Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochebois, Christianne Benatti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8533
Resumo: O professor e o aprendiz dividem não somente valores comuns, mas principalmente valores de emancipação que atravessam as culturas e as civilizações e, além das diferenças, consolidam as mesmas aspirações. Tanto um como o outro estão diretamente relacionados por um dos desafios do século XXI, alcançar a conciliação de valores universais e do respeito à diversidade cultural. A sociedade brasileira é desigual e continua marcada pela discriminação racial. A despeito dessa herança, ela não tem nada a invejar à sociedade francesa. Seu multiculturalismo é muito mais perceptível nas mídias e nas instituições do que na França. Podemos descrever assim o cenário pedagógico da sala de aula de FLE no Brasil de hoje: de um lado, um publico receptor que tem todas as informações ao alcance da mão e que vivencia um modelo mundial de coabitação cultural; de outro lado, um material didático que se diz transmissor do ensino de uma língua/cultura nesse começo de século, mas que desconhece a amplitude e a complexidade das relações. Entre esses dois pólos, a utilização dos manuais e a pratica real dos professores constituem o maior desafio.
id UEL-3_6a14cf6de19baf27801ff4e843ad2ccc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8533
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fleProfessordiversidade culturallivro didaticoO professor e o aprendiz dividem não somente valores comuns, mas principalmente valores de emancipação que atravessam as culturas e as civilizações e, além das diferenças, consolidam as mesmas aspirações. Tanto um como o outro estão diretamente relacionados por um dos desafios do século XXI, alcançar a conciliação de valores universais e do respeito à diversidade cultural. A sociedade brasileira é desigual e continua marcada pela discriminação racial. A despeito dessa herança, ela não tem nada a invejar à sociedade francesa. Seu multiculturalismo é muito mais perceptível nas mídias e nas instituições do que na França. Podemos descrever assim o cenário pedagógico da sala de aula de FLE no Brasil de hoje: de um lado, um publico receptor que tem todas as informações ao alcance da mão e que vivencia um modelo mundial de coabitação cultural; de outro lado, um material didático que se diz transmissor do ensino de uma língua/cultura nesse começo de século, mas que desconhece a amplitude e a complexidade das relações. Entre esses dois pólos, a utilização dos manuais e a pratica real dos professores constituem o maior desafio.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empirica de campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/853310.5433/2237-4876.2011v14n2p157Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 157-164Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 157-1642237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8533/9564Rochebois, Christianne Benattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8533Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
title Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
spellingShingle Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
Rochebois, Christianne Benatti
Professor
diversidade cultural
livro didatico
title_short Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
title_full Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
title_fullStr Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
title_full_unstemmed Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
title_sort Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
author Rochebois, Christianne Benatti
author_facet Rochebois, Christianne Benatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rochebois, Christianne Benatti
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
diversidade cultural
livro didatico
topic Professor
diversidade cultural
livro didatico
description O professor e o aprendiz dividem não somente valores comuns, mas principalmente valores de emancipação que atravessam as culturas e as civilizações e, além das diferenças, consolidam as mesmas aspirações. Tanto um como o outro estão diretamente relacionados por um dos desafios do século XXI, alcançar a conciliação de valores universais e do respeito à diversidade cultural. A sociedade brasileira é desigual e continua marcada pela discriminação racial. A despeito dessa herança, ela não tem nada a invejar à sociedade francesa. Seu multiculturalismo é muito mais perceptível nas mídias e nas instituições do que na França. Podemos descrever assim o cenário pedagógico da sala de aula de FLE no Brasil de hoje: de um lado, um publico receptor que tem todas as informações ao alcance da mão e que vivencia um modelo mundial de coabitação cultural; de outro lado, um material didático que se diz transmissor do ensino de uma língua/cultura nesse começo de século, mas que desconhece a amplitude e a complexidade das relações. Entre esses dois pólos, a utilização dos manuais e a pratica real dos professores constituem o maior desafio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empirica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8533
10.5433/2237-4876.2011v14n2p157
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8533
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n2p157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8533/9564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 157-164
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 157-164
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962506420224