Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayckon Dimas Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.
id UEG-2_a6c03b2cf8e30f721ae6dfb3afdddad5
oai_identifier_str oai:tede2:tede/804
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemáticoInformation literacy and problem solving in mathematics education : perspectives for the literacy Mathematic learningEstratégias de ensinoPesquisa em sala de aulaQuestionamento reconstrutivoMediaçãoComportamento InformacionalLetramento informacionalTeaching StrategiesClassroom researchReconstructive questioningMediationInformational BehaviorCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.The present dissertation is part of the research line - Methodologies and educational resources for science teaching of the Stricto Sensu Master's Degree Program in Science Teaching of the State University of Goiás. The general objective was to propose and investigate pedagogical practices of Information Literacy and Problem Solving in Mathematics teaching, in order to achieve Mathematical Literacy. The methodology used was bibliographic and field research, having as instrument of data collection the observation of students from four different 2nd grade classes of a state school in Alexânia-GO, between October/2019 and March/2020, presenting predominantly qualitative results. For data collection, it was used the observation record of students during the application of didactic sequences that dealt with the themes Information Literacy, Area and Volume of Geometric Solids and Matrices. These sequences compose the educational product, which is an e-book, which also includes tutorials for the tools MindMeister and Padlet, and suggestions for activities. In the proposed model, the teacher is a mediator and it was noticed that the research practice in the classroom served as a foundation for the construction of new concepts, considering that the proposed problems were starting points, i.e., introductory to the contents covered in the didactic sequences and did not aim to fix or finalize a content already covered. We emphasize that Information Literacy directly influences the achievement of Mathematical Literacy, which is about giving subsidies to students to understand mathematics in the modern world.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Souza, Roberto Barceloshttp://lattes.cnpq.br/4853908842861334Souza, Roberto BarcelosMiranda, Sabrina do Couto dePimenta, Adelino CandidoSilva, Mayckon Dimas Cardoso2021-09-08T16:22:35Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Mayckon Dimas Cardoso. Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central – Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-09-08T16:22:35Zoai:tede2:tede/804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-09-08T16:22:35Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
Information literacy and problem solving in mathematics education : perspectives for the literacy Mathematic learning
title Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
spellingShingle Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
Silva, Mayckon Dimas Cardoso
Estratégias de ensino
Pesquisa em sala de aula
Questionamento reconstrutivo
Mediação
Comportamento Informacional
Letramento informacional
Teaching Strategies
Classroom research
Reconstructive questioning
Mediation
Informational Behavior
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
title_full Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
title_fullStr Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
title_full_unstemmed Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
title_sort Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
author Silva, Mayckon Dimas Cardoso
author_facet Silva, Mayckon Dimas Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Roberto Barcelos
http://lattes.cnpq.br/4853908842861334
Souza, Roberto Barcelos
Miranda, Sabrina do Couto de
Pimenta, Adelino Candido
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayckon Dimas Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Pesquisa em sala de aula
Questionamento reconstrutivo
Mediação
Comportamento Informacional
Letramento informacional
Teaching Strategies
Classroom research
Reconstructive questioning
Mediation
Informational Behavior
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Estratégias de ensino
Pesquisa em sala de aula
Questionamento reconstrutivo
Mediação
Comportamento Informacional
Letramento informacional
Teaching Strategies
Classroom research
Reconstructive questioning
Mediation
Informational Behavior
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08T16:22:35Z
2021-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mayckon Dimas Cardoso. Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central – Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
identifier_str_mv SILVA, Mayckon Dimas Cardoso. Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central – Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990509707264