Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros, Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento, Meneses, Lenilma Bento de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990
Resumo: Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.
id USP-6_777eacf2aed9f1750225fc8b07001363
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/219990
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadoresImplementation and development of education nucleus: the perception of the coordinatorsContinuing Health EducationMeaningful LearningActive MethodologiesEducação Permanente em SaúdeAprendizagem SignificativaMetodologias AtivasObjetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.The study aimed to understand the perception of the coordinators of the Continuing Health Education Centers about the process of implementation and development of these centers in the state of Paraíba. This is a qualitative, descriptive research, carried out with eight coordinators of the Continuing Health Education Centers from the Services of the State of Paraíba, between the months of July and August 2021. The interviews were collected using a semi-structured script and verified by using thematic content analysis. The coordinators highlighted facilitating aspects in the implementation process of the centers, especially with regard to collaborative work and sharing of actions to make the education process feasible. The lack of human resources and the absence of a systematic planning that could assure the continuity of actions according to sectorial needs were listed as weaknesses. The effort of the coordinators to develop the activities and ensure the feasibility of educational action in the services was highlighted, but institutional support is needed to ensure the essential development of the centers, both in the allocation of human resources and in promoting the debate on the redefinition of the Continuing Health Education proposals in the light of references on active methodologies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/21999010.1590/S0104-12902023220824ptSaúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e220824ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e220824ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e220824pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990/201844Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de Araújo2023-12-27T16:34:02Zoai:revistas.usp.br:article/219990Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-12-27T16:34:02Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
Implementation and development of education nucleus: the perception of the coordinators
title Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
spellingShingle Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Continuing Health Education
Meaningful Learning
Active Methodologies
Educação Permanente em Saúde
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
title_short Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
title_full Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
title_fullStr Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
title_full_unstemmed Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
title_sort Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
author Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
author_facet Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento
Meneses, Lenilma Bento de Araújo
author_role author
author2 Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento
Meneses, Lenilma Bento de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento
Meneses, Lenilma Bento de Araújo
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento
Meneses, Lenilma Bento de Araújo
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento
Meneses, Lenilma Bento de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing Health Education
Meaningful Learning
Active Methodologies
Educação Permanente em Saúde
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
topic Continuing Health Education
Meaningful Learning
Active Methodologies
Educação Permanente em Saúde
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
description Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990
10.1590/S0104-12902023220824pt
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902023220824pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990/201844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e220824pt
Saúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e220824pt
Saúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e220824pt
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237466389577728