Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegassi, Renilson José
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943
Resumo: Teachers’ relationship with writing in their initial training are discussed from immediate interventions based on the sociointeracionist perspective of the language. Analyses of text versions show that students undertake constructive interactions when writing their texts which in turn lead them towards metacognitive improvement and, consequently, towards an embodiment of interactional strategies. The development of metaconscience in writing is deduced from the idea that writing is an assignment.
id UEL-3_cb3928c2cc47b3e0d9f57142cd407d6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3943
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial trainingInteração, escrita e metaconsciência na formação inicial de professoresWritingInteractionMetaconscienceTeacher education.EscritaInteraçãoMetaconsciênciaFormação de professores.Teachers’ relationship with writing in their initial training are discussed from immediate interventions based on the sociointeracionist perspective of the language. Analyses of text versions show that students undertake constructive interactions when writing their texts which in turn lead them towards metacognitive improvement and, consequently, towards an embodiment of interactional strategies. The development of metaconscience in writing is deduced from the idea that writing is an assignment.Discutem-se as relações do professor com a escrita, em sua formação inicial, a partir de intervenções diretas conduzidas pela perspectiva sócio-interacionista de linguagem. As marcas de alterações apresentadas nos exemplos escritos demonstram como o aluno interage com o texto, construindo uma metaconsciência sobre o processo de escrita, conhecendo a si como produtor e o ‘outro’ como interlocutor de seu texto. Essa metaescrita se internalizou a partir da alteração da concepção de escrita no aluno, a partir das noções de revisão e reescrita no processo de produção de textos, evidenciando-se o desenvolvimento da metaconsciência na escrita a partir da concepção de escrita como trabalho.UEL2006-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/394310.5433/2237-4876.2006v9n2p151Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 9 No. 2 (2006): Volume Atemático; 151-168Signum: Estudos da Linguagem; v. 9 n. 2 (2006): Volume Atemático; 151-1682237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943/3152Menegassi, Renilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:01:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3943Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:01:44Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores
title Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
spellingShingle Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
Menegassi, Renilson José
Writing
Interaction
Metaconscience
Teacher education.
Escrita
Interação
Metaconsciência
Formação de professores.
title_short Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
title_full Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
title_fullStr Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
title_full_unstemmed Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
title_sort Interaction, writing and metaconscience in teachers’ initial training
author Menegassi, Renilson José
author_facet Menegassi, Renilson José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegassi, Renilson José
dc.subject.por.fl_str_mv Writing
Interaction
Metaconscience
Teacher education.
Escrita
Interação
Metaconsciência
Formação de professores.
topic Writing
Interaction
Metaconscience
Teacher education.
Escrita
Interação
Metaconsciência
Formação de professores.
description Teachers’ relationship with writing in their initial training are discussed from immediate interventions based on the sociointeracionist perspective of the language. Analyses of text versions show that students undertake constructive interactions when writing their texts which in turn lead them towards metacognitive improvement and, consequently, towards an embodiment of interactional strategies. The development of metaconscience in writing is deduced from the idea that writing is an assignment.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943
10.5433/2237-4876.2006v9n2p151
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2006v9n2p151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943/3152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 9 No. 2 (2006): Volume Atemático; 151-168
Signum: Estudos da Linguagem; v. 9 n. 2 (2006): Volume Atemático; 151-168
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305961571090432