Early Algebra: um mapa teórico a partir de estudos publicados no grupo de pesquisa RePARe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10759 |
Resumo: | O presente artigo apresenta parte de uma dissertação de mestrado em andamento, e tem como objetivo analisar de que forma a Early Algebra vem sendo abordada em dissertações em um grupo de pesquisa de mestrado denominado de Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática (RePARe), no período de 2016 a 2022. Como abordagem metodológica, utilizamos os procedimentos do Mapeamento Teórico de Biembengut (2008). O mapeamento utilizado para análiseabarca um conjunto de três etapas: identificação, classificação e organização e reconhecimento e análise de características de relações entre as informações envolvidas na análise. Realizamos a seleção de pesquisas no acervo da biblioteca de uma universidade pública, no banco de dados do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e assim constituímos os dados. Nesse banco, identificamos um total de 180 dissertações, das quais, após instituirmos um critério de busca, obtivemos como resultado onze dez dissertações, sendo oito em ensino e aprendizagem e três formações de professores. Para a análise dos dados estabelecemos inicialmente três categorias: contexto da pesquisa, metodologia/caráter e referencial teórico. Nesse sentido, concluímos que a maioria das pesquisas no contexto de ensino e aprendizagem tem caráter metodológico diagnóstico. Os embasadores teóricos predominantes nas pesquisas foram os percursores internacionais em Early Algebra. Em suma, esses resultados destacaram a necessidade ampliação de reflexões bem como de pesquisas nessa área que tratem da formação de professores nessa área. Esse empenho é importante para que possamos acompanhar as discussões internacionais sobre o desenvolvimento do ensino de álgebra desde os anos iniciais. |
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Early Algebra: um mapa teórico a partir de estudos publicados no grupo de pesquisa RePARePesquisas em Early ÁlgebraPensamento AlgébricoGrupo RePARe Formação de ProfessoresO presente artigo apresenta parte de uma dissertação de mestrado em andamento, e tem como objetivo analisar de que forma a Early Algebra vem sendo abordada em dissertações em um grupo de pesquisa de mestrado denominado de Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática (RePARe), no período de 2016 a 2022. Como abordagem metodológica, utilizamos os procedimentos do Mapeamento Teórico de Biembengut (2008). O mapeamento utilizado para análiseabarca um conjunto de três etapas: identificação, classificação e organização e reconhecimento e análise de características de relações entre as informações envolvidas na análise. Realizamos a seleção de pesquisas no acervo da biblioteca de uma universidade pública, no banco de dados do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e assim constituímos os dados. Nesse banco, identificamos um total de 180 dissertações, das quais, após instituirmos um critério de busca, obtivemos como resultado onze dez dissertações, sendo oito em ensino e aprendizagem e três formações de professores. Para a análise dos dados estabelecemos inicialmente três categorias: contexto da pesquisa, metodologia/caráter e referencial teórico. Nesse sentido, concluímos que a maioria das pesquisas no contexto de ensino e aprendizagem tem caráter metodológico diagnóstico. Os embasadores teóricos predominantes nas pesquisas foram os percursores internacionais em Early Algebra. Em suma, esses resultados destacaram a necessidade ampliação de reflexões bem como de pesquisas nessa área que tratem da formação de professores nessa área. Esse empenho é importante para que possamos acompanhar as discussões internacionais sobre o desenvolvimento do ensino de álgebra desde os anos iniciais.EdUECE2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1075910.30938/bocehm.v10i30.10759Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 30 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Set/Dez; 01-212447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10759/10355Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Calazans lemos, Marlúbia Corrêa de Paula, Sandra Maria Pinto Maginahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalazans lemos, Rita de CássiaPaula, Marlúbia Corrêa deMagina, Sandra Maria Pinto2023-12-07T13:29:14Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10759Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-12-07T13:29:14Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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