Mapas conceituais como recurso didático potencialmente significativo no ensino de ciências: uma experiência no nono ano do ensino fundamental : anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafael de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1501
Resumo: A pesquisa com Mapas Conceituais (MCs) no processo de ensino-aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental - Anos Finais se justifica pela sua capacidade de simplificar conceitos complexos, promover a organização estruturada do conhecimento e estimular a construção ativa do entendimento dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente. O objetivo central desta pesquisa foi compreender como o uso dos MCs pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. No primeiro capítulo, intitulado "Bases Conceituais e os Pressupostos Teóricos - Mapas Conceituais", odesenvolvimento foi dividido em três subtítulos. Inicialmente, foram apresentados os recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem em Ciências, ressaltando importância de métodos inovadores para promover uma aprendizagem mais significativa. Em seguida, abordaram-se as bases conceituais e os pressupostos teóricos relacionados aos MCs, destacando sua utilidade como ferramenta de representação do conhecimento e organização de ideias. O capítulo um encerrou-se expondo os princípios e componentes fundamentais da aprendizagem significativa, que serviram como base para a atuação docente na pesquisa. No segundo capítulo "MCs e a Construção do Conhecimento no Ensino de Ciências", consistiu em uma revisão sistemática da literatura (RSL) com o objetivo de responder quais as contribuições dos mapas conceituais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental?" Foram selecionados 12 artigos publicados entre os anos de2018 e 2022, que ofereceram insights valiosos sobre o uso de MCs como ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem significativa em Ciências. O terceiro capítulo descreveu uma experiência prática no ensino de Ciências utilizando Mapas Conceituais como recurso didático. A pesquisa foi conduzida por meio da metodologia Pesquisa-Ação, com base em fundamentos empíricos. O estudo foi realizado em uma turma do nono ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual na cidade de Anápolis-GO. Em seguida,detalhou a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Optou-se por utilizar um questionário e uma entrevista semiestruturada após o término das três atividades de intervenção pedagógica com os MCs. Ambos os instrumentos continham cinco questões e foram aplicados em momentos e locais distintos. O questionário foi administrado em um único dia, com a presença de todos os participantes, enquanto as entrevistas ocorreram deforma individualizada ao longo de três dias. E, por fim, foi descrita a validação do produto educacional desenvolvido, que consistiu em um Manual Didático para Utilização de Mapas Conceituais no Ensino de Ciências. Esse manual foi elaborado com base nas evidências coletadas durante a pesquisa e visou fornecer orientações práticas para professores interessados em adotar essa abordagem inovadora em suas aulas de Ciências. Em síntese, este estudo contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do ensino de Ciências, promovendo uma aprendizagem mais significativa e eficaz para os estudantes.
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O objetivo central desta pesquisa foi compreender como o uso dos MCs pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. No primeiro capítulo, intitulado "Bases Conceituais e os Pressupostos Teóricos - Mapas Conceituais", odesenvolvimento foi dividido em três subtítulos. Inicialmente, foram apresentados os recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem em Ciências, ressaltando importância de métodos inovadores para promover uma aprendizagem mais significativa. Em seguida, abordaram-se as bases conceituais e os pressupostos teóricos relacionados aos MCs, destacando sua utilidade como ferramenta de representação do conhecimento e organização de ideias. O capítulo um encerrou-se expondo os princípios e componentes fundamentais da aprendizagem significativa, que serviram como base para a atuação docente na pesquisa. No segundo capítulo "MCs e a Construção do Conhecimento no Ensino de Ciências", consistiu em uma revisão sistemática da literatura (RSL) com o objetivo de responder quais as contribuições dos mapas conceituais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental?" Foram selecionados 12 artigos publicados entre os anos de2018 e 2022, que ofereceram insights valiosos sobre o uso de MCs como ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem significativa em Ciências. O terceiro capítulo descreveu uma experiência prática no ensino de Ciências utilizando Mapas Conceituais como recurso didático. A pesquisa foi conduzida por meio da metodologia Pesquisa-Ação, com base em fundamentos empíricos. O estudo foi realizado em uma turma do nono ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual na cidade de Anápolis-GO. Em seguida,detalhou a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Optou-se por utilizar um questionário e uma entrevista semiestruturada após o término das três atividades de intervenção pedagógica com os MCs. Ambos os instrumentos continham cinco questões e foram aplicados em momentos e locais distintos. O questionário foi administrado em um único dia, com a presença de todos os participantes, enquanto as entrevistas ocorreram deforma individualizada ao longo de três dias. E, por fim, foi descrita a validação do produto educacional desenvolvido, que consistiu em um Manual Didático para Utilização de Mapas Conceituais no Ensino de Ciências. Esse manual foi elaborado com base nas evidências coletadas durante a pesquisa e visou fornecer orientações práticas para professores interessados em adotar essa abordagem inovadora em suas aulas de Ciências. Em síntese, este estudo contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do ensino de Ciências, promovendo uma aprendizagem mais significativa e eficaz para os estudantes.The research with Concept Maps (MCs) in the teaching-learning process in Science in Elementary School - Final Years is justified by its ability to simplify complex concepts, promote the structured organization of knowledge, and stimulate the active construction of students' understanding, making the learning process more effective and engaging. The main objective of this research was to understand how the use of CMs can contribute to the improvement of the teaching-learning process in this discipline. In the first chapter, entitled "Conceptual Bases and Theoretical Assumptions - Concept Maps", the development was divided into three subheadings. Initially, the didactic resources used in the teaching-learning process in Science were presented, emphasizing the importance of innovative methods to promote more meaningful learning. Then, the conceptual bases and theoretical assumptions related to KMs were addressed, highlighting their usefulness as a tool for representing knowledge and organizing ideas. The chapter one ended by exposing the fundamental principles and components of meaningful learning, which served as the basis for the teaching performance in research. In the second chapter "CMs and the Construction of Knowledge in Science Teaching", it consisted of a systematic literature review (RSL) with the objective of answering what are the contributions of concept maps to the construction of knowledge in Science teaching in the final years of elementary school? We selected 12 articles published between 2018 and 2022, which offered valuable insights into the use of CMs as a pedagogical tool to promote meaningful learning in Science. The third chapter described a practical experience in the teaching of Science using Concept Maps as a didactic resource. The research was conducted using the Action Research methodology, based on empirical foundations. The study was carried out in a ninth-grade class of elementary school in a state public school in the city of Anápolis-GO. Then, he detailed the application of the data collection instruments. It was decided to use a questionnaire and a semi-structured interview after the end of the three pedagogical intervention activities with the KMs. Both instruments contained five questions and were applied at different times and places. The questionnaire was administered on a single day, with the presence of all participants, while the interviews took place individually over three days. And, finally, the validation of the educational product developed was described, which consisted of a Didactic Manual for the Use of Concept Maps in Science Teaching. This manual was developed based on the evidence collected during the research and aimed to provide practical guidance for teachers interested in adopting this innovative approach in their science classes. In summary, this study contributed to the improvement of pedagogical practices in the context of science teaching, promoting a more meaningful and effective learning for students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Medeiros, Wilton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Medeiros, Wilton de AraújoCarvalho, Plauto Simão deModesto, João Gabriel NunesNascimento, Rafael de Souza2024-05-06T12:11:17Z2023-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, R.S. Mapas conceituais como recurso didático potencialmente significativo no ensino de ciências: uma experiência no nono ano do ensino fundamental: anos finais. 2023. 159 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-06T13:00:10Zoai:tede2:tede/1501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-06T13:00:10Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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