"Nas trilhas de uma comunidade" : problematizando uma proposta de língua portuguesa orientada pelos letramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriel, Tatiane Dutra de Godoi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/948
Resumo: O presente estudo tem como foco uma proposta de Língua Portuguesa para o ensino médio, orientada pelos letramentos, desenvolvida em uma escola pública estadual, situada no interior do estado de Goiás, no período de março de 2016 a junho de 2016. O objetivo principal deste trabalho é problematizar as faces de uma proposta de intersecção entre letramentos, gêneros e expectativas discentes na Língua Portuguesa para o ensino médio noturno de uma escola pública. Fundamentada em estudos pós-modernos, com um arcabouço teórico híbrido, dentre eles, abordagens relacionadas aos estudos dos letramentos e à Linguística Aplicada Crítica, destaca a construção do sujeito e da língua(gem) em um contexto marcado pela complexidade. Esta pesquisa parte do pressuposto da pluralidade de letramentos, bem como da existência de níveis diferentes de letramento, construídos e vivenciados em diversas e múltiplas agências. Como aporte metodológico, este trabalho se fundamenta na abordagem qualitativa e interpretativista, orientado por perspectivas da pesquisa-ação. A metáfora das “trilhas” está relacionada ao universo sociocultural das/os estudantes da turma participante, que denominou também a proposta de ação “Nas Trilhas da Comunidade”. Pautadas nas concepções de letramentos relacionadas às perspectivas críticas do ensino de línguas, as problematizações apontam para um processo de letramento escolar satisfatório no que tange ao interesse e transformação de percepções das/os estudantes com relação à disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, destaca que é necessário um rompimento com paradigmas tradicionais que priorizam um modelo único de ensino e a abertura a novos paradigmas que reconheçam e valorizem as diferentes visões de mundo existentes na sala de aula. As construções contribuem para uma reflexão crítica das práticas de letramento priorizadas na sala de aula. Além disso, podem despertar novos olhares para práticas de leitura, escrita e oralidade que, de maneira contextualizada, desenvolvam o interesse das/os jovens pela disciplina e contribuam com a legitimação de letramentos trazidos por elas/es. Embora existam caminhos e rotas preestabelecidas, é fundamental que a educação linguística seja capaz de se aventurar em busca de novas paisagens e desafios, na construção de novos letramentos e problematizações.
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Fundamentada em estudos pós-modernos, com um arcabouço teórico híbrido, dentre eles, abordagens relacionadas aos estudos dos letramentos e à Linguística Aplicada Crítica, destaca a construção do sujeito e da língua(gem) em um contexto marcado pela complexidade. Esta pesquisa parte do pressuposto da pluralidade de letramentos, bem como da existência de níveis diferentes de letramento, construídos e vivenciados em diversas e múltiplas agências. Como aporte metodológico, este trabalho se fundamenta na abordagem qualitativa e interpretativista, orientado por perspectivas da pesquisa-ação. A metáfora das “trilhas” está relacionada ao universo sociocultural das/os estudantes da turma participante, que denominou também a proposta de ação “Nas Trilhas da Comunidade”. Pautadas nas concepções de letramentos relacionadas às perspectivas críticas do ensino de línguas, as problematizações apontam para um processo de letramento escolar satisfatório no que tange ao interesse e transformação de percepções das/os estudantes com relação à disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, destaca que é necessário um rompimento com paradigmas tradicionais que priorizam um modelo único de ensino e a abertura a novos paradigmas que reconheçam e valorizem as diferentes visões de mundo existentes na sala de aula. As construções contribuem para uma reflexão crítica das práticas de letramento priorizadas na sala de aula. Além disso, podem despertar novos olhares para práticas de leitura, escrita e oralidade que, de maneira contextualizada, desenvolvam o interesse das/os jovens pela disciplina e contribuam com a legitimação de letramentos trazidos por elas/es. Embora existam caminhos e rotas preestabelecidas, é fundamental que a educação linguística seja capaz de se aventurar em busca de novas paisagens e desafios, na construção de novos letramentos e problematizações.The present study focuses on a proposal of Portuguese Language for high school, guided by literacy, and was developed in a state public school, located in the interior of the state of Goiás, from March 2016 to June 2016. The main objective of this work is to problematize the faces of a proposal of intersection between literacies, genders and expectations in the Portuguese Language for the high school night of a public school. Based on post-modern studies, with a hybrid theoretical framework, among them, approaches related to literacy studies and Critical Applied Linguistics, highlights the construction of the subject and the language in a context marked by complexity. This research part of the assumption of the plurality of literacies as well as the existence of different levels of literacy, constructed and experienced in various and multiple branches. As a methodological approach, this work is based on qualitative and interpretative approach, guided by the prospects of action research. The metaphor of the "trails" is related to the sociocultural universe of the students of the participating class, who also called the action proposal "In the Trails of the Community". Based on the conceptions of literacy related to the critical perspectives of language teaching, the problematizations point to a satisfactory school literacy process regarding the interest and transformation of the students' perceptions regarding the Portuguese Language discipline. Therefore, it is necessary to break with traditional paradigms that prioritize a unique model of teaching and the opening to new paradigms that recognize and value the different views of the world that exist in the classroom. The constructions contribute to a critical reflection of the literacy practices prioritized in the classroom. In addition, they can awaken new perspectives on reading, writing and orality practices that, in a contextualized way, develop young people's interest in the discipline and contribute to the legitimacy of the literacy brought by them. Although there are pre-established routes and routes, it is essential that language education be able to venture in search of new landscapes and challenges, in the construction of new literacies and problematizations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank deOliveira, Hélvio Frank deRezende, Tânia Ferreira deLima, Sostenes Cezar deArriel, Tatiane Dutra de Godoi2022-02-14T14:44:38Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARRIEL, Tatiane Dutra de Godoi. "Nas trilhas de uma comunidade" : problematizando uma proposta de língua portuguesa orientada pelos letramentos. 2017. 113 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-14T14:44:38Zoai:tede2:tede/948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-14T14:44:38Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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