BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Pinheiro, Igor Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Valéria Sousa, Ribeiro Filho, Francisco Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451
Resumo: Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem.
id UFPI-2_a56247059ab3c0bdab75485c45da6f14
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/1451
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagemEnsino de GeografiaLúdico. Ensino. Geografia.Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem.UFPICAPESAraújo Pinheiro, Igor AraújoSantos, Valéria SousaRibeiro Filho, Francisco Gomes2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/145110.26694/equador.v2i2.1451REVISTA EQUADOR; v. 2, n. 2 (2013); 25-412317-349110.26694/equador.v2i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451/1159info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-18T21:21:55Zoai:ojs.10.22.15.19:article/1451Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2014-02-18T21:21:55Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
title BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
Araújo Pinheiro, Igor Araújo
Ensino de Geografia
Lúdico. Ensino. Geografia.
title_short BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
title_full BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
title_sort BRINCAR DE GEOGRAFIA: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
author Araújo Pinheiro, Igor Araújo
author_facet Araújo Pinheiro, Igor Araújo
Santos, Valéria Sousa
Ribeiro Filho, Francisco Gomes
author_role author
author2 Santos, Valéria Sousa
Ribeiro Filho, Francisco Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Pinheiro, Igor Araújo
Santos, Valéria Sousa
Ribeiro Filho, Francisco Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Lúdico. Ensino. Geografia.
topic Ensino de Geografia
Lúdico. Ensino. Geografia.
description Este artigo resulta de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina-PI. Na realização da análise em questão, foram utilizadas duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte à interpretação dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, apoiou-se em autores com vasta produção acerca do tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007) PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo fundamentou-se na aplicação de um questionário destinado aos professores e outro destinado aos alunos da escola supracitada, assim como também em um quadro de observação que viabilizasse a obtenção de dados acerca dos modos como o lúdico se faz presente nessa relação entre os professores e os alunos de Geografia. O ato de ensinar exigir riscos, pois requer que o professor busque diferentes recursos para alcançar os objetivos propostos em suas aulas. A aceitação do novo, tais como jogos, brincadeiras, dentre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de muita importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no trabalho com a disciplina de Geografia, o que permite trazer uma nova proposta teórico-metodológica, relacionada a esse campo de abordagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451
10.26694/equador.v2i2.1451
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451
identifier_str_mv 10.26694/equador.v2i2.1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1451/1159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 2, n. 2 (2013); 25-41
2317-3491
10.26694/equador.v2i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062990008320