A Vontade de saber português : diversidade cultural em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucas Pedro do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/927
Resumo: Este estudo de natureza qualitativa-interpretativista tem como objetivo identificar como a pluralidade cultural brasileira e a formação do povo brasileiro é problematizada em práticas de leitura propostas por livros didáticos de Língua Portuguesa destinados a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, adotados em escolas públicas brasileiras, considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2010) e a própria legislação educacional brasileira trazem orientações e determinações sobre o assunto, o que, a partir da instituição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), obriga qualquer material didático a dilui-lo em seus conteúdos e nos textos selecionados. Em termos mais específicos, no sentido de contrapor livro didático e documentos curriculares oficiais, fez-se a seleção de uma coleção de livros didáticos adotada em quatro escolas do município de Leopoldo de Bulhões, no Estado de Goiás, e o posterior mapeamento, seleção e análise dos textos, procurando, com isso, visualizar como o processo de formação do povo brasileiro, o entrechoque cultural entre os três contingentes humanos – europeu, indígena e africano – que o condicionaram e a pluralidade cultural resultante disso era abordada nos referidos materiais didáticos. Se para Ribeiro (2006) os conflitos entre os três contingentes ainda estão latentes e presentes na sociedade brasileira, consequentemente, pode-se afirmar que se farão presentes em mercadorias culturais como o livro didático, de forma silenciada ou declarada e assim corroborá-los, incitá-los ou até mesmo enfraquecê-los. A decisão em considerar apenas estes três contingentes, em detrimento de outros, como o oriental, se deve ao fato de que durante o período colonial houve rara imigração deste contingente para o Brasil. Nesse sentido, explora- se o conceito de leitura como eficaz meio para a problematização e exclusão dos preconceitos da sociedade, fomentação da emancipação do sujeito e sua capacidade reflexiva (FREIRE, 1989, em uma leitura-trabalho (FREINET, 2004), e procura-se identificar o modo ela é inserida em livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil. Os resultados indicam que os textos figuram mais como pretextos e suportes para a proposição de atividades desconexas do tema “pluralidade cultural brasileira” e que as práticas de leitura propostas, em muitos dos casos, são insipientes e destoantes das orientações dos PCN. (BRASIL, 2010)
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Em termos mais específicos, no sentido de contrapor livro didático e documentos curriculares oficiais, fez-se a seleção de uma coleção de livros didáticos adotada em quatro escolas do município de Leopoldo de Bulhões, no Estado de Goiás, e o posterior mapeamento, seleção e análise dos textos, procurando, com isso, visualizar como o processo de formação do povo brasileiro, o entrechoque cultural entre os três contingentes humanos – europeu, indígena e africano – que o condicionaram e a pluralidade cultural resultante disso era abordada nos referidos materiais didáticos. Se para Ribeiro (2006) os conflitos entre os três contingentes ainda estão latentes e presentes na sociedade brasileira, consequentemente, pode-se afirmar que se farão presentes em mercadorias culturais como o livro didático, de forma silenciada ou declarada e assim corroborá-los, incitá-los ou até mesmo enfraquecê-los. A decisão em considerar apenas estes três contingentes, em detrimento de outros, como o oriental, se deve ao fato de que durante o período colonial houve rara imigração deste contingente para o Brasil. Nesse sentido, explora- se o conceito de leitura como eficaz meio para a problematização e exclusão dos preconceitos da sociedade, fomentação da emancipação do sujeito e sua capacidade reflexiva (FREIRE, 1989, em uma leitura-trabalho (FREINET, 2004), e procura-se identificar o modo ela é inserida em livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil. Os resultados indicam que os textos figuram mais como pretextos e suportes para a proposição de atividades desconexas do tema “pluralidade cultural brasileira” e que as práticas de leitura propostas, em muitos dos casos, são insipientes e destoantes das orientações dos PCN. (BRASIL, 2010)This qualitative-interpretative study aims to identify how Brazilian cultural plurality and the formation of the Brazilian people are problematized in reading practices proposed by Portuguese language textbooks intended for the final years of Elementary Education, adopted in Brazilian public schools, considering that the Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2010) and the Brazilian educational legislation itself provide guidelines and determinations on the subject, which, from the institution of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), obliges any didactic material to discuss it selected contents and texts. More specifically, in the sense of opposing didactic books and official curricular documents, a collection of textbooks was adopted in four schools in a city in the state of Goiás, and the subsequent mapping, selection and analysis of the texts, searching , with this, to visualize how the process of formation of the Brazilian people, the cultural clash between the three human contingents - European, indigenous and African - that conditioned it and the resulting cultural plurality was approached in said didactic material. If, for Ribeiro (2006), the conflicts between the three contingents are still latent and present in Brazilian society, it can be said that they will be present in cultural goods such as the textbook, in a silenced or declared form and thus corroborate them, incite or even weaken them. In this sense, the concept of reading as an effective means for the problematization and exclusion of the prejudices of society, fomentation of the emancipation of the subject and its capacity for reflection (FREIRE, 1989) is explored as an effective means (Freinet, 2004). Indicate that the texts are more like pretexts and supports for the proposition of disjointed activities of the theme "Brazilian cultural plurality" and that the reading practices proposed for them, in many cases, are insipientes and distoantes of the orientations of the PCN. (BRASIL, 2010)Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Pereira, Ariovaldo LopesPereira, Ariovaldo LopesCurado, Maria EugêniaSilva, Ademir Luiz daAbreu, Sandra Elaine Aires deNascimento, Lucas Pedro do2022-02-10T15:02:12Z2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Lucas Pedro do. A Vontade de saber português : diversidade cultural em livros didáticos de língua portuguesa. 2018. 110 f. 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