Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jaeder Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235
Resumo: O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação.
id UEL-3_79b46e1a1058668e484b0f89a7a5bbd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13235
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas popularesLetramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares. O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação. UEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1323510.5433/2237-4876.2012v15n2p129Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 129-151Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 129-1512237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235/12085Cunha, Jaeder Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13235Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
title Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
spellingShingle Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
Cunha, Jaeder Fernandes
Letramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares.
title_short Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
title_full Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
title_fullStr Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
title_full_unstemmed Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
title_sort Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
author Cunha, Jaeder Fernandes
author_facet Cunha, Jaeder Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jaeder Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares.
topic Letramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares.
description O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235
10.5433/2237-4876.2012v15n2p129
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2012v15n2p129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235/12085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 129-151
Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 129-151
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962888101888