Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eguez, Bárbara Adelaide Parada
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Leonilda do Nascimento, Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137
Resumo: O presente relato de experiência retrata atividades de atuação docente vividas pela primeira autora com a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Práticas subsequentes às orientações da Portaria nº 1970 de 20 de abril de 2020, que regulamentava a reorganização do calendário escolar do ano letivo de 2020, para as escolas da rede pública estadual de Rondônia, adequando o ensino em regime especial, com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Neste relato são discutidos conceitos de tecnologias digitais, ensino híbrido, ensino remoto emergencial, visando caracterizar as práticas didáticas adotadas naquela escola. O referencial teórico consistiu nos estudos bibliográficos de autores especialistas no assunto abordado. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. Destaque-se que todos as informações aqui apresentadas são fruto das práticas didáticas utilizadas no ensino remoto emergencial, as quais foram elaboradas na disciplina de matemática no Ensino Médio. Este relato tem como objetivo analisar as experiências vividas na ciscunstância do ensino remoto emergencial, que foi realizado através de atividades não presenciais para o prosseguimento da efetiva prática docente. O desfecho deste trabalho revela que o ensino remoto emergencial é ainda um desafio nas atividades pedagógicas contemporâneas, as quais exigem o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, e que o educador necessita capacitar-se cada vez mais para atuais metodologias de ensino. Essas tecnologias digitais empregadas de maneira correta colaboram e transformam o papel do docente e dos discentes, modificando os conceitos de ensino aprendizagem. As conclusões evidenciam que o discente buscou uma forma de dar continuidade no processo educacional apesar dos obstáculos enfrentados pela pandemia, expondo que a busca pelo conhecimento também necessita partir do estudante, pois ele é o protagonista da sua aprendizagem nesse processo de ensino remoto emergencial. Palavras-chave: Ensino aprendizagem; Ensino remoto emergencial; Conhecimento.
id UECE-4_a2e9c5245d67c3170f56b90d6d574b6f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5137
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docenteEnsino aprendizagemEnsino remoto emergencialConhecimentoO presente relato de experiência retrata atividades de atuação docente vividas pela primeira autora com a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Práticas subsequentes às orientações da Portaria nº 1970 de 20 de abril de 2020, que regulamentava a reorganização do calendário escolar do ano letivo de 2020, para as escolas da rede pública estadual de Rondônia, adequando o ensino em regime especial, com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Neste relato são discutidos conceitos de tecnologias digitais, ensino híbrido, ensino remoto emergencial, visando caracterizar as práticas didáticas adotadas naquela escola. O referencial teórico consistiu nos estudos bibliográficos de autores especialistas no assunto abordado. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. Destaque-se que todos as informações aqui apresentadas são fruto das práticas didáticas utilizadas no ensino remoto emergencial, as quais foram elaboradas na disciplina de matemática no Ensino Médio. Este relato tem como objetivo analisar as experiências vividas na ciscunstância do ensino remoto emergencial, que foi realizado através de atividades não presenciais para o prosseguimento da efetiva prática docente. O desfecho deste trabalho revela que o ensino remoto emergencial é ainda um desafio nas atividades pedagógicas contemporâneas, as quais exigem o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, e que o educador necessita capacitar-se cada vez mais para atuais metodologias de ensino. Essas tecnologias digitais empregadas de maneira correta colaboram e transformam o papel do docente e dos discentes, modificando os conceitos de ensino aprendizagem. As conclusões evidenciam que o discente buscou uma forma de dar continuidade no processo educacional apesar dos obstáculos enfrentados pela pandemia, expondo que a busca pelo conhecimento também necessita partir do estudante, pois ele é o protagonista da sua aprendizagem nesse processo de ensino remoto emergencial. Palavras-chave: Ensino aprendizagem; Ensino remoto emergencial; Conhecimento.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/513710.30938/bocehm.v8i23.5137Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 738-7512447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137/4379Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEguez, Bárbara Adelaide ParadaSilva, Leonilda do Nascimento Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira2021-06-17T18:44:42Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5137Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:50.358918Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
title Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
spellingShingle Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
Eguez, Bárbara Adelaide Parada
Ensino aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Conhecimento
title_short Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
title_full Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
title_fullStr Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
title_full_unstemmed Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
title_sort Ensino remoto e conhecimentos matemáticos: desafios e perspectivas na visão docente
author Eguez, Bárbara Adelaide Parada
author_facet Eguez, Bárbara Adelaide Parada
Silva, Leonilda do Nascimento
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Leonilda do Nascimento
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eguez, Bárbara Adelaide Parada
Silva, Leonilda do Nascimento
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Conhecimento
topic Ensino aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Conhecimento
description O presente relato de experiência retrata atividades de atuação docente vividas pela primeira autora com a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Práticas subsequentes às orientações da Portaria nº 1970 de 20 de abril de 2020, que regulamentava a reorganização do calendário escolar do ano letivo de 2020, para as escolas da rede pública estadual de Rondônia, adequando o ensino em regime especial, com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Neste relato são discutidos conceitos de tecnologias digitais, ensino híbrido, ensino remoto emergencial, visando caracterizar as práticas didáticas adotadas naquela escola. O referencial teórico consistiu nos estudos bibliográficos de autores especialistas no assunto abordado. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. Destaque-se que todos as informações aqui apresentadas são fruto das práticas didáticas utilizadas no ensino remoto emergencial, as quais foram elaboradas na disciplina de matemática no Ensino Médio. Este relato tem como objetivo analisar as experiências vividas na ciscunstância do ensino remoto emergencial, que foi realizado através de atividades não presenciais para o prosseguimento da efetiva prática docente. O desfecho deste trabalho revela que o ensino remoto emergencial é ainda um desafio nas atividades pedagógicas contemporâneas, as quais exigem o uso de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, e que o educador necessita capacitar-se cada vez mais para atuais metodologias de ensino. Essas tecnologias digitais empregadas de maneira correta colaboram e transformam o papel do docente e dos discentes, modificando os conceitos de ensino aprendizagem. As conclusões evidenciam que o discente buscou uma forma de dar continuidade no processo educacional apesar dos obstáculos enfrentados pela pandemia, expondo que a busca pelo conhecimento também necessita partir do estudante, pois ele é o protagonista da sua aprendizagem nesse processo de ensino remoto emergencial. Palavras-chave: Ensino aprendizagem; Ensino remoto emergencial; Conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137
10.30938/bocehm.v8i23.5137
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5137/4379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 738-751
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998363049984