EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Tiago Estevam
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
DOI: 10.5654/acta.v6i11.446
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/446
Resumo: O presente artigo pretende analisar o trabalho de campo como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia Regional. Tal estudo apresenta como pressuposto o entendimento dessa forma de conduzir o conhecimento geográfico e suas repercussões no desenvolvimento cognitivo dos discentes de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Esse trabalho aponta ao educador e ao educando desse campo científico um repensar sobre a importância da aula de campo, o seu processo de construção de conhecimentos sobre o espaço vivido e concebido a ser observado. Essa atividade de campo apresenta um dialogo entre os conceitos estudados em sala de aula e os fenômenos vistos no campo. Palavras-chave: aula de campo; metodologia; geografia regional. ABSTRACT This article analyzes the fieldwork as a methodology of teaching-learning in the Regional Geography discipline. This study shows like assumption the understanding of how to drive the geographic knowledge and its repercussions in cognitive development of students of Geography, in the Federal University of Ceará. This work points to the educator and the students of this scientific field a rethink about the importance of field class, its construction process of knowledge about the lived space and designed to be observed. This activity field presents a dialogue between the studied concepts in the classroom and the phenomena seen in the field. Keywords: fieldwork; methodology; regional geography. RESUMEN Este artículo analiza el trabajo de campo como una metodología de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de Geografía Regional. Este estudio se presenta como requisito prévio para la comprensión de esta forma de conducir el conocimiento geográfico y sus impactos em el desarrollo cognitivo de los Estudiantes de Geografía de la Universidade Federal do Ceará. Este trabajo apunta al educador y al estudiante de este campo científico un repensar acerca de la importancia de la clase de campo, su proceso de construcción de conocimientos acerca del espacio concebido y vivido a ser observado. Esta actividad de campo presenta un diálogo entre los conceptos estudiados en aula y los fenómenos observados en el campo. Palabras clave: clase de campo; metodologia; geografía Regional. DOI: 10.5654/actageo2012.0611.0010
id UFRR-3_0d56be085f6c8bb868e3cc0dfc1249ed
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/446
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
spelling EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)aula de campometodologiageografia regional.O presente artigo pretende analisar o trabalho de campo como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia Regional. Tal estudo apresenta como pressuposto o entendimento dessa forma de conduzir o conhecimento geográfico e suas repercussões no desenvolvimento cognitivo dos discentes de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Esse trabalho aponta ao educador e ao educando desse campo científico um repensar sobre a importância da aula de campo, o seu processo de construção de conhecimentos sobre o espaço vivido e concebido a ser observado. Essa atividade de campo apresenta um dialogo entre os conceitos estudados em sala de aula e os fenômenos vistos no campo. Palavras-chave: aula de campo; metodologia; geografia regional. ABSTRACT This article analyzes the fieldwork as a methodology of teaching-learning in the Regional Geography discipline. This study shows like assumption the understanding of how to drive the geographic knowledge and its repercussions in cognitive development of students of Geography, in the Federal University of Ceará. This work points to the educator and the students of this scientific field a rethink about the importance of field class, its construction process of knowledge about the lived space and designed to be observed. This activity field presents a dialogue between the studied concepts in the classroom and the phenomena seen in the field. Keywords: fieldwork; methodology; regional geography. RESUMEN Este artículo analiza el trabajo de campo como una metodología de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de Geografía Regional. Este estudio se presenta como requisito prévio para la comprensión de esta forma de conducir el conocimiento geográfico y sus impactos em el desarrollo cognitivo de los Estudiantes de Geografía de la Universidade Federal do Ceará. Este trabajo apunta al educador y al estudiante de este campo científico un repensar acerca de la importancia de la clase de campo, su proceso de construcción de conocimientos acerca del espacio concebido y vivido a ser observado. Esta actividad de campo presenta un diálogo entre los conceptos estudiados en aula y los fenómenos observados en el campo. Palabras clave: clase de campo; metodologia; geografía Regional. DOI: 10.5654/actageo2012.0611.0010Universidade Federal de Roraima2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/44610.5654/acta.v6i11.446ACTA GEOGRÁFICA; v. 6 n. 11 (2012): jan./abr.; 153-1602177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/446/688GONÇALVES, Tiago Estevaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-07T01:28:02Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/446Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2012-06-07T01:28:02Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
title EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
spellingShingle EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
GONÇALVES, Tiago Estevam
aula de campo
metodologia
geografia regional.
GONÇALVES, Tiago Estevam
aula de campo
metodologia
geografia regional.
title_short EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
title_full EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
title_fullStr EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
title_sort EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)
author GONÇALVES, Tiago Estevam
author_facet GONÇALVES, Tiago Estevam
GONÇALVES, Tiago Estevam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Tiago Estevam
dc.subject.por.fl_str_mv aula de campo
metodologia
geografia regional.
topic aula de campo
metodologia
geografia regional.
description O presente artigo pretende analisar o trabalho de campo como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia Regional. Tal estudo apresenta como pressuposto o entendimento dessa forma de conduzir o conhecimento geográfico e suas repercussões no desenvolvimento cognitivo dos discentes de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Esse trabalho aponta ao educador e ao educando desse campo científico um repensar sobre a importância da aula de campo, o seu processo de construção de conhecimentos sobre o espaço vivido e concebido a ser observado. Essa atividade de campo apresenta um dialogo entre os conceitos estudados em sala de aula e os fenômenos vistos no campo. Palavras-chave: aula de campo; metodologia; geografia regional. ABSTRACT This article analyzes the fieldwork as a methodology of teaching-learning in the Regional Geography discipline. This study shows like assumption the understanding of how to drive the geographic knowledge and its repercussions in cognitive development of students of Geography, in the Federal University of Ceará. This work points to the educator and the students of this scientific field a rethink about the importance of field class, its construction process of knowledge about the lived space and designed to be observed. This activity field presents a dialogue between the studied concepts in the classroom and the phenomena seen in the field. Keywords: fieldwork; methodology; regional geography. RESUMEN Este artículo analiza el trabajo de campo como una metodología de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de Geografía Regional. Este estudio se presenta como requisito prévio para la comprensión de esta forma de conducir el conocimiento geográfico y sus impactos em el desarrollo cognitivo de los Estudiantes de Geografía de la Universidade Federal do Ceará. Este trabajo apunta al educador y al estudiante de este campo científico un repensar acerca de la importancia de la clase de campo, su proceso de construcción de conocimientos acerca del espacio concebido y vivido a ser observado. Esta actividad de campo presenta un diálogo entre los conceptos estudiados en aula y los fenómenos observados en el campo. Palabras clave: clase de campo; metodologia; geografía Regional. DOI: 10.5654/actageo2012.0611.0010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/446
10.5654/acta.v6i11.446
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/446
identifier_str_mv 10.5654/acta.v6i11.446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/446/688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 6 n. 11 (2012): jan./abr.; 153-160
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1822182797330087937
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5654/acta.v6i11.446