Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903
Resumo: Neste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que  medida os ajustamentos sensíveis  se vinculam ao processo de inclusão.  
id UEFS-1_bb90a5ea00790d8c7349ad89189e6fd6
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1903
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuaisNeste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que  medida os ajustamentos sensíveis  se vinculam ao processo de inclusão.  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/190310.13102/cl.v18i3.1903A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 222-2402594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Rodrigues BarbosaSilva, Luiza Helena Oliveira da2018-03-16T04:49:19Zoai:ojs3.uefs.br:article/1903Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T04:49:19A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
title Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
spellingShingle Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
title_short Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
title_full Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
title_fullStr Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
title_full_unstemmed Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
title_sort Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
author Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
author_facet Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_role author
author2 Silva, Luiza Helena Oliveira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Silva, Luiza Helena Oliveira da
description Neste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que  medida os ajustamentos sensíveis  se vinculam ao processo de inclusão.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903
10.13102/cl.v18i3.1903
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.1903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 222-240
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160512864256