Cursos de formação docente para a educação infantil por meio da Universidade Aberta do Brasil : singularidades, limites e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Emanoela Celestino Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/853
Resumo: Esta pesquisa, intitulada Cursos de Formação Docente para a Educação Infantil por meio da Universidade Aberta do Brasil: Singularidades, Limites e Potencialidades, aborda a análise das propostas de formação docente da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a Educação Infantil. Seu objetivo geral é analisar as propostas de formação docente a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil, para a Educação Infantil, caracterizando e identificando suas singularidades, limites e potencialidades mediante a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Para o desenvolvimento do trabalho, levantou-se a seguinte problemática: quais são as singularidades, limites e potencialidades das propostas de formação docente para a Educação Infantil, por meio da Universidade Aberta do Brasil? O trabalho se delineou em três capítulos. O primeiro aborda as bases conceituais da EaD e da Educação Infantil contidas nas políticas públicas. No segundo,estruturam-se conceitos da formação docente no Brasil, ressaltando as atuais políticas de formação de professores a distância e suas principais ações para a formação docente para a Educação Infantil, Ainda no que diz respeito à modalidade a distância, observamos como está organizada a UAB, no que diz respeito aos cursos ofertados a distância, descrevendo e compreendendo seu lugar no contexto das diretrizes e políticas públicas de formação de professores para a Educação Infantil. Faz-se, ainda uma rápida abordagem acerca de currículo, para melhor compreensão das análises realizadas no terceiro capítulo. Neste terceiro e último capítulo, a pesquisa busca mapear o cenário dos cursos ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil entre 2006 e 2014, sendo feito nesse momento a observação de como estão delineados e estruturados os projetos pedagógicos dos cursos de formação docente da UAB direcionados para a Educação Infantil, buscando caracterizar e analisar os projetos pedagógicos de curso a distância para a formação docente para a Educação Infantil. Para a concretização da pesquisa optou-se pela classificação exploratória com abordagem qualitativa; fazendo uso, entretanto, de dados quantitativos para melhor compreensão e análise dos resultados. A coleta de dados ocorreu no contexto físico da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os resultados da pesquisa apontam para diversos aspectos conclusivos, dentre os quais encontramos singularidades, limites e potencialidades: a interdependência entre os cursos oferecidos pela UAB e as políticas de formação implementadas, bem como um grande vazio formativo no que diz respeito à formação a distância para a Educação Infantil. Foram percebidas propostas pedagógicas e ofertas de curso desarticuladas do contexto atual de valorização da infância e inserção da Educação Infantil na Educação Básica.
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Para o desenvolvimento do trabalho, levantou-se a seguinte problemática: quais são as singularidades, limites e potencialidades das propostas de formação docente para a Educação Infantil, por meio da Universidade Aberta do Brasil? O trabalho se delineou em três capítulos. O primeiro aborda as bases conceituais da EaD e da Educação Infantil contidas nas políticas públicas. No segundo,estruturam-se conceitos da formação docente no Brasil, ressaltando as atuais políticas de formação de professores a distância e suas principais ações para a formação docente para a Educação Infantil, Ainda no que diz respeito à modalidade a distância, observamos como está organizada a UAB, no que diz respeito aos cursos ofertados a distância, descrevendo e compreendendo seu lugar no contexto das diretrizes e políticas públicas de formação de professores para a Educação Infantil. Faz-se, ainda uma rápida abordagem acerca de currículo, para melhor compreensão das análises realizadas no terceiro capítulo. Neste terceiro e último capítulo, a pesquisa busca mapear o cenário dos cursos ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil entre 2006 e 2014, sendo feito nesse momento a observação de como estão delineados e estruturados os projetos pedagógicos dos cursos de formação docente da UAB direcionados para a Educação Infantil, buscando caracterizar e analisar os projetos pedagógicos de curso a distância para a formação docente para a Educação Infantil. Para a concretização da pesquisa optou-se pela classificação exploratória com abordagem qualitativa; fazendo uso, entretanto, de dados quantitativos para melhor compreensão e análise dos resultados. A coleta de dados ocorreu no contexto físico da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os resultados da pesquisa apontam para diversos aspectos conclusivos, dentre os quais encontramos singularidades, limites e potencialidades: a interdependência entre os cursos oferecidos pela UAB e as políticas de formação implementadas, bem como um grande vazio formativo no que diz respeito à formação a distância para a Educação Infantil. Foram percebidas propostas pedagógicas e ofertas de curso desarticuladas do contexto atual de valorização da infância e inserção da Educação Infantil na Educação Básica.This research , entitled Teacher Training Courses for Early Childhood Education through the Open University of Brazil : Oddities , Limits and Potentials, addresses the analysis of teacher training proposals from the Open University of Brazil (UAB) for Early Childhood Education. Its general objective is to analyze the proposals for teacher training at a distance, through the Open University of Brazil, for Early Childhood Education, characterizing and identifying its uniqueness, limits and potential by analyzing the pedagogical projects Course. For the development of work, rose the following issues: What are the singularities, limits and potential of teacher training proposals for early childhood education through the Open University of Brazil? The work outlined in three chapters. The first discusses the conceptual bases of distance education and early childhood education contained in public policy. In the second, are structured concepts of teacher education in Brazil, highlighting the current teacher education policies the distance and the main actions for teacher training for early childhood education, yet with regard to the distance mode, we see how it is organized UAB, with regard to courses offered at a distance, describing and understanding its place in the context of the guidelines and policies of teacher training for early childhood education. It should be also a fast approach about curriculum, for better understanding of the analyzes performed in the third chapter. In this third and final chapter, the research seeks to map the landscape of courses offered by the Open University of Brazil between 2006 and 2014, being done at the moment to observe how they are designed and structured the educational projects of teacher training courses at UAB directed for Early Childhood Education, seeking to characterize and analyze the course of educational projects for the distance teacher training for early childhood education. In implementing the research we opted for exploratory classification with a qualitative approach; making use, however, quantitative data to better understand and analyze the results. Data collection occurred in the physical context of the CAPES (Higher Education Personnel Improvement Coordination). The survey results point to several conclusive aspects, among which we find singularities, limits and potential: the interdependence between the courses offered by UAB and implemented training policies, as well as a large formative empty with regard to distance learning to Early Childhood Education. pedagogical proposals and course offerings disjointed the current context of childhood enhancement and integration of early childhood education in basic education were perceived.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Lima, Daniela da Costa Britto PereiraLima, Daniela da Costa Britto PereiraToschi, Mirza SeabraPaniago, Maria Cristina LimaRamos, Emanoela Celestino Almeida2021-11-29T12:18:37Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Emanoela Celestino Almeida. Cursos de formação docente para a educação infantil por meio da Universidade Aberta do Brasil : singularidades, limites e potencialidades. 2016. 260 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:18:37Zoai:tede2:tede/853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:18:37Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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