Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/488
Resumo: O ensino de Evolução Biológica é motivo de preocupação não só no Brasil, mas também no mundo. Diversos estudos têm apontado para alguns fatores que dificultam esse processo, tais como a fragmentação demasiada do conteúdo de Biologia, livros didáticos com erros conceituais, despreparo dos professores e dos alunos para lidar com o tema, além de concepções religiosas atreladas a esta temática. Diante da importância da Evolução Biológica para o entendimento de outros conteúdos das ciências da natureza, este trabalho teve como objetivo identificar as principais barreiras enfrentadas tanto por professores, ao ensinar, quanto por alunos, para aprender sobre esse tema, e, diante disso, produzir um recurso didático que possa contribuir para minimizar essas dificuldades. O trabalho foi estruturado em três partes, que resultaram em três artigos. O primeiro versa sobre um grupo focal constituído por professores do Ensino Médio da rede pública de Goiás, na discussão dos pontos chave para a compreensão do cenário do ensino desse componente curricular, a escolha dos recursos didáticos empregados e os desafios enfrentados nesse processo de ensino aprendizagem. No segundo, lançamos mão da metodologia da construção de mapas conceituais para o levantamento de subsunçores no ensino da Evolução Biológica, junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Goiás. No terceiro artigo é apresentado o processo de elaboração e aplicação do produto educacional constituído de um livro paradidático intitulado “Onde foi que nos separamos? - A história evolutiva dos Equídeos”. O artigo traz ainda os resultados de sua efetividade como recurso didático facilitador do processo de ensino aprendizagem da Evolução Biológica no Ensino Médio.
id UEG-2_d6dd672605eef00cda686d6e823d9e95
oai_identifier_str oai:tede2:tede/488
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de históriasImplications of teaching biological evolution learning : the teaching perspective, the students' anchoring concepts and a didactic strategy based on storytellingAprendizagem significativaMapas conceituaisLivro paradidáticoConceptual mapsParadise bookMeaningful learningCIENCIAS BIOLOGICASEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de Evolução Biológica é motivo de preocupação não só no Brasil, mas também no mundo. Diversos estudos têm apontado para alguns fatores que dificultam esse processo, tais como a fragmentação demasiada do conteúdo de Biologia, livros didáticos com erros conceituais, despreparo dos professores e dos alunos para lidar com o tema, além de concepções religiosas atreladas a esta temática. Diante da importância da Evolução Biológica para o entendimento de outros conteúdos das ciências da natureza, este trabalho teve como objetivo identificar as principais barreiras enfrentadas tanto por professores, ao ensinar, quanto por alunos, para aprender sobre esse tema, e, diante disso, produzir um recurso didático que possa contribuir para minimizar essas dificuldades. O trabalho foi estruturado em três partes, que resultaram em três artigos. O primeiro versa sobre um grupo focal constituído por professores do Ensino Médio da rede pública de Goiás, na discussão dos pontos chave para a compreensão do cenário do ensino desse componente curricular, a escolha dos recursos didáticos empregados e os desafios enfrentados nesse processo de ensino aprendizagem. No segundo, lançamos mão da metodologia da construção de mapas conceituais para o levantamento de subsunçores no ensino da Evolução Biológica, junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Goiás. No terceiro artigo é apresentado o processo de elaboração e aplicação do produto educacional constituído de um livro paradidático intitulado “Onde foi que nos separamos? - A história evolutiva dos Equídeos”. O artigo traz ainda os resultados de sua efetividade como recurso didático facilitador do processo de ensino aprendizagem da Evolução Biológica no Ensino Médio.The teaching of biological evolution is cause for concern not only in Brazil, but also in the world. Several studies have pointed to some factors that hinder this process, such as the fragmentation of Biology content, textbooks with conceptual errors, unprepared teachers and students to deal with the theme, and religious concepts linked to this theme. Faced with the importance of biological evolution for the understanding of other contents of the natural sciences, this work had as objective to identify the main barriers faced by both teachers in teaching and students to learn about this subject and, a didactic resource that can contribute to minimize these difficulties. The paper was structured in three parts, which resulted in three articles. The first is about a focus group composed of high school teachers from the public network of Goiás, in the discussion of the key points for understanding the teaching scenario of this curricular component, the choice of didactic resources employed and the challenges faced in this teaching learning process. In the second one, we used the methodology of the construction of conceptual maps for the subunits survey in the teaching of biological evolution, together with students of the 3rd year of high school in the public network of Goiás. In the third article the process of elaboration and application of the an educational product made up of a paradise book entitled "Where Did We Separate? - The Evolutionary History of Equidae ". The article also brings the results of its effectiveness as didactic resource facilitator of the learning process of Biological Evolution in High School.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Solange Xavier doshttps://orcid.org/0000-0002-3397-0885http://lattes.cnpq.br/5471284872073952Santos, Solange Xavier dosRodrigues, JulinaSantos, Mirley Luciene dosSouza, Mariana Carvalho de2021-03-31T20:06:07Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, M. C. Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-31T20:06:07Zoai:tede2:tede/488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-31T20:06:07Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
Implications of teaching biological evolution learning : the teaching perspective, the students' anchoring concepts and a didactic strategy based on storytelling
title Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
spellingShingle Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
Souza, Mariana Carvalho de
Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Livro paradidático
Conceptual maps
Paradise book
Meaningful learning
CIENCIAS BIOLOGICAS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
title_full Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
title_fullStr Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
title_full_unstemmed Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
title_sort Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias
author Souza, Mariana Carvalho de
author_facet Souza, Mariana Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Solange Xavier dos
https://orcid.org/0000-0002-3397-0885
http://lattes.cnpq.br/5471284872073952
Santos, Solange Xavier dos
Rodrigues, Julina
Santos, Mirley Luciene dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Livro paradidático
Conceptual maps
Paradise book
Meaningful learning
CIENCIAS BIOLOGICAS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Livro paradidático
Conceptual maps
Paradise book
Meaningful learning
CIENCIAS BIOLOGICAS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O ensino de Evolução Biológica é motivo de preocupação não só no Brasil, mas também no mundo. Diversos estudos têm apontado para alguns fatores que dificultam esse processo, tais como a fragmentação demasiada do conteúdo de Biologia, livros didáticos com erros conceituais, despreparo dos professores e dos alunos para lidar com o tema, além de concepções religiosas atreladas a esta temática. Diante da importância da Evolução Biológica para o entendimento de outros conteúdos das ciências da natureza, este trabalho teve como objetivo identificar as principais barreiras enfrentadas tanto por professores, ao ensinar, quanto por alunos, para aprender sobre esse tema, e, diante disso, produzir um recurso didático que possa contribuir para minimizar essas dificuldades. O trabalho foi estruturado em três partes, que resultaram em três artigos. O primeiro versa sobre um grupo focal constituído por professores do Ensino Médio da rede pública de Goiás, na discussão dos pontos chave para a compreensão do cenário do ensino desse componente curricular, a escolha dos recursos didáticos empregados e os desafios enfrentados nesse processo de ensino aprendizagem. No segundo, lançamos mão da metodologia da construção de mapas conceituais para o levantamento de subsunçores no ensino da Evolução Biológica, junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Goiás. No terceiro artigo é apresentado o processo de elaboração e aplicação do produto educacional constituído de um livro paradidático intitulado “Onde foi que nos separamos? - A história evolutiva dos Equídeos”. O artigo traz ainda os resultados de sua efetividade como recurso didático facilitador do processo de ensino aprendizagem da Evolução Biológica no Ensino Médio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
2021-03-31T20:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, M. C. Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/488
identifier_str_mv SOUZA, M. C. Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica : a perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093986591178752