Educação inclusiva no ensino superior privado: concepções dos professores de uma instituição de ensino superior na cidade de Anápolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodovalho, Mauricio Resende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/363
Resumo: Com o objetivo geral de analisar as concepções dos professores do Ensino Superior Privado a respeito da Educação Especial e Inclusiva, esta pesquisa procurou trazer à tona uma situação-problema bastante atual, já que houve significativa expansão do Ensino Superior no Brasil desde a última década do século XX. Uma das consequências desta expansão foi o aumento do acesso de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas faculdades e universidades. Assim, realizamos uma investigação qualiquantitativa, utilizando questionário e entrevistas com professores de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do Brasil. Os resultados alcançados, em parte, já eram esperados, como, por exemplo, o fato de a imensa maioria dos professores não ter recebido preparação para a inclusão de alunos com NEE em sua formação inicial ou em sua formação continuada. Verificamos também que os professores anseiam por receberem mais orientações e apoio, seja em cursos de formação continuada ou em ações oferecidas pelas próprias Instituições de Ensino Superior nas quais trabalham. No entanto, os professores apresentaram muitas vezes posicionamentos ditos politicamente corretos e não demonstraram o interesse que esperávamos quando distribuímos gratuitamente, a todos os participantes da investigação, um livreto contendo preciosas informações e dicas sobre inclusão no Ensino Superior. O livreto foi desenvolvido como produto educacional desta Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Nível Mestrado Profissional Ensino de Ciências (PPEC/ UEG).
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