que apresenta uma resposta, no formato de carta, a um amigo que estava insatisfeito com o Teorema de Pitágoras aplicado apenas a triângulos retângulos isósceles, denominada na carta como prova socrática, nessa direção Thabit apresenta e enuncia retoricamente a Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos. Diante desses dados, produzimos uma investigação historiográfica que culmina na construção de um Produto Educacional, tendo como objetivo a efetivação dessa aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, aplicada em um curso de extensão, aberto a licenciando em Matemática e Professores de Matemática.
id UFRN_d7685b38da30cf685785a88c36ce1294
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47551
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Allyson Emanuel Januário dahttps://orcid.org/0000-0003-4411-6745http://lattes.cnpq.br/0328455010758107https://orcid.org/0000-0003-0213-4179http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Anjos, Marta Figueredo doshttp://lattes.cnpq.br/1802642900191449Bortoli, Adriana deLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraSousa, Giselle Costa de2022-06-06T20:20:26Z2022-06-06T20:20:26Z2022-03-31COSTA, Allyson Emanuel Januário da. Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática. 2022. 188f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47551Esta pesquisa se concentra na área da História da Matemática, mais precisamente sobre a Matemática Islâmica Medieval, e no apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podem fornecer à compreensão dessa História, via Investigação Matemática em prol do ensino de Matemática. Este trabalho se justifica devido à contribuição islâmica para o entendimento dos percursos tomados pela Matemática, assim como a sua influência no desenvolvimento da Matemática Ocidental. Sendo assim, este trabalho visa promover reflexões voltadas ao ensino da matemática a partir de um texto histórico e seu autor numa proposta de aliança entre História da Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Investigação Matemática. Para tal, seguimos os pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, na primeira fase, em que foi feita análise do documento objeto de estudo a fim de elaborar um Produto Educacional aplicado na segunda fase da pesquisa com elementos da pesquisa-ação. Para a construção da referida proposta toma-se como objeto de investigação o estudioso islâmico do século IX Thabit ibn Qurra e sua produção científica, além da visualização de todo contexto que emerge a partir do documento analisado de Thabit, em que apresenta uma resposta, no formato de carta, a um amigo que estava insatisfeito com o Teorema de Pitágoras aplicado apenas a triângulos retângulos isósceles, denominada na carta como prova socrática, nessa direção Thabit apresenta e enuncia retoricamente a Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos. Diante desses dados, produzimos uma investigação historiográfica que culmina na construção de um Produto Educacional, tendo como objetivo a efetivação dessa aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, aplicada em um curso de extensão, aberto a licenciando em Matemática e Professores de Matemática.This research focuses on the area of History of Mathematics, more precisely on Medieval Islamic Mathematics, and on the support that Digital Technologies of Information and Communication can provide to the understanding of this History, via Mathematical Investigation in favor of Mathematics teaching. This work is justified due to the Islamic contribution to the understanding of the paths taken by Mathematics, as well as its influence on the development of Western Mathematics. Thus, this work aims to promote reflections on the teaching of mathematics from a historical text and its author in a proposed alliance between History of Mathematics, Digital Technologies of Information and Communication and Mathematical Investigation. To this end, we followed the assumptions of qualitative research of the bibliographical type, in the first phase, in which the analysis of the document object of study was made in order to elaborate an educational product applied in the second phase of the research with elements of action research. For the construction of this proposal, the object of investigation is the Islamic scholar of the 9th century Thabit ibn Qurra and his scientific production, besides the visualization of the whole context that emerges from the analyzed document of Thabit, in which he presents an answer, in the form of a letter to a friend who was dissatisfied with the Pythagorean Theorem applied only to isosceles right triangles, called in the letter as Socratic proof, in this direction Thabit presents and enunciates rhetorically the Generalization of the Pythagorean Theorem applied to any triangles. Given these data, we produced a historiographical investigation that culminates in the construction of an Educational Product, with the objective of making this alliance between History of Mathematics and Digital Technologies effective, applied in an extension course, open to undergraduate students of Mathematics and Mathematics Teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilMatemáticaMatemática islâmicaHistória da matemáticaTecnologias digitaisAliançaThabit ibn QurraGeneralização do teorema de PitágorasInvestigação-histórica-com-tecnologiasAtividades-históricas-com-tecnologiasThabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALThabitibnQurra_Costa_2022.pdfapplication/pdf31348821https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47551/1/ThabitibnQurra_Costa_2022.pdff4f0a84163ef4860263e12848c9f5a26MD51123456789/475512022-06-06 17:21:19.425oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47551Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T20:21:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
title Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
spellingShingle Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
Costa, Allyson Emanuel Januário da
Matemática
Matemática islâmica
História da matemática
Tecnologias digitais
Aliança
Thabit ibn Qurra
Generalização do teorema de Pitágoras
Investigação-histórica-com-tecnologias
Atividades-históricas-com-tecnologias
title_short Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
title_full Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
title_fullStr Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
title_full_unstemmed Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
title_sort Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática
author Costa, Allyson Emanuel Januário da
author_facet Costa, Allyson Emanuel Januário da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4411-6745
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0328455010758107
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0213-4179
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bortoli, Adriana de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Allyson Emanuel Januário da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Anjos, Marta Figueredo dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1802642900191449
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
contributor_str_mv Anjos, Marta Figueredo dos
Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática islâmica
História da matemática
Tecnologias digitais
Aliança
Thabit ibn Qurra
Generalização do teorema de Pitágoras
Investigação-histórica-com-tecnologias
Atividades-históricas-com-tecnologias
topic Matemática
Matemática islâmica
História da matemática
Tecnologias digitais
Aliança
Thabit ibn Qurra
Generalização do teorema de Pitágoras
Investigação-histórica-com-tecnologias
Atividades-históricas-com-tecnologias
description Esta pesquisa se concentra na área da História da Matemática, mais precisamente sobre a Matemática Islâmica Medieval, e no apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podem fornecer à compreensão dessa História, via Investigação Matemática em prol do ensino de Matemática. Este trabalho se justifica devido à contribuição islâmica para o entendimento dos percursos tomados pela Matemática, assim como a sua influência no desenvolvimento da Matemática Ocidental. Sendo assim, este trabalho visa promover reflexões voltadas ao ensino da matemática a partir de um texto histórico e seu autor numa proposta de aliança entre História da Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Investigação Matemática. Para tal, seguimos os pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, na primeira fase, em que foi feita análise do documento objeto de estudo a fim de elaborar um Produto Educacional aplicado na segunda fase da pesquisa com elementos da pesquisa-ação. Para a construção da referida proposta toma-se como objeto de investigação o estudioso islâmico do século IX Thabit ibn Qurra e sua produção científica, além da visualização de todo contexto que emerge a partir do documento analisado de Thabit, em que apresenta uma resposta, no formato de carta, a um amigo que estava insatisfeito com o Teorema de Pitágoras aplicado apenas a triângulos retângulos isósceles, denominada na carta como prova socrática, nessa direção Thabit apresenta e enuncia retoricamente a Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos. Diante desses dados, produzimos uma investigação historiográfica que culmina na construção de um Produto Educacional, tendo como objetivo a efetivação dessa aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, aplicada em um curso de extensão, aberto a licenciando em Matemática e Professores de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-06T20:20:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-06T20:20:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Allyson Emanuel Januário da. Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática. 2022. 188f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47551
identifier_str_mv COSTA, Allyson Emanuel Januário da. Thabit ibn Qurra (836-901) e a generalização do Teorema de Pitágoras: aliando História, tecnologia e investigação no ensino de matemática. 2022. 188f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47551/1/ThabitibnQurra_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4f0a84163ef4860263e12848c9f5a26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117586360467456