Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro-Mariz, Josilene
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055
Resumo: The intrinsic relation between language and literature is a subject of constant discussions among specialists in teaching of motherly and foreign languages. In this work, it is discussed the literary reading as a special way to the discovery and to construction of the senses and the pictorial language like an important tool in this course. This proposal is based on the relations of transtextuality discussed by Genette (1982), for whom the paratext is also associated to the illustration. We analyze still until what point associates the literary text to the image it can be considered to “vulgarize the literature” or a way of moving the reader to the literary phenomenon.
id UEL-3_4cddbef6619fc88edf5c5437c6c1f0b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3055
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)IllustrationLiteratureTeaching.IlustraçãoLiteraturaEnsino. The intrinsic relation between language and literature is a subject of constant discussions among specialists in teaching of motherly and foreign languages. In this work, it is discussed the literary reading as a special way to the discovery and to construction of the senses and the pictorial language like an important tool in this course. This proposal is based on the relations of transtextuality discussed by Genette (1982), for whom the paratext is also associated to the illustration. We analyze still until what point associates the literary text to the image it can be considered to “vulgarize the literature” or a way of moving the reader to the literary phenomenon. A intrínseca relação língua e literatura é tema de constantes debates entre professores de línguas, de literaturas e também de especialistas em didática de línguas materna e estrangeiras. Neste trabalho, discute-se a leitura literária como um caminho especial para a descoberta e construção de sentidos e a linguagem pictórica como uma ferramenta importante nesse percurso. Esta proposta está embasada nas relações de transtextualidade discutidas por Genette (1982), para quem o paratexto está ligado também à ilustração. Analisa-se ainda até que ponto associar o texto literário à imagem pode ser considerado ‘banalizar a literatura’, ou um meio de sensibilização do leitor ao fenômeno literário. UEL2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/305510.5433/2237-4876.2008v11n2p177Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 11 No. 2 (2008): Volume Atemático; 177-194Signum: Estudos da Linguagem; v. 11 n. 2 (2008): Volume Atemático; 177-1942237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055/4673Pinheiro-Mariz, Josileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:04:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3055Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:04:39Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
title Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
spellingShingle Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
Pinheiro-Mariz, Josilene
Illustration
Literature
Teaching.
Ilustração
Literatura
Ensino.
title_short Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
title_full Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
title_fullStr Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
title_full_unstemmed Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
title_sort Leitura literária e utilização de imagens em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE)
author Pinheiro-Mariz, Josilene
author_facet Pinheiro-Mariz, Josilene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro-Mariz, Josilene
dc.subject.por.fl_str_mv Illustration
Literature
Teaching.
Ilustração
Literatura
Ensino.
topic Illustration
Literature
Teaching.
Ilustração
Literatura
Ensino.
description The intrinsic relation between language and literature is a subject of constant discussions among specialists in teaching of motherly and foreign languages. In this work, it is discussed the literary reading as a special way to the discovery and to construction of the senses and the pictorial language like an important tool in this course. This proposal is based on the relations of transtextuality discussed by Genette (1982), for whom the paratext is also associated to the illustration. We analyze still until what point associates the literary text to the image it can be considered to “vulgarize the literature” or a way of moving the reader to the literary phenomenon.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055
10.5433/2237-4876.2008v11n2p177
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2008v11n2p177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3055/4673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 11 No. 2 (2008): Volume Atemático; 177-194
Signum: Estudos da Linguagem; v. 11 n. 2 (2008): Volume Atemático; 177-194
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305961097134080