Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830 |
Resumo: | A dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes. |
id |
UEG-2_83473b34f3aa263a321dd398561f7a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/830 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesaEnsino de leituraAprendizagem colaborativaEstratégias - LeituraInteração em gruposTeaching of readingLearning colaborativeStrategiges - ReadingInterct in groupsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes.The dissertation on screen is the report of research carried out in order to contribute to questioning the teaching of reading in a social interactionist perspective. The cutting was made base on data collected in a public school located in the eastern region of Goiania city, Goiás. The people who had participation in the management and educational research was the coordinator of the school, the class teacher of sixth grade (6th) as well as the students in this class. For this work we adopted the qualitative research, which constitute a observation work with the realization of documentary analysis, semi-structured interview and application of practical lessons in reading and textual comprehension of the collaborative learning. Some moments of the collaboration shared by students were recorded in audio an subsequently transcribed, with the purpose of data analysis. Based on the vigotskian assumptions that learning happens, firstly, interpsychological or interpersonal manner and secondly intrapsychological or intrapersonal form (Vygotsky, 1998), the research aimed to observe the effects of collaborative learning in the classroom reading in Portuguese as their mother tongue and to analyze the importance of group interaction in the development of reading skills on participating students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Cândido, Gláucia VieiraCândido, Gláucia VieiraSilva, Barbra do Rosário SabotaSouza Filho, Sinval Martins deRibeiro, Magda Nazareth da Rocha2021-11-22T10:53:31Z2014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T10:53:31Zoai:tede2:tede/830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T10:53:31Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
title |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
spellingShingle |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha Ensino de leitura Aprendizagem colaborativa Estratégias - Leitura Interação em grupos Teaching of reading Learning colaborative Strategiges - Reading Interct in groups CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
title_full |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
title_fullStr |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
title_sort |
Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa |
author |
Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha |
author_facet |
Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cândido, Gláucia Vieira Cândido, Gláucia Vieira Silva, Barbra do Rosário Sabota Souza Filho, Sinval Martins de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leitura Aprendizagem colaborativa Estratégias - Leitura Interação em grupos Teaching of reading Learning colaborative Strategiges - Reading Interct in groups CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino de leitura Aprendizagem colaborativa Estratégias - Leitura Interação em grupos Teaching of reading Learning colaborative Strategiges - Reading Interct in groups CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-27 2021-11-22T10:53:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093991537311744 |