A educação ambiental na formação do professor pedagogo e a práxis com foco no contexto local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Adevane da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/137
Resumo: Desde o primeiro movimento mundial para debater os desafios ambientais (a conferência de Estocolmo, em 1972), a Educação Ambiental (EA) passou a ser reconhecida como a principal forma de se ampliar a visão e o desenvolvimento do senso crítico frente aos problemas ambientais, assim contribuindo para a tomada de decisões e de ações mais efetivas para a prevenção, mitigação ou superação desses problemas. Com isso, a formação do professor é de fundamental relevância no exercício da EA, cuja prática reflexiva e crítica exige educadores também emergidos nesta educação. Considerando-se que o professor responsável por trabalhar esse conteúdo no Ensino Fundamental (EF), em geral, tem formação em Pedagogia, este trabalho objetivou investigar como a EA é contemplada nos cursos de formação do professor pedagogo e a visão desse profissional quanto à relevância do tema. A amostragem incluiu os 15 cursos de Pedagogia de uma universidade multicampi do estado de Goiás. Os dados foram obtidos através da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos, quanto aos componentes curriculares envolvendo a EA, seguindo-se da aplicação de um questionário aos coordenadores dos cursos e aos discentes concluintes desses cursos. Num segundo momento, o trabalho teve por objetivo investigar a prática e os desafios enfrentados pelo professor ao abordar esse conteúdo nos anos iniciais do EF. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede municipal de ensino de um município do interior goiano. Diante dos resultados obtidos nas duas frentes investigativas, foram elaboradas e executadas diferentes propostas interventivas, utilizando-se de recursos pedagógicos diversificados, a fim de contribuir para minimizar as fragilidades e os desafios relacionados a esse ensino no EF. Essas propostas tiveram como propósito a prática da EA de forma contextualizada com a problemática local, as quais constituíram os produtos educacionais dessa dissertação, a saber: (1) Curso de formação continuada de professores para EA, com base na contextualização para a construção coletiva do conhecimento; (2) Lago sustentável: energia limpa e renovável - uma proposta interdisciplinar e contextualizada em EA; (3) Pragas urbanas: o caramujo africano e suas implicações pedagógicas no EF; (4) A Sala de Aula Verde – um espaço não formal de aprendizagem para a Educação Ambiental no município de Jaraguá, Goiás; (5) Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) - Produção de uma coletânea de vídeos acerca da problemática ambiental jaraguense. Os resultados que se podem observar são mudanças de atitudes dos professores no que tange à maneira de abordar a E A em suas respectivas aulas; as ferramentas de apoio pedagógico aos professores como: o protótipo do lago; os vídeos ambientais, a sala de aula verde. Assim sendo, todo o estudo foi voltado para dar suporte na formação continuada dos professores em Educação Ambiental e pode-se dizer que houve grandes ganhos no processo ensino aprendizagem tanto dos professores como alunos, haja vista os retornos recebidos ao longo desse estudo, tanto por parte dos professores, alunos e sociedade.
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Considerando-se que o professor responsável por trabalhar esse conteúdo no Ensino Fundamental (EF), em geral, tem formação em Pedagogia, este trabalho objetivou investigar como a EA é contemplada nos cursos de formação do professor pedagogo e a visão desse profissional quanto à relevância do tema. A amostragem incluiu os 15 cursos de Pedagogia de uma universidade multicampi do estado de Goiás. Os dados foram obtidos através da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos, quanto aos componentes curriculares envolvendo a EA, seguindo-se da aplicação de um questionário aos coordenadores dos cursos e aos discentes concluintes desses cursos. Num segundo momento, o trabalho teve por objetivo investigar a prática e os desafios enfrentados pelo professor ao abordar esse conteúdo nos anos iniciais do EF. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede municipal de ensino de um município do interior goiano. Diante dos resultados obtidos nas duas frentes investigativas, foram elaboradas e executadas diferentes propostas interventivas, utilizando-se de recursos pedagógicos diversificados, a fim de contribuir para minimizar as fragilidades e os desafios relacionados a esse ensino no EF. Essas propostas tiveram como propósito a prática da EA de forma contextualizada com a problemática local, as quais constituíram os produtos educacionais dessa dissertação, a saber: (1) Curso de formação continuada de professores para EA, com base na contextualização para a construção coletiva do conhecimento; (2) Lago sustentável: energia limpa e renovável - uma proposta interdisciplinar e contextualizada em EA; (3) Pragas urbanas: o caramujo africano e suas implicações pedagógicas no EF; (4) A Sala de Aula Verde – um espaço não formal de aprendizagem para a Educação Ambiental no município de Jaraguá, Goiás; (5) Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) - Produção de uma coletânea de vídeos acerca da problemática ambiental jaraguense. Os resultados que se podem observar são mudanças de atitudes dos professores no que tange à maneira de abordar a E A em suas respectivas aulas; as ferramentas de apoio pedagógico aos professores como: o protótipo do lago; os vídeos ambientais, a sala de aula verde. Assim sendo, todo o estudo foi voltado para dar suporte na formação continuada dos professores em Educação Ambiental e pode-se dizer que houve grandes ganhos no processo ensino aprendizagem tanto dos professores como alunos, haja vista os retornos recebidos ao longo desse estudo, tanto por parte dos professores, alunos e sociedade.Since the first global movement to address environmental challenges (the Stockholm conference in 1972), Environmental Education (EA) has come to be recognized as the main way to broaden the vision and development of critical thinking on environmental issues, thus contributing to the decision making and more effective actions for the prevention, mitigation or overcoming of these problems. With this, teacher training is of fundamental relevance in the exercise of EE, whose reflexive and critical practice requires educators also emerged in this education. Considering that the teacher responsible for working this content in Elementary Education (EF), in general, has a background in Pedagogy, this work aimed to investigate how the EA is contemplated in the teacher training courses and the teacher's view of relevance of the theme. Sampling included the 15 courses of Pedagogy of a multicamp university in the state of Goiás. Data were obtained through the analysis of the Political Educational Projects (PPC) of the courses, regarding the curricular components involving the AE, followed by the application of a questionnaire course coordinators and the final students of these courses. Secondly, the objective of the work was to investigate the practice and the challenges faced by the teacher in addressing this content in the initial years of the EF. The data were obtained from the application of a questionnaire to teachers working in the municipal education network of a municipality in the interior of Goiás. In view of the results obtained on the two research fronts, different intervention proposals were elaborated and executed, using diversified pedagogical resources, in order to contribute to minimize the fragilities and the challenges related to this teaching in the RU. These proposals had as their purpose the practice of EE in a contextualized way with the local problematic, which constituted the educational products of this dissertation, namely: (1) Continuing teacher training course for EA, based on the contextualization for the collective construction of the knowledge; (2) Sustainable Lake: clean and renewable energy - an interdisciplinary and contextualized proposal in EE; (3) Urban pests: the African snail and its pedagogical implications in EF; (4) The Green Classroom - a non-formal learning space for Environmental Education in the city of Jaraguá, Goiás; (5) Virtual Learning Objects (OVA) - Production of a collection of videos about the Jaraguense environmental problem. The results that can be observed are changes of teachers' attitudes regarding the way to approach E A in their respective classes; the tools of pedagogical support to teachers such as: the prototype of the lake; the environmental videos, the green classroom. Thus, the whole study was aimed at supporting the continuing education of teachers in Environmental Education and it can be said that there were great gains in the teaching-learning process of both teachers and students, given the returns received during this study, both for teachers, students and society.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Solange Xavier dosSantos, Solange Xavier dosBessa, Márcio Leite deSantos, Mirley Luciene dosPinto, Adevane da Silva2019-06-27T18:03:18Z2018-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Adevane da Silva. A educação ambiental na formação do professor pedagogo e a práxis com foco no contexto local. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-09-14T17:29:14Zoai:tede2:tede/137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-09-14T17:29:14Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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