Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830
Resumo: A dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes.
id UEG-2_83473b34f3aa263a321dd398561f7a9a
oai_identifier_str oai:tede2:tede/830
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesaEnsino de leituraAprendizagem colaborativaEstratégias - LeituraInteração em gruposTeaching of readingLearning colaborativeStrategiges - ReadingInterct in groupsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes.The dissertation on screen is the report of research carried out in order to contribute to questioning the teaching of reading in a social interactionist perspective. The cutting was made base on data collected in a public school located in the eastern region of Goiania city, Goiás. The people who had participation in the management and educational research was the coordinator of the school, the class teacher of sixth grade (6th) as well as the students in this class. For this work we adopted the qualitative research, which constitute a observation work with the realization of documentary analysis, semi-structured interview and application of practical lessons in reading and textual comprehension of the collaborative learning. Some moments of the collaboration shared by students were recorded in audio an subsequently transcribed, with the purpose of data analysis. Based on the vigotskian assumptions that learning happens, firstly, interpsychological or interpersonal manner and secondly intrapsychological or intrapersonal form (Vygotsky, 1998), the research aimed to observe the effects of collaborative learning in the classroom reading in Portuguese as their mother tongue and to analyze the importance of group interaction in the development of reading skills on participating students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Cândido, Gláucia VieiraCândido, Gláucia VieiraSilva, Barbra do Rosário SabotaSouza Filho, Sinval Martins deRibeiro, Magda Nazareth da Rocha2021-11-22T10:53:31Z2014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T10:53:31Zoai:tede2:tede/830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T10:53:31Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
title Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
spellingShingle Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha
Ensino de leitura
Aprendizagem colaborativa
Estratégias - Leitura
Interação em grupos
Teaching of reading
Learning colaborative
Strategiges - Reading
Interct in groups
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
title_full Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
title_fullStr Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
title_full_unstemmed Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
title_sort Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa
author Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha
author_facet Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cândido, Gláucia Vieira
Cândido, Gláucia Vieira
Silva, Barbra do Rosário Sabota
Souza Filho, Sinval Martins de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Magda Nazareth da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Aprendizagem colaborativa
Estratégias - Leitura
Interação em grupos
Teaching of reading
Learning colaborative
Strategiges - Reading
Interct in groups
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de leitura
Aprendizagem colaborativa
Estratégias - Leitura
Interação em grupos
Teaching of reading
Learning colaborative
Strategiges - Reading
Interct in groups
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A dissertação em tela é o relato de pesquisa desenvolvida no intuito de contribuir para a problematização do ensino de leitura numa perspectiva sociointeracionista. O recorte foi feito com base nos dados coletados em uma escola da rede pública situada na região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Tiveram participação na pesquisa a gestora e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente da turma de 6º (sexto) ano, bem como os alunos desta turma. Para a realização deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, que se constituiu num trabalho de observação participante com realização de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de aulas práticas de leitura e compreensão textual nos pressupostos da aprendizagem colaborativa. Alguns dos momentos da colaboração compartilhados pelos alunos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos com a finalidade de análise dos dados. Partindo dos pressupostos vygotskianos de que a aprendizagem acontece, primeiramente, de forma interpsicológica ou interpessoal e, posteriormente, de forma intrapsicológica ou intrapessoal (Vygotsky, 1998), a pesquisa em questão teve o propósito de observar os efeitos da aprendizagem colaborativa nas aulas de leitura em Língua Portuguesa como língua materna e analisar a relevância da interação em grupos no desenvolvimento das habilidades de leitura, nos alunos partícipes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-27
2021-11-22T10:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830
identifier_str_mv RIBEIRO, Magda Nazareth da Rocha. Os Efeitos da aprendizagem colaborativa no ensino de leitura e compreensão textual em língua portuguesa. 2014. 197 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991537311744