Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas populares
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação. |
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Letramento acadêmico: reflexão e algumas considerações sobre cursos de negócios em faculdade privadas popularesLetramento Acadêmico. Cursos de Negócios. Faculdades Populares. O artigo aborda o processo de “Letramento Acadêmico” em cursos de negócios, área de ciências sociais aplicadas, em específico o curso de Administração de Empresas e afins, ministrados em faculdades privadas populares. Como se sabe o curso é de formação curricular generalista-multidisciplinar; isto significa que sua grade curricular exige aos discentes que adquiram leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversos modais, linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico: resumo, resenha, fichamento, relatórios, gráficos, diagramas, fluxogramas, organogramas, tabelas e disposição lógica de números com a aplicação ou não da matemática. O objetivo geral do artigo é propor aos professores uma reflexão sobre o tema visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no âmbito do recorte admitido: faculdades privadas de grande escala (ou populares), cursos de negócios e afins dirigidos a alunos advindos em sua maioria da rede pública de educação brasileira. O objetivo secundário é demonstrar diferenças conceituais entre "alfabetização" e “letramento acadêmico”, estando este último em contexto específico, isto é, em cursos que além de serem os mais populares do país são capazes de representar, por seu multidisciplinarismo e difusão, uma preocupação necessária de uma nova agenda de debates em educação. UEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1323510.5433/2237-4876.2012v15n2p129Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 129-151Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 129-1512237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13235/12085Cunha, Jaeder Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13235Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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