A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Regiane Alves Vicente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86
Resumo: O “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado nesse trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere-se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldaram-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola.
id UEG-2_7df8a641311737673b21d30e67f2c329
oai_identifier_str oai:tede2:tede/86
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de GoiâniaENEMEnsino MédioTrabalhoPolíticas EducacionaisENEMHigh SchoolWorkEducational PoliticCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado nesse trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere-se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldaram-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola.The "new" ENEM, as part of an educational politic, associated with changes in the world of work and its demands for high school students and teachers, is the theme addressed in this paper. The central question, which guides the study, refers to the actions developed in public schools regarding the possibilities of admission in College Education, through the performance in the ENEM? They are justified in the context of the new model of accumulation, the changes that have occurred in the world of work and its relations with education, focusing on High School, offered to the children of the working class. The general objective is to investigate how the change in the format of ENEM in 2009, has altered or not the actions of public high schools, in relation to the students of the third grade, placing in their horizons the possibility of entering College Education. In order to reach this goal, we sought to understand the concepts and meanings of the "new" ENEM for principals, coordinators, teachers and students of the 3rd grade of three public schools in Goiânia. The theoretical foundations were supported by authors such as Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), among others. The methodological option was based on the qualitative approach through an action research. Fieldwork was carried out in three state public schools in Goiânia, and semi-structured questionnaires, direct observations, interviews and documentary analyzes were used as procedures for information collection. As a result, it was found that there one more discourse than effective actions taken at school.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Ferreira, João Roberto ResendeSilva, Yara Fonseca de OliveiraMiranda, Sabrina do Couto deMarinho, Regiane Alves Vicente2019-04-24T12:27:31Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Regiane Alves Vicente. A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia. 2018.159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:53:01Zoai:tede2:tede/86Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:53:01Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
title A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
spellingShingle A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
Marinho, Regiane Alves Vicente
ENEM
Ensino Médio
Trabalho
Políticas Educacionais
ENEM
High School
Work
Educational Politic
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
title_full A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
title_fullStr A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
title_full_unstemmed A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
title_sort A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia
author Marinho, Regiane Alves Vicente
author_facet Marinho, Regiane Alves Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Roberto Resende
http://lattes.cnpq.br/2240778833120256
Ferreira, João Roberto Resende
Silva, Yara Fonseca de Oliveira
Miranda, Sabrina do Couto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Regiane Alves Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
Ensino Médio
Trabalho
Políticas Educacionais
ENEM
High School
Work
Educational Politic
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic ENEM
Ensino Médio
Trabalho
Políticas Educacionais
ENEM
High School
Work
Educational Politic
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O “novo” ENEM, como parte de uma política educacional, associado com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e suas demandas para os estudantes e docentes do Ensino Médio, é o tema abordado nesse trabalho. A questão central, que norteia o estudo, refere-se quais as ações desenvolvidas nas escolas públicas referentes às possibilidades de ingressos no Ensino Superior, por meio do desempenho no ENEM? Justificam-se no contexto do novo modelo de acumulação, das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e de suas relações com a educação, com foco no Ensino Médio, ofertado aos filhos da classe trabalhadora. O objetivo geral é investigar como a mudança no formato do ENEM em 2009, tem alterado ou não as ações das escolas públicas de Ensino Médio, em relação aos alunos da 3ª série, colocando em seus horizontes a possibilidade de ingresso no Ensino Superior. Para alcançá-lo, buscou-se entender quais as concepções e significados tem o “novo” ENEM para diretores, coordenadores, professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio de três escolas públicas de Goiânia. As fundamentações teóricas respaldaram-se em autores como Frigotto (2003, 2009, 2010, 2012), Kuenzer (1998, 2000, 2005), Saviani (2003, 2005, 2007), dentre outros. A opção metodológica pautou-se na abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas públicas estaduais de Goiânia e, foram utilizados questionários semiestruturados, observações diretas, entrevistas e análises documentais, como procedimentos para coleta de informações. Como resultado, constatou-se que existe mais discurso do que ações efetivas realizadas na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14
2019-04-24T12:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Regiane Alves Vicente. A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia. 2018.159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86
identifier_str_mv MARINHO, Regiane Alves Vicente. A política de avaliação do ENEM e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia. 2018.159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093982353883136