PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927 |
Resumo: | Levando em consideração a influência do domínio afetivo no aprender e, em especial, no aprender matemática, desenvolveu-se esse estudo que teve por objetivo investigar percepções e sentimentos de alunos do Ensino Médio em relação à matemática expressas por uma turma desse nível de escolaridade de uma instituição pública de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tal, aplicou-se um questionário estruturado, composto por quatro questões, a vinte e oito estudantes concluintes dessa etapa da Educação Básica. As questões propostas relacionaram um possível caráter excludente da disciplina, as experiências pessoais a partir de metáforas e os sentimentos relativos ao conteúdo baseado em um desenho. Após a coleta dos dados, esses foram analisados tendo em vista uma abordagem interpretativo-descritiva, na qual foram compostas categorias à posteriori. Os resultados evidenciaram que saber matemática, na percepção dos estudantes, se relaciona principalmente às aplicações de conceitos matemáticos em atividades cotidianas. Mostraram também que em se tratando de experiências passadas, os alunos evidenciaram metáforas bastante negativas à essa disciplina, comparando-a majoritariamente a animais com características de causarem medo ou desconforto. Por fim, ao serem solicitados a desenharem como se sentiam em relação ao componente curricular em questão, os alunos apresentaram imagens com sentimentos ruins em sua maioria, destacando-se as intersecções entre visões boas e más dessa disciplina. Dessa forma, conclui-se que, ao conhecer essas percepções e sentimentos em relação à matemática dos estudantes, os professores podem elaborar estratégias buscando romper com uma visão negativa perante a disciplina, além de buscar melhorar a aprendizagem dos mesmos. |
id |
UECE-4_e839fd2cf2ba6295c4f4c3044b6308ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2927 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICAEnsino de MatemáticaEnsino MédioPercepções e sentimentosLevando em consideração a influência do domínio afetivo no aprender e, em especial, no aprender matemática, desenvolveu-se esse estudo que teve por objetivo investigar percepções e sentimentos de alunos do Ensino Médio em relação à matemática expressas por uma turma desse nível de escolaridade de uma instituição pública de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tal, aplicou-se um questionário estruturado, composto por quatro questões, a vinte e oito estudantes concluintes dessa etapa da Educação Básica. As questões propostas relacionaram um possível caráter excludente da disciplina, as experiências pessoais a partir de metáforas e os sentimentos relativos ao conteúdo baseado em um desenho. Após a coleta dos dados, esses foram analisados tendo em vista uma abordagem interpretativo-descritiva, na qual foram compostas categorias à posteriori. Os resultados evidenciaram que saber matemática, na percepção dos estudantes, se relaciona principalmente às aplicações de conceitos matemáticos em atividades cotidianas. Mostraram também que em se tratando de experiências passadas, os alunos evidenciaram metáforas bastante negativas à essa disciplina, comparando-a majoritariamente a animais com características de causarem medo ou desconforto. Por fim, ao serem solicitados a desenharem como se sentiam em relação ao componente curricular em questão, os alunos apresentaram imagens com sentimentos ruins em sua maioria, destacando-se as intersecções entre visões boas e más dessa disciplina. Dessa forma, conclui-se que, ao conhecer essas percepções e sentimentos em relação à matemática dos estudantes, os professores podem elaborar estratégias buscando romper com uma visão negativa perante a disciplina, além de buscar melhorar a aprendizagem dos mesmos.EdUECE2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/292710.30938/bocehm.v7i19.2927Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 5 - 232447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927/2547Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gabriel de OliveiraVargas, Andressa FrancoLeivas, José Carlos Pinto2020-09-15T12:03:06Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2927Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.898346Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
title |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Soares, Gabriel de Oliveira Ensino de Matemática Ensino Médio Percepções e sentimentos |
title_short |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
title_full |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
title_sort |
PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
author |
Soares, Gabriel de Oliveira |
author_facet |
Soares, Gabriel de Oliveira Vargas, Andressa Franco Leivas, José Carlos Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Andressa Franco Leivas, José Carlos Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gabriel de Oliveira Vargas, Andressa Franco Leivas, José Carlos Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Ensino Médio Percepções e sentimentos |
topic |
Ensino de Matemática Ensino Médio Percepções e sentimentos |
description |
Levando em consideração a influência do domínio afetivo no aprender e, em especial, no aprender matemática, desenvolveu-se esse estudo que teve por objetivo investigar percepções e sentimentos de alunos do Ensino Médio em relação à matemática expressas por uma turma desse nível de escolaridade de uma instituição pública de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tal, aplicou-se um questionário estruturado, composto por quatro questões, a vinte e oito estudantes concluintes dessa etapa da Educação Básica. As questões propostas relacionaram um possível caráter excludente da disciplina, as experiências pessoais a partir de metáforas e os sentimentos relativos ao conteúdo baseado em um desenho. Após a coleta dos dados, esses foram analisados tendo em vista uma abordagem interpretativo-descritiva, na qual foram compostas categorias à posteriori. Os resultados evidenciaram que saber matemática, na percepção dos estudantes, se relaciona principalmente às aplicações de conceitos matemáticos em atividades cotidianas. Mostraram também que em se tratando de experiências passadas, os alunos evidenciaram metáforas bastante negativas à essa disciplina, comparando-a majoritariamente a animais com características de causarem medo ou desconforto. Por fim, ao serem solicitados a desenharem como se sentiam em relação ao componente curricular em questão, os alunos apresentaram imagens com sentimentos ruins em sua maioria, destacando-se as intersecções entre visões boas e más dessa disciplina. Dessa forma, conclui-se que, ao conhecer essas percepções e sentimentos em relação à matemática dos estudantes, os professores podem elaborar estratégias buscando romper com uma visão negativa perante a disciplina, além de buscar melhorar a aprendizagem dos mesmos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927 10.30938/bocehm.v7i19.2927 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i19.2927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927/2547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 19 (2020): Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática; 5 - 23 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997683572736 |