IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490 |
Resumo: | A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. |
id |
UECE-9_05c704968dddedf5a7d5c78a9f988b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8490 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIORCOVID – 19; Educação Superior; Pandemia.A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.EdUECE2023-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490/9682Copyright (c) 2023 Wanderson Ribeiro, Larissa Christiny Amorim dos Santos Christiny Amorim dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, WandersonChristiny Amorim dos Santos, LarissaBrito Constantino, Gabriel Nivaldodo Carmo Neves, KeilaPorath de Azevedo Fassarela, BrunaFerreira Guedes, Miriam MariaBarros Fassarela, Michel2023-09-02T16:36:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8490Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-09-02T16:36:44Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Ribeiro, Wanderson COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. |
title_short |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Ribeiro, Wanderson |
author_facet |
Ribeiro, Wanderson Christiny Amorim dos Santos, Larissa Brito Constantino, Gabriel Nivaldo do Carmo Neves, Keila Porath de Azevedo Fassarela, Bruna Ferreira Guedes, Miriam Maria Barros Fassarela, Michel |
author_role |
author |
author2 |
Christiny Amorim dos Santos, Larissa Brito Constantino, Gabriel Nivaldo do Carmo Neves, Keila Porath de Azevedo Fassarela, Bruna Ferreira Guedes, Miriam Maria Barros Fassarela, Michel |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Wanderson Christiny Amorim dos Santos, Larissa Brito Constantino, Gabriel Nivaldo do Carmo Neves, Keila Porath de Azevedo Fassarela, Bruna Ferreira Guedes, Miriam Maria Barros Fassarela, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. |
topic |
COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. |
description |
A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490/9682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388624034594816 |