A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86 |
Resumo: | O “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado nesse trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere-se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldaram-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola. |
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A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de GoiâniaENEMEnsino MédioTrabalhoPolíticas EducacionaisENEMHigh SchoolWorkEducational PoliticCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado nesse trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere-se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldaram-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola.The "new" ENEM, as part of an educational politic, associated with changes in the world of work and its demands for high school students and teachers, is the theme addressed in this paper. The central question, which guides the study, refers to the actions developed in public schools regarding the possibilities of admission in College Education, through the performance in the ENEM? They are justified in the context of the new model of accumulation, the changes that have occurred in the world of work and its relations with education, focusing on High School, offered to the children of the working class. The general objective is to investigate how the change in the format of ENEM in 2009, has altered or not the actions of public high schools, in relation to the students of the third grade, placing in their horizons the possibility of entering College Education. In order to reach this goal, we sought to understand the concepts and meanings of the "new" ENEM for principals, coordinators, teachers and students of the 3rd grade of three public schools in Goiânia. The theoretical foundations were supported by authors such as Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), among others. The methodological option was based on the qualitative approach through an action research. Fieldwork was carried out in three state public schools in Goiânia, and semi-structured questionnaires, direct observations, interviews and documentary analyzes were used as procedures for information collection. As a result, it was found that there one more discourse than effective actions taken at school.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Ferreira, João Roberto ResendeSilva, Yara Fonseca de OliveiraMiranda, Sabrina do Couto deMarinho, Regiane Alves Vicente2019-04-24T12:27:31Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Regiane Alves Vicente. A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia. 2018.159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:53:01Zoai:tede2:tede/86Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:53:01Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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