Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mariana Backes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Manuela da Silva Alencar de, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257229
Resumo: Considerando a necessidade de criar possibilidades de se continuar as atividades pedagógicas no período pandêmico, foi instaurado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), empregando as diferentes tecnologias digitais presentes hoje em nossa sociedade. A motivação deste estudo, portanto, é propor e analisar uma unidade didática, à luz de teorias que procuram explicar a aprendizagem em um contexto digital, no caso, os Letramentos da era digital (ROBIN, 2008) e o Conectivismo (DOWNES,2012), pensando em um contexto de ERE na disciplina de Língua Portuguesa. Tem se, assim, como pergunta de pesquisa: como é possível produzir uma proposta didática para a aula de Língua Portuguesa pautada nos Letramentos da era digital e no Conectivismo? A metodologia aplicada neste trabalho é de abordagem qualitativa interpretativista, com foco na análise de uma unidade didática a partir de critérios do Conectivismo (autonomia, diversidade, abertura e interatividade) e dos Letramentos da era digital (letramento digital, letramento global, letramento em tecnologia, letramento visual e letramento de informação). Logo, este artigo demonstra a importância de se analisar as práticas letradas realizadas durante o ERE de maneira a entender como as tecnologias digitais foram empregadas durante esse período considerando que a aprendizagem hoje também ocorre nessas tecnologias.
id UFRGS-2_dadbace9cb5400f584c827d204c26cb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257229
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Mariana BackesSouza, Manuela da Silva Alencar deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2023-04-19T03:26:43Z20222237-6321http://hdl.handle.net/10183/257229001166471Considerando a necessidade de criar possibilidades de se continuar as atividades pedagógicas no período pandêmico, foi instaurado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), empregando as diferentes tecnologias digitais presentes hoje em nossa sociedade. A motivação deste estudo, portanto, é propor e analisar uma unidade didática, à luz de teorias que procuram explicar a aprendizagem em um contexto digital, no caso, os Letramentos da era digital (ROBIN, 2008) e o Conectivismo (DOWNES,2012), pensando em um contexto de ERE na disciplina de Língua Portuguesa. Tem se, assim, como pergunta de pesquisa: como é possível produzir uma proposta didática para a aula de Língua Portuguesa pautada nos Letramentos da era digital e no Conectivismo? A metodologia aplicada neste trabalho é de abordagem qualitativa interpretativista, com foco na análise de uma unidade didática a partir de critérios do Conectivismo (autonomia, diversidade, abertura e interatividade) e dos Letramentos da era digital (letramento digital, letramento global, letramento em tecnologia, letramento visual e letramento de informação). Logo, este artigo demonstra a importância de se analisar as práticas letradas realizadas durante o ERE de maneira a entender como as tecnologias digitais foram empregadas durante esse período considerando que a aprendizagem hoje também ocorre nessas tecnologias.The pandemic time brought the need to create possibilities to continue pedagogical activities. The Emergency Remote Teaching (ERT) established the use of different digital technologies in our society today. The motivation of this study, therefore, is to propose and analyze a teaching proposal in the light of theories that seek to explain learning in a digital context, in this case, Digital Age Literacies (ROBIN, 2008) and Connectivism (DOWNES, 2012), thinking about an ERT context in the Portuguese Language subject. Thus, the research question is: How is it possible to produce a didactic proposal for the Portuguese language class based on Digital Age Literacies and Connectivism? The methodology applied in this work is based on an interpretative qualitative approach, analyzing a didactic unit based on criteria of connectivism (autonomy, diversity, openness, and interactivity) and and Digital Age Literacies (digital literacy, global literacy, technology literacy, visual literacy, and information). Therefore, this article demonstrates the importance of analyzing the literate practices carried out during the ERT to understand how digital technologies were used during that period, considering that learning today also occurs in these technologies.application/pdfporEntrepalavras. Fortaleza, CE. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2022), p. 459-481Ensino Remoto Emergencial (ERE)Língua portuguesaAprendizadoLetramento digitalPortuguese language learningTeaching proposalConnectivismDigital literaciesMultimodalityLetramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didáticaLiteracy in a digital environment in the perspective of Connectivism : a teaching proposalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166471.pdf.txt001166471.pdf.txtExtracted Texttext/plain56752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257229/2/001166471.pdf.txt50164c398f73e8cc3dc882f04dfc9f90MD52ORIGINAL001166471.pdfTexto completoapplication/pdf633330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257229/1/001166471.pdf6adc045989f97bef14e0f32734945a0aMD5110183/2572292023-04-21 03:24:11.476157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:24:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literacy in a digital environment in the perspective of Connectivism : a teaching proposal
title Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
spellingShingle Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
Nunes, Mariana Backes
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Língua portuguesa
Aprendizado
Letramento digital
Portuguese language learning
Teaching proposal
Connectivism
Digital literacies
Multimodality
title_short Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
title_full Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
title_fullStr Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
title_full_unstemmed Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
title_sort Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
author Nunes, Mariana Backes
author_facet Nunes, Mariana Backes
Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mariana Backes
Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Língua portuguesa
Aprendizado
Letramento digital
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Língua portuguesa
Aprendizado
Letramento digital
Portuguese language learning
Teaching proposal
Connectivism
Digital literacies
Multimodality
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese language learning
Teaching proposal
Connectivism
Digital literacies
Multimodality
description Considerando a necessidade de criar possibilidades de se continuar as atividades pedagógicas no período pandêmico, foi instaurado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), empregando as diferentes tecnologias digitais presentes hoje em nossa sociedade. A motivação deste estudo, portanto, é propor e analisar uma unidade didática, à luz de teorias que procuram explicar a aprendizagem em um contexto digital, no caso, os Letramentos da era digital (ROBIN, 2008) e o Conectivismo (DOWNES,2012), pensando em um contexto de ERE na disciplina de Língua Portuguesa. Tem se, assim, como pergunta de pesquisa: como é possível produzir uma proposta didática para a aula de Língua Portuguesa pautada nos Letramentos da era digital e no Conectivismo? A metodologia aplicada neste trabalho é de abordagem qualitativa interpretativista, com foco na análise de uma unidade didática a partir de critérios do Conectivismo (autonomia, diversidade, abertura e interatividade) e dos Letramentos da era digital (letramento digital, letramento global, letramento em tecnologia, letramento visual e letramento de informação). Logo, este artigo demonstra a importância de se analisar as práticas letradas realizadas durante o ERE de maneira a entender como as tecnologias digitais foram empregadas durante esse período considerando que a aprendizagem hoje também ocorre nessas tecnologias.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:26:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257229
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-6321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166471
identifier_str_mv 2237-6321
001166471
url http://hdl.handle.net/10183/257229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Entrepalavras. Fortaleza, CE. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2022), p. 459-481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257229/2/001166471.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257229/1/001166471.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50164c398f73e8cc3dc882f04dfc9f90
6adc045989f97bef14e0f32734945a0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086654480384