Educação inclusiva no ensino superior privado: concepções dos professores de uma instituição de ensino superior na cidade de Anápolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/363 |
Resumo: | Com o objetivo geral de analisar as concepções dos professores do Ensino Superior Privado a respeito da Educação Especial e Inclusiva, esta pesquisa procurou trazer à tona uma situação-problema bastante atual, já que houve significativa expansão do Ensino Superior no Brasil desde a última década do século XX. Uma das consequências desta expansão foi o aumento do acesso de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas faculdades e universidades. Assim, realizamos uma investigação qualiquantitativa, utilizando questionário e entrevistas com professores de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do Brasil. Os resultados alcançados, em parte, já eram esperados, como, por exemplo, o fato de a imensa maioria dos professores não ter recebido preparação para a inclusão de alunos com NEE em sua formação inicial ou em sua formação continuada. Verificamos também que os professores anseiam por receberem mais orientações e apoio, seja em cursos de formação continuada ou em ações oferecidas pelas próprias Instituições de Ensino Superior nas quais trabalham. No entanto, os professores apresentaram muitas vezes posicionamentos ditos politicamente corretos e não demonstraram o interesse que esperávamos quando distribuímos gratuitamente, a todos os participantes da investigação, um livreto contendo preciosas informações e dicas sobre inclusão no Ensino Superior. O livreto foi desenvolvido como produto educacional desta Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Nível Mestrado Profissional Ensino de Ciências (PPEC/ UEG). |
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Educação inclusiva no ensino superior privado: concepções dos professores de uma instituição de ensino superior na cidade de AnápolisInclusãoEducação inclusivaInclusão no ensino superiorNecessidades educacionais especiaisFormação de professoresInclusioninclusive educationInclusion in higher educationSpecial education needsTeacher trainingTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALCom o objetivo geral de analisar as concepções dos professores do Ensino Superior Privado a respeito da Educação Especial e Inclusiva, esta pesquisa procurou trazer à tona uma situação-problema bastante atual, já que houve significativa expansão do Ensino Superior no Brasil desde a última década do século XX. Uma das consequências desta expansão foi o aumento do acesso de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas faculdades e universidades. Assim, realizamos uma investigação qualiquantitativa, utilizando questionário e entrevistas com professores de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do Brasil. Os resultados alcançados, em parte, já eram esperados, como, por exemplo, o fato de a imensa maioria dos professores não ter recebido preparação para a inclusão de alunos com NEE em sua formação inicial ou em sua formação continuada. Verificamos também que os professores anseiam por receberem mais orientações e apoio, seja em cursos de formação continuada ou em ações oferecidas pelas próprias Instituições de Ensino Superior nas quais trabalham. No entanto, os professores apresentaram muitas vezes posicionamentos ditos politicamente corretos e não demonstraram o interesse que esperávamos quando distribuímos gratuitamente, a todos os participantes da investigação, um livreto contendo preciosas informações e dicas sobre inclusão no Ensino Superior. O livreto foi desenvolvido como produto educacional desta Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Nível Mestrado Profissional Ensino de Ciências (PPEC/ UEG).With the general objective of analyzing the conceptions of Private Higher Education teachers regarding Special and Inclusive Education, this research sought to bring up a rather current problem situation, since there has been a significant expansion of Higher Education in Brazil since the last decade of the 20th century. One of the consequences of this expansion was the increased access of students with special educational needs (SEN) in colleges and universities. Thus, we performed a qualitative and quantitative research, using a questionnaire and interviews with teachers of a Private Higher Education Institution in Brazil. The results achieved in part were already expected, such as the fact that the vast majority of teachers did not receive preparation for the inclusion of students with SEN in their initial formation or in their continuing education. We also find that teachers look forward to more guidance and support, either in continuing education courses or in actions offered by the higher education institutions in which they work. However, teachers often presented politically correct statements and did not demonstrate the interest we expected when we distributed a free booklet containing precious information and tips on inclusion in higher education to all participants in the research. The booklet was developed as an educational product of this Masters Dissertation presented to the Stricto Sensu Postgraduate Program - Professional Master's Degree Science Teaching (PPEC / UEG).Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Moreira, Geraldo Eustáquiohttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646http://lattes.cnpq.br/8911881624400864Moreira, Geraldo EustáquioMane, DjibyPorto, Marcelo DuarteRodovalho, Mauricio Resende2020-12-14T12:34:40Z2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODOVALHO, Maurício R. Educação inclusiva no ensino superior privado: concepções dos professores de uma instituição de ensino superior na cidade de Anápolis. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-14T12:34:40Zoai:tede2:tede/363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-14T12:34:40Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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