Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Perspectivas |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683 |
Resumo: | A disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicas |
id |
UECE-7_b3009beb5d1cc742c918f6233244f88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8683 |
network_acronym_str |
UECE-7 |
network_name_str |
Ensino em Perspectivas |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino SuperiorEducaçãoTecnologiasFormação de professoresEducaçãoEducaçãoA disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicasEdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683Teaching in Perspectives; Vol. 1 No. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17Enseñar en perspectivas; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17Ensino em Perspectivas; v. 1 n. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-172675-9144reponame:Ensino em Perspectivasinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683/8151Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angélica Silva do2022-12-14T12:58:15Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8683Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/oaiensino.perspectivas@gmail.com2675-91442675-9144opendoar:2022-12-14T12:58:15Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior Nascimento, Karla Angélica Silva do Educação Tecnologias Formação de professores Educação Educação |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
author |
Nascimento, Karla Angélica Silva do |
author_facet |
Nascimento, Karla Angélica Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karla Angélica Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias Formação de professores Educação Educação |
topic |
Educação Tecnologias Formação de professores Educação Educação |
description |
A disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicas |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683/8151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teaching in Perspectives; Vol. 1 No. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17 Enseñar en perspectivas; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17 Ensino em Perspectivas; v. 1 n. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17 2675-9144 reponame:Ensino em Perspectivas instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Ensino em Perspectivas |
collection |
Ensino em Perspectivas |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
ensino.perspectivas@gmail.com |
_version_ |
1801213951757778944 |