PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamberg, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102
Resumo: O artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando.  O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA.
id UECE-4_4097389b2ee13f90c27d99492f8da45d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5102
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto AprendizagemEnsino RemotoMatemáticaMetodologiasPROEJAO artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando.  O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/510210.30938/bocehm.v8i23.5102Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 789-8132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102/4383Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Stamberg, Cristiane da Silva2021-06-17T18:44:49Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5102Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.447294Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
title PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
spellingShingle PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
Stamberg, Cristiane da Silva
Aprendizagem
Ensino Remoto
Matemática
Metodologias
PROEJA
title_short PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
title_full PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
title_fullStr PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
title_full_unstemmed PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
title_sort PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
author Stamberg, Cristiane da Silva
author_facet Stamberg, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamberg, Cristiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino Remoto
Matemática
Metodologias
PROEJA
topic Aprendizagem
Ensino Remoto
Matemática
Metodologias
PROEJA
description O artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando.  O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102
10.30938/bocehm.v8i23.5102
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102/4383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 789-813
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998163820544