A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2832 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que encontra-se em estágio inicial e apresenta como pressuposto verificar o uso da história da matemática como uma estratégia metodológica, de maneira a constituir o ensino da disciplina de matemática, além de desenvolver nos discentes a capacidade de ordenação histórica das descobertas matemática e como se deu o desenvolvimento de conceitos, fórmulas e aplicabilidades ao longo do tempo, inseridas como meio de motivação nas aulas de Matemática. Compreendemos que ao relacionarem os conteúdos matemáticos com o cotidiano, os alunos podem despertar maior interesse pela disciplina, e com isso tornar a aprendizagem mais significativa. Diante disso, com o propósito de estabelecer uma discussão teórico reflexiva, partimos da seguinte questão que que norteará a nossa investigação: Como inserir tópicos da história da Matemática no ensino, de maneira articulada com as outras áreas do conhecimento possibilitando oportunidades de uma aprendizagem mais significativa em Matemática? Assim, objetivamos possibilitar ao trabalho de docentes de Matemática, reflexões em torno de um ensino pautado na implementação da história da Matemática como estratégia metodológica na Educação Básica. Como metodologia, a pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa e está pautada em uma revisão de literatura acerca da utilização da história da matemática em sala de aula. Ao pesquisarmos autores como Miorim (2005), Brasil (1998), D’Ambrosio (2012), Lopes & Alves (2014) em que os mesmos defendem a utilização da história da matemática como estratégia de ensino em sala de aula. Através do uso dessa metodologia de ensino, é possível que os docentes diversifiquem os recursos para abordar o assunto na sala de aula. Consideramos ainda que a utilização da história da matemática poderá desempenhar muitas outras funções, como o desempenho de atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático, o resgate da própria identidade, a sugestão de abordagens diferenciadas e a compreensão de obstáculos encontrados pelos alunos. Em âmbito geral, os discentes consideram a matemática uma disciplina muito teórica, complexa e que não possui nenhuma relação com as outras áreas do conhecimento. Em nosso estudo, a história da matemática também configura-se como tendência de ensino em educação matemática que está se propagando como um subsídio metodológico. Como resultados esperados, pretendemos desmistificar a ideia de que matemática é uma ciência puramente abstrata e isolada das demais áreas, e oferecer aos professores uma estratégia que permita que eles realizem uma interligação entre história e Matemática. Vale ressaltar que é de suma importância que todo aluno tenha conhecimento da história do conteúdo que está sendo abordado em sala de aula, fazendo uma ligação cultural entre duas áreas do conhecimento, para compreender a importância de haver uma articulação entre elas. |
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A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICAHistória da Matemática; Ensino de Matemática; Formação de ProfessoresO presente trabalho é fruto de uma pesquisa que encontra-se em estágio inicial e apresenta como pressuposto verificar o uso da história da matemática como uma estratégia metodológica, de maneira a constituir o ensino da disciplina de matemática, além de desenvolver nos discentes a capacidade de ordenação histórica das descobertas matemática e como se deu o desenvolvimento de conceitos, fórmulas e aplicabilidades ao longo do tempo, inseridas como meio de motivação nas aulas de Matemática. Compreendemos que ao relacionarem os conteúdos matemáticos com o cotidiano, os alunos podem despertar maior interesse pela disciplina, e com isso tornar a aprendizagem mais significativa. Diante disso, com o propósito de estabelecer uma discussão teórico reflexiva, partimos da seguinte questão que que norteará a nossa investigação: Como inserir tópicos da história da Matemática no ensino, de maneira articulada com as outras áreas do conhecimento possibilitando oportunidades de uma aprendizagem mais significativa em Matemática? Assim, objetivamos possibilitar ao trabalho de docentes de Matemática, reflexões em torno de um ensino pautado na implementação da história da Matemática como estratégia metodológica na Educação Básica. Como metodologia, a pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa e está pautada em uma revisão de literatura acerca da utilização da história da matemática em sala de aula. Ao pesquisarmos autores como Miorim (2005), Brasil (1998), D’Ambrosio (2012), Lopes & Alves (2014) em que os mesmos defendem a utilização da história da matemática como estratégia de ensino em sala de aula. Através do uso dessa metodologia de ensino, é possível que os docentes diversifiquem os recursos para abordar o assunto na sala de aula. Consideramos ainda que a utilização da história da matemática poderá desempenhar muitas outras funções, como o desempenho de atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático, o resgate da própria identidade, a sugestão de abordagens diferenciadas e a compreensão de obstáculos encontrados pelos alunos. Em âmbito geral, os discentes consideram a matemática uma disciplina muito teórica, complexa e que não possui nenhuma relação com as outras áreas do conhecimento. Em nosso estudo, a história da matemática também configura-se como tendência de ensino em educação matemática que está se propagando como um subsídio metodológico. Como resultados esperados, pretendemos desmistificar a ideia de que matemática é uma ciência puramente abstrata e isolada das demais áreas, e oferecer aos professores uma estratégia que permita que eles realizem uma interligação entre história e Matemática. Vale ressaltar que é de suma importância que todo aluno tenha conhecimento da história do conteúdo que está sendo abordado em sala de aula, fazendo uma ligação cultural entre duas áreas do conhecimento, para compreender a importância de haver uma articulação entre elas. EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/283210.30938/bocehm.v7i20.2832Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 451-4582447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2832/3013Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Juciane dedos Santos, Andréia Nunes2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2832Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.953609Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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