Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas. |
id |
USP-6_777eacf2aed9f1750225fc8b07001363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/219990 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadoresImplementation and development of education nucleus: the perception of the coordinatorsContinuing Health EducationMeaningful LearningActive MethodologiesEducação Permanente em SaúdeAprendizagem SignificativaMetodologias AtivasObjetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.The study aimed to understand the perception of the coordinators of the Continuing Health Education Centers about the process of implementation and development of these centers in the state of Paraíba. This is a qualitative, descriptive research, carried out with eight coordinators of the Continuing Health Education Centers from the Services of the State of Paraíba, between the months of July and August 2021. The interviews were collected using a semi-structured script and verified by using thematic content analysis. The coordinators highlighted facilitating aspects in the implementation process of the centers, especially with regard to collaborative work and sharing of actions to make the education process feasible. The lack of human resources and the absence of a systematic planning that could assure the continuity of actions according to sectorial needs were listed as weaknesses. The effort of the coordinators to develop the activities and ensure the feasibility of educational action in the services was highlighted, but institutional support is needed to ensure the essential development of the centers, both in the allocation of human resources and in promoting the debate on the redefinition of the Continuing Health Education proposals in the light of references on active methodologies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/21999010.1590/S0104-12902023220824ptSaúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e220824ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e220824ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e220824pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990/201844Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint-Clair da SilvaNóbrega, Cylene Bezerra de MedeirosKluczyni, Caroline Evelin NascimentoMeneses, Lenilma Bento de Araújo2023-12-27T16:34:02Zoai:revistas.usp.br:article/219990Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-12-27T16:34:02Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores Implementation and development of education nucleus: the perception of the coordinators |
title |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
spellingShingle |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva Continuing Health Education Meaningful Learning Active Methodologies Educação Permanente em Saúde Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas |
title_short |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
title_full |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
title_fullStr |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
title_full_unstemmed |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
title_sort |
Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores |
author |
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva |
author_facet |
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento Meneses, Lenilma Bento de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento Meneses, Lenilma Bento de Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento Meneses, Lenilma Bento de Araújo Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento Meneses, Lenilma Bento de Araújo Teodosio, Sheila Saint-Clair da Silva Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Kluczyni, Caroline Evelin Nascimento Meneses, Lenilma Bento de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuing Health Education Meaningful Learning Active Methodologies Educação Permanente em Saúde Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas |
topic |
Continuing Health Education Meaningful Learning Active Methodologies Educação Permanente em Saúde Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas |
description |
Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990 10.1590/S0104-12902023220824pt |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902023220824pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219990/201844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e220824pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e220824pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e220824pt 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237466389577728 |