Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412 |
Resumo: | Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula. Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências. |
id |
UEL-3_ad3b15378cdd0e3bc1708f26d353491a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9412 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeiraLíngua e culturaEnsino de culturaEstudos Interculturais.Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula. Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/941210.5433/2237-4876.2011v14n2p311Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 311-3322237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412/9573Schröder, Ulrike AgatheOliveira, Milene Mendes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9412Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
title |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
spellingShingle |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira Schröder, Ulrike Agathe Língua e cultura Ensino de cultura Estudos Interculturais. |
title_short |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
title_full |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
title_fullStr |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
title_sort |
Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira |
author |
Schröder, Ulrike Agathe |
author_facet |
Schröder, Ulrike Agathe Oliveira, Milene Mendes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Milene Mendes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schröder, Ulrike Agathe Oliveira, Milene Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua e cultura Ensino de cultura Estudos Interculturais. |
topic |
Língua e cultura Ensino de cultura Estudos Interculturais. |
description |
Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula. Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412 10.5433/2237-4876.2011v14n2p311 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n2p311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412/9573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 311-332 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962538926080 |