A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Vieira Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves , Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144
Resumo: This study presents the results of a research on the production of didactic sequences based on argumentative text genres, in the context of continuing education for high school teachers, in a small city in Paraíba. This is a qualitative, collaborative research, linked to the field of Applied Linguistics, whose corpus consists of a didactic sequence and a reflective session held with one of the course participants, highlighting the relevance of such an instrument for the teaching context. The theoretical axis of this investigation is based on the studies by Bronckart (1999); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Costa-Hubes and Simioni (2014), among others. The results revealed that, with the contributions of the course, the teachers were able to elaborate a didactic sequence, considering the teachable dimensions of the worked genre and the language skills, as well as understanding that the referred instrument helps the teacher in his class preparation.  
id UEL-5_6b1b7f31f0d09182f24d56264c0326b0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47144
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docenteGêneros Textuais da Ordem do ArgumentarSequências DidáticasFormação ContinuadaThis study presents the results of a research on the production of didactic sequences based on argumentative text genres, in the context of continuing education for high school teachers, in a small city in Paraíba. This is a qualitative, collaborative research, linked to the field of Applied Linguistics, whose corpus consists of a didactic sequence and a reflective session held with one of the course participants, highlighting the relevance of such an instrument for the teaching context. The theoretical axis of this investigation is based on the studies by Bronckart (1999); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Costa-Hubes and Simioni (2014), among others. The results revealed that, with the contributions of the course, the teachers were able to elaborate a didactic sequence, considering the teachable dimensions of the worked genre and the language skills, as well as understanding that the referred instrument helps the teacher in his class preparation.  Este trabajo presenta resultados de una investigación sobre producción de secuencias didácticas de géneros textuales escritos del orden del argumentar, en el contexto de una formación continua para profesores de la Enseñanza Mediana, en una ciudad del Estado de Paraíba. Se trata de una investigación cualitativa, colaborativa, vinculada a los estudios de la Lingüística Aplicada, cuyo corpus se constituye por una secuencia didáctica y una sesión reflexiva, llevada a cabo con uno de los estudiantes del curso, sobre la importancia de esta herramienta para el contexto de enseñanza. El eje teórico se fundamenta en estudios de Bronckart (1999); Dolz, Noverraz y Shneuwvly (2004), Costa-Hubes y Simioni (2014), entre otros. Los resultados revelan que, a partir de las contribuciones del curso, los profesores fueron capaces de elaborar una secuencia didáctica, considerando las dimensiones enseñables del género trabajado y las capacidades de lenguaje, así como han comprendido que este instrumento auxilia el profesor en la organización de sus clases.  Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre produção de sequências didáticas de gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, no contexto de uma formação continuada para professores do Ensino Médio, em um município paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho colaborativo, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, cujo corpus é constituído por uma sequência didática e uma sessão reflexiva realizada com um dos cursistas sobre a relevância de tal instrumento para o contexto de ensino. O eixo teórico desta investigação está representado pelos estudos de Bronckart (1999); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. Os resultados revelaram que, com as contribuições do curso, os professores foram capazes de elaborar uma sequência didática, considerando as dimensões ensináveis do gênero trabalhado e as capacidades de linguagem, bem como compreenderam que o referido instrumento auxilia o docente na organização de suas aulas.Universidade Estadual de Londrina2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4714410.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 269-2912764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144/48697Copyright (c) 2023 Senhora Luciana Vieira , Senhora Fátima Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Luciana Vieira AlvesAlves , Maria de Fátima2023-06-06T16:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47144Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:28Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
title A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
spellingShingle A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
Rocha, Luciana Vieira Alves
Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar
Sequências Didáticas
Formação Continuada
title_short A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
title_full A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
title_fullStr A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
title_full_unstemmed A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
title_sort A produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: perspectivas aplicadas à formação docente
author Rocha, Luciana Vieira Alves
author_facet Rocha, Luciana Vieira Alves
Alves , Maria de Fátima
author_role author
author2 Alves , Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Vieira Alves
Alves , Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar
Sequências Didáticas
Formação Continuada
topic Gêneros Textuais da Ordem do Argumentar
Sequências Didáticas
Formação Continuada
description This study presents the results of a research on the production of didactic sequences based on argumentative text genres, in the context of continuing education for high school teachers, in a small city in Paraíba. This is a qualitative, collaborative research, linked to the field of Applied Linguistics, whose corpus consists of a didactic sequence and a reflective session held with one of the course participants, highlighting the relevance of such an instrument for the teaching context. The theoretical axis of this investigation is based on the studies by Bronckart (1999); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Costa-Hubes and Simioni (2014), among others. The results revealed that, with the contributions of the course, the teachers were able to elaborate a didactic sequence, considering the teachable dimensions of the worked genre and the language skills, as well as understanding that the referred instrument helps the teacher in his class preparation.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144
10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp269-291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47144/48697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Senhora Luciana Vieira , Senhora Fátima Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Senhora Luciana Vieira , Senhora Fátima Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 269-291
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390067638272