INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Kaio Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a importância do lúdico como instrumento de ensino da geografia - através do uso das charges - no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso crítico das pessoas para os acontecimentos mais significativos da sociedade. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões geográficas de cunho político, ambiental, econômico e cultural? Utilizamos a criticidade do materialismo histórico dialético como método de interpretação com o objetivo de buscar compreender as charges encontradas em livros, revistas, jornais e sites. O público alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Este trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, como também auxiliar aqueles docentes que se preocupam com o pragmatismo das aulas e com processo motivacional do estudante. Concluímos que o uso da charge é um instrumento indispensável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois a aula tornou-se mais dinâmica, atrativa e interativa. Entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu o estudante através do humor, entretenimento e libertou para o censo ou consciência sobre fatos corriqueiros do cotidiano.
id UECE-5_8fd98f4846f33064bdb97002525d2c22
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6867
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃOLúdicoEnsinoGeografiaEste trabalho objetiva apresentar a importância do lúdico como instrumento de ensino da geografia - através do uso das charges - no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso crítico das pessoas para os acontecimentos mais significativos da sociedade. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões geográficas de cunho político, ambiental, econômico e cultural? Utilizamos a criticidade do materialismo histórico dialético como método de interpretação com o objetivo de buscar compreender as charges encontradas em livros, revistas, jornais e sites. O público alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Este trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, como também auxiliar aqueles docentes que se preocupam com o pragmatismo das aulas e com processo motivacional do estudante. Concluímos que o uso da charge é um instrumento indispensável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois a aula tornou-se mais dinâmica, atrativa e interativa. Entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu o estudante através do humor, entretenimento e libertou para o censo ou consciência sobre fatos corriqueiros do cotidiano.EdUECE2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867Revista GeoUECE; v. 6 n. 10 (2017); 29 - 412317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867/5787Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Kaio Santos 2021-08-26T21:43:19Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6867RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:23.330431GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
title INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
spellingShingle INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Diniz, Kaio Santos
Lúdico
Ensino
Geografia
title_short INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
title_full INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
title_fullStr INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
title_sort INSTRUMENTOS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA CRÍTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
author Diniz, Kaio Santos
author_facet Diniz, Kaio Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Kaio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino
Geografia
topic Lúdico
Ensino
Geografia
description Este trabalho objetiva apresentar a importância do lúdico como instrumento de ensino da geografia - através do uso das charges - no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso crítico das pessoas para os acontecimentos mais significativos da sociedade. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões geográficas de cunho político, ambiental, econômico e cultural? Utilizamos a criticidade do materialismo histórico dialético como método de interpretação com o objetivo de buscar compreender as charges encontradas em livros, revistas, jornais e sites. O público alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Este trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, como também auxiliar aqueles docentes que se preocupam com o pragmatismo das aulas e com processo motivacional do estudante. Concluímos que o uso da charge é um instrumento indispensável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, pois a aula tornou-se mais dinâmica, atrativa e interativa. Entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu o estudante através do humor, entretenimento e libertou para o censo ou consciência sobre fatos corriqueiros do cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6867/5787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 6 n. 10 (2017); 29 - 41
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129533841408