PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102 |
Resumo: | O artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando. O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA. |
id |
UECE-4_4097389b2ee13f90c27d99492f8da45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5102 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto AprendizagemEnsino RemotoMatemáticaMetodologiasPROEJAO artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando. O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/510210.30938/bocehm.v8i23.5102Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 789-8132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102/4383Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Stamberg, Cristiane da Silva2021-06-17T18:44:49Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5102Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.447294Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
title |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
spellingShingle |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto Stamberg, Cristiane da Silva Aprendizagem Ensino Remoto Matemática Metodologias PROEJA |
title_short |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
title_full |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
title_fullStr |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
title_full_unstemmed |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
title_sort |
PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto |
author |
Stamberg, Cristiane da Silva |
author_facet |
Stamberg, Cristiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stamberg, Cristiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Remoto Matemática Metodologias PROEJA |
topic |
Aprendizagem Ensino Remoto Matemática Metodologias PROEJA |
description |
O artigo discute as ferramentas adotadas com uma turma de PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, Modalidade de Jovens e Adultos), na disciplina de matemática durante as atividades remotas ocasionadas pelo surto do Covid-19. A turma do Curso Técnico em Estética Integrado- 2º ano é composta por 15 alunas, que na grande maioria são mães, que trabalham durante o dia e que voltaram a estudar após vários anos afastados da escola. O desafio inicial foi organizar estratégias, para que os conceitos da disciplina de matemática, as alunas tivessem condições de acompanhar as aulas e também dar conta de todas as demais atividades de seu dia-a-dia, com efetividade de aprendizagem no curso após vários anos afastados da escola. O curso Técnico em Estética Integrado iniciou as atividades na Instituição em 2015, o curso faz parte do rol de cursos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O presente texto, trata-se de um relato que apresenta as possibilidades que foram criadas para dar continuidade à aprendizagem das mesmas nesse período de atividades remotas. Dessa maneira, uma das formas encontradas para promover o acompanhamento da disciplina, foi a criação de um grupo de WhatsApp somente para disciplina, para envio de materiais em arquivos PDF, estes que permitem download mais facilmente. Também foi realizado o uso de vídeos, com explicações da docente relacionados aos conceitos enviados. O uso desses materiais através de envio vídeos e arquivos via WhatsApp, como facilitador das dificuldades de acesso e entendimentos da plataforma institucional utilizada pelos estudantes do Instituto Federal Farroupilha. Assim, o relato apresenta as estratégias usadas, relatos dessas alunas em relação ao material utilizado e a eficácia de uma organização simples. Procura também apresentar imagens de alguns dos vídeos feitos para a turma e defender este como recurso tecnológico como importante no processo educacional. Estratégias de ensino, para a disciplina de matemática entre jovens e adultos são desafios constante, assim como para outras áreas do conhecimento, pois os mesmos deixaram o sistema escolar por muito tempo e agora estão voltando. O professor precisa sempre estar adequando às metodologias de ensino, procurando alternativas diferentes para desenvolver os conteúdos, de forma que o aluno possa se sentir interessado e procurando ampliar o aprendizado e principalmente tornar esse significativo. Por fim, este texto também apresenta algumas angústias e as inquietações frente o desafio do ensino remoto, mostrando a importância de diferentes interações e orientações, necessárias nesse momento em que vivemos para permanência e êxito de nossos alunos. Enfim, muitas foram às aprendizagens durante o ensino remoto e esse texto nos faz repensar nossa prática, não só para o período de pandemia, mas para além desse, desenvolver metodologias que asseguram uma efetividade de ensino e aprendizagem, atendendo a necessidade dos alunos reinventando as práticas fora dos espaços presenciais. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino remoto; Matemática; Metodologias; PROEJA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102 10.30938/bocehm.v8i23.5102 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5102/4383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 789-813 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998163820544 |