Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76 |
Resumo: | Nesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história. |
id |
UEFS-1_dc297a5f6521289336336b36dcfe301e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/5804 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literáriasNesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7610.13102/cl.v21i2.5804A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 76-902594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Vanessa CristinaReis, Thais Aparecida Bento2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5804Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
title |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
spellingShingle |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias Girotto, Vanessa Cristina |
title_short |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
title_full |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
title_fullStr |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
title_full_unstemmed |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
title_sort |
Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias |
author |
Girotto, Vanessa Cristina |
author_facet |
Girotto, Vanessa Cristina Reis, Thais Aparecida Bento |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Thais Aparecida Bento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Vanessa Cristina Reis, Thais Aparecida Bento |
description |
Nesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76 10.13102/cl.v21i2.5804 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v21i2.5804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 76-90 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321161136766976 |