Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1404 |
Resumo: | Ao considerar as nossas investigações, acreditamos que a relação entre práticas educacionais/docentes e pandemia do coronavírus carecem de estudos e pesquisas mais aprofundadas para que tenhamos condições de elucidar a realidade vivida pelos profissionais da educação em nosso país, sobretudo, do trabalho profissional/quotidiano realizado pelos professores da rede pública de ensino, considerando a estranha realidade que se afastou da normalidade vivida por dirigentes, professores, alunos e pais de alunos. O objetivo central deste trabalho é analisar os acontecimentos históricos que têm caracterizado a crise pandêmica de COVID-19 e exigido a reconstrução, readequação, reformulação do modelo de ensino, bem como de capacitação da classe docente à utilização das tecnologias digitais para a manutenção das atividades de aprendizagem de forma remota que, por consequência tem resultado a precarização e a proletarização do trabalho e atividades profissionais diárias dos professores. Para a realização de nossas análises definimos o estudo de caso enquanto metodologia da pesquisa, apoiado em uma abordagem quanti-qualitativa para empreender as análises empíricas, que se concentram em cinco unidades escolares públicas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos no município de Caldas Novas/GO. Aplicamos questionários com perguntas semiestruturadas aos professores da disciplina de História, na medida em que entendemos que assim é oferecida maior possibilidade de liberdade ao interlocutor quanto ao processo de construção e expressão de suas respostas. A aplicação dos questionários foi realizada virtualmente, por meio do aplicativo Google Forms e atendeu a todas as medidas éticas e técnicas da academia, bem como as determinações legais de distanciamento social, protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, inclusive aqueles determinados pela rede municipal de ensino de Caldas Novas. Verificamos até o presente momento, 09 de outubro de 2021, que o trabalho docente tem sido significativamente precarizado e proletarizado, visto que o professor foi impelido a investir em formação continuada, recursos tecnológicos e demais materiais didático-pedagógicos para sustentar a realização e desenvolvimento de suas atividades profissionais remotamente, sem haver contrapartida econômico-financeira tanto do estado de Goiás quanto do município de Caldas Novas/GO. |
id |
UEG-2_e1a32b295ac06fb60ca405f12b06ccc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1404 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GOTechnological challenges imposed on the teaching class in the historical context of the Covid-19 pandemic crisis in the municipality of Caldas Novas/GODocentes na pandemiaEnsino remotoEducação de jovens e adultosCoronavírusTeachers during pandemicsRemote teachingYouth and adults educationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAo considerar as nossas investigações, acreditamos que a relação entre práticas educacionais/docentes e pandemia do coronavírus carecem de estudos e pesquisas mais aprofundadas para que tenhamos condições de elucidar a realidade vivida pelos profissionais da educação em nosso país, sobretudo, do trabalho profissional/quotidiano realizado pelos professores da rede pública de ensino, considerando a estranha realidade que se afastou da normalidade vivida por dirigentes, professores, alunos e pais de alunos. O objetivo central deste trabalho é analisar os acontecimentos históricos que têm caracterizado a crise pandêmica de COVID-19 e exigido a reconstrução, readequação, reformulação do modelo de ensino, bem como de capacitação da classe docente à utilização das tecnologias digitais para a manutenção das atividades de aprendizagem de forma remota que, por consequência tem resultado a precarização e a proletarização do trabalho e atividades profissionais diárias dos professores. Para a realização de nossas análises definimos o estudo de caso enquanto metodologia da pesquisa, apoiado em uma abordagem quanti-qualitativa para empreender as análises empíricas, que se concentram em cinco unidades escolares públicas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos no município de Caldas Novas/GO. Aplicamos questionários com perguntas semiestruturadas aos professores da disciplina de História, na medida em que entendemos que assim é oferecida maior possibilidade de liberdade ao interlocutor quanto ao processo de construção e expressão de suas respostas. A aplicação dos questionários foi realizada virtualmente, por meio do aplicativo Google Forms e atendeu a todas as medidas éticas e técnicas da academia, bem como as determinações legais de distanciamento social, protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, inclusive aqueles determinados pela rede municipal de ensino de Caldas Novas. Verificamos até o presente momento, 09 de outubro de 2021, que o trabalho docente tem sido significativamente precarizado e proletarizado, visto que o professor foi impelido a investir em formação continuada, recursos tecnológicos e demais materiais didático-pedagógicos para sustentar a realização e desenvolvimento de suas atividades profissionais remotamente, sem haver contrapartida econômico-financeira tanto do estado de Goiás quanto do município de Caldas Novas/GO.When considering our investigations, we believe that the relationship between educational/faculty practices and the coronavirus pandemic lacks further studies and research so that we are able to elucidate the reality experienced by education professionals in our country, above all, the professional/daily work carried out by public school teachers, considering the strange reality that moved away from the normality experienced by leaders, teachers, students and students‟ parents. The main objective of this work lies in the analysis of the historical events that have characterized the COVID-19 pandemic crisis and required the reconstruction, readjustment, reformulation of the teaching model, as well as the training of the teaching class in the use of digital technologies for the maintenance of remote learning activities which, as a consequence, has resulted in the precariousness and proletarianization of work and daily professional activities of teachers. To carry out the analyses, we defined the case study as a research methodology, supported by a quantitative-qualitative approach to undertake our empirical analyses, which focus on five public school units that offer Youth and Adult Education in the city of Caldas Novas/GO. We applied questionnaires with semistructured questions to the teachers of the discipline of History, as we understand that it offers greater freedom to the interlocutor regarding the process of construction and expression of their answers. The application of the questionnaires was carried out virtually through the Google Forms application and met all ethical and technical measures of the academy, as well as the legal determinations of social distancing, biosafety protocols to face the COVID-19 pandemic, including those determined by the municipal school system of Caldas Novas/GO. We have verified so far, October 09th, 2022, that the teaching work has been significantly precarious and proletarianized, since the teacher has been driven to invest in continuing education, technological resources and other teaching and teaching materials to support the realization and development of their professional activities remotely, without there is an economic-financial counterpart both from the state of Goiás and from the municipality of Caldas Novas/GO.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em HistóriaBrasilUEGPrograma de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS)Santos, Flávio Reis dosSantos, Maria Cristina dosCaes, André LuizSilva, Leonardo José do Carmo2024-01-30T12:58:23Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Leonardo José do Carmo. Desafios tecnológicos impostos à classe docente diante do contexto histórico de crise pandêmica do COVID-19 no município de Caldas Novas/GO. 2021. 104 p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-30T16:10:15Zoai:tede2:tede/1404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-30T16:10:15Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO Technological challenges imposed on the teaching class in the historical context of the Covid-19 pandemic crisis in the municipality of Caldas Novas/GO |
title |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
spellingShingle |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO Silva, Leonardo José do Carmo Docentes na pandemia Ensino remoto Educação de jovens e adultos Coronavírus Teachers during pandemics Remote teaching Youth and adults education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
title_full |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
title_fullStr |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
title_full_unstemmed |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
title_sort |
Desafios sócio-tecnológicos impostos a professores e alunos diante do contexto histórico de crise pandêmica de COVID-19 no município de Caldas Novas/GO |
author |
Silva, Leonardo José do Carmo |
author_facet |
Silva, Leonardo José do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Flávio Reis dos Santos, Maria Cristina dos Caes, André Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonardo José do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes na pandemia Ensino remoto Educação de jovens e adultos Coronavírus Teachers during pandemics Remote teaching Youth and adults education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Docentes na pandemia Ensino remoto Educação de jovens e adultos Coronavírus Teachers during pandemics Remote teaching Youth and adults education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Ao considerar as nossas investigações, acreditamos que a relação entre práticas educacionais/docentes e pandemia do coronavírus carecem de estudos e pesquisas mais aprofundadas para que tenhamos condições de elucidar a realidade vivida pelos profissionais da educação em nosso país, sobretudo, do trabalho profissional/quotidiano realizado pelos professores da rede pública de ensino, considerando a estranha realidade que se afastou da normalidade vivida por dirigentes, professores, alunos e pais de alunos. O objetivo central deste trabalho é analisar os acontecimentos históricos que têm caracterizado a crise pandêmica de COVID-19 e exigido a reconstrução, readequação, reformulação do modelo de ensino, bem como de capacitação da classe docente à utilização das tecnologias digitais para a manutenção das atividades de aprendizagem de forma remota que, por consequência tem resultado a precarização e a proletarização do trabalho e atividades profissionais diárias dos professores. Para a realização de nossas análises definimos o estudo de caso enquanto metodologia da pesquisa, apoiado em uma abordagem quanti-qualitativa para empreender as análises empíricas, que se concentram em cinco unidades escolares públicas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos no município de Caldas Novas/GO. Aplicamos questionários com perguntas semiestruturadas aos professores da disciplina de História, na medida em que entendemos que assim é oferecida maior possibilidade de liberdade ao interlocutor quanto ao processo de construção e expressão de suas respostas. A aplicação dos questionários foi realizada virtualmente, por meio do aplicativo Google Forms e atendeu a todas as medidas éticas e técnicas da academia, bem como as determinações legais de distanciamento social, protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, inclusive aqueles determinados pela rede municipal de ensino de Caldas Novas. Verificamos até o presente momento, 09 de outubro de 2021, que o trabalho docente tem sido significativamente precarizado e proletarizado, visto que o professor foi impelido a investir em formação continuada, recursos tecnológicos e demais materiais didático-pedagógicos para sustentar a realização e desenvolvimento de suas atividades profissionais remotamente, sem haver contrapartida econômico-financeira tanto do estado de Goiás quanto do município de Caldas Novas/GO. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 2024-01-30T12:58:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Leonardo José do Carmo. Desafios tecnológicos impostos à classe docente diante do contexto histórico de crise pandêmica do COVID-19 no município de Caldas Novas/GO. 2021. 104 p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, 2022. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1404 |
identifier_str_mv |
SILVA, Leonardo José do Carmo. Desafios tecnológicos impostos à classe docente diante do contexto histórico de crise pandêmica do COVID-19 no município de Caldas Novas/GO. 2021. 104 p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos, 2022. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em História Brasil UEG Programa de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em História Brasil UEG Programa de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093998707474432 |