Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Vanessa Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Thais Aparecida Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76
Resumo: Nesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história.
id UEFS-1_dc297a5f6521289336336b36dcfe301e
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/5804
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literáriasNesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7610.13102/cl.v21i2.5804A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 76-902594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Vanessa CristinaReis, Thais Aparecida Bento2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5804Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
title Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
spellingShingle Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
Girotto, Vanessa Cristina
title_short Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
title_full Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
title_fullStr Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
title_full_unstemmed Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
title_sort Tertúlia literária dialógica: espaço do contar, ouvir, aprender e ensinar histórias literárias
author Girotto, Vanessa Cristina
author_facet Girotto, Vanessa Cristina
Reis, Thais Aparecida Bento
author_role author
author2 Reis, Thais Aparecida Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Vanessa Cristina
Reis, Thais Aparecida Bento
description Nesse artigo, abordamos o impacto das histórias contempladas por meio da leitura literária na vida de diferentes sujeitos. Buscamos focalizar tal ação por meio da Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade em que são lidas obras clássicas da literatura universal e que tem como um de seus objetivos promover uma educação literária crítica e dialógica, possibilitando com que os textos sejam compreendidos como algo inerente à vida do leitor. Apresentamos um breve relato sobre o percurso histórico da literatura, de suas origens na tradição oral das primeiras civilizações à contemporaneidade, e compreendemos como ela influencia a cultura e formação humana. Como resultado de pesquisas ligadas às práticas vivenciadas em diferentes contextos sociais (Unidade Prisional e Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), podemos afirmar que as leituras e reflexões sobre as histórias que surgem na Tertúlia Literária Dialógica possibilitam ao participante dessa atividade entrelaçar o mundo da literatura com seu contexto de vivência e, assim, pensar e repensar sua própria história.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76
10.13102/cl.v21i2.5804
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76
identifier_str_mv 10.13102/cl.v21i2.5804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/76/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 76-90
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161136766976