Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903 |
Resumo: | Neste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que medida os ajustamentos sensíveis se vinculam ao processo de inclusão. |
id |
UEFS-1_bb90a5ea00790d8c7349ad89189e6fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1903 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuaisNeste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que medida os ajustamentos sensíveis se vinculam ao processo de inclusão. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/190310.13102/cl.v18i3.1903A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 222-2402594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Rodrigues BarbosaSilva, Luiza Helena Oliveira da2018-03-16T04:49:19Zoai:ojs3.uefs.br:article/1903Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T04:49:19A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
title |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
spellingShingle |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa |
title_short |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
title_full |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
title_fullStr |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
title_sort |
Regimes de interação em práticas de inclusão de deficientes visuais |
author |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa |
author_facet |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa Silva, Luiza Helena Oliveira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luiza Helena Oliveira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa Silva, Luiza Helena Oliveira da |
description |
Neste estudo, nos propomos analisar o trabalho pedagógico de perspectiva inclusiva, fundamentada nos estudos da semiótica discursiva greimasiana, centrada mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski. Mobilizamos os regimes de interação e sentido, tendo como corpus de análise o relatório de adaptação de alunos com necessidades especiais, produzido pelo setor de psicologia da escola pesquisada tendo com base nos relatos de impressões, preocupações e nas considerações gerais apontadas por cada parte envolvida no processo: professores, coordenação e aluna deficiente visual total e sua mãe. Esta análise levou-nos à observação da maneira como se efetivam os processos de significação resultantes da interação entre os sujeitos para compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas e em que medida os ajustamentos sensíveis se vinculam ao processo de inclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903 10.13102/cl.v18i3.1903 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v18i3.1903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1903/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 222-240 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321160512864256 |