Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco José de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Meirilania Primo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955
Resumo: O Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente.
id UECE-4_47c98d5aa3a8d30ae8e48b860aa62533
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4955
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemáticaFormação inicial docenteregência de aulaprática de ensinoaprendizagem docenteO Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/495510.30938/bocehm.v8i23.4955Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1155-11712447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955/4411Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francisco José deCosta, Meirilania Primo2021-06-17T18:45:05Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4955Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:46.910838Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
title Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
spellingShingle Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
Lima, Francisco José de
Formação inicial docente
regência de aula
prática de ensino
aprendizagem docente
title_short Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
title_full Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
title_fullStr Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
title_full_unstemmed Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
title_sort Registros de relatórios finais de estágio supervisionado: percepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
author Lima, Francisco José de
author_facet Lima, Francisco José de
Costa, Meirilania Primo
author_role author
author2 Costa, Meirilania Primo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco José de
Costa, Meirilania Primo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial docente
regência de aula
prática de ensino
aprendizagem docente
topic Formação inicial docente
regência de aula
prática de ensino
aprendizagem docente
description O Estágio Supervisionado tem se apresentado como eixo central nos cursos de formação de professores. Nesse contexto, o artigo se propõe a refletir acerca de percepções de licenciando(a)s em Matemática sobre o Estágio Supervisionado e suas contribuições para a aprendizagem e formação profissional docente. Com abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental e tomou como unidades de análise Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado IV de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino, com unidade situada no interior do Ceará. Foram reunidos 35 relatórios, cujas análises tiveram enfoque em registros de vivências experienciadas por futuros professores, observando percepções e aprendizagens durante o percurso de atividades de práticas de ensino. Os resultados da pesquisa foram estruturados em eixos, construídos a partir de registros observados nos relatórios, a saber: percepções de Estágio Supervisionado de licenciandos em Matemática; principais conteúdos abordados nas aulas de regência e práticas formativas realizadas em sala de aula e principais aprendizados do estágio. Nos limites deste artigo serão apresentados os resultados do primeiro eixo, os quais apontam para o reconhecimento da disciplina de Estágio Supervisionado como importante componente curricular no contexto da formação inicial docente. Em seus registros, licenciando(a)s percebem o estágio como oportunidade para articular teoria e prática, cujas experiências vivenciadas ao longo do processo se mostram relevantes para a formação do futuro professor, por se tratar de uma aprendizagem desenvolvida a partir de múltiplas interlocuções, evidenciando o estágio como um momento de exercício prático para a construção de conhecimentos e preparação para o ingresso na docência. Palavras-chave: Formação inicial docente; regência de aula; prática de ensino; aprendizagem docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955
10.30938/bocehm.v8i23.4955
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.4955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4955/4411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1155-1171
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998078885888