Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza , Ady Canário Estevão de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Auristela Crisanto da, Bessa, Clécida Maria Bezerra, Pereira, Crígina Cibelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade.
id UEL-5_c10d56db60aa506b528873c09061b545
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46136
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagemLinguística AplicadaEducação do Campo. LinguagemO presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade.Universidade Estadual de Londrina2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPrototipagemapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4613610.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 236-2522764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136/48751Copyright (c) 2023 Entretextoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza , Ady Canário Estevão deCunha, Auristela Crisanto daBessa, Clécida Maria BezerraPereira, Crígina Cibelle2023-06-06T16:58:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46136Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:13Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
title Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
spellingShingle Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
Souza , Ady Canário Estevão de
Linguística Aplicada
Educação do Campo.
Linguagem
title_short Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
title_full Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
title_fullStr Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
title_full_unstemmed Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
title_sort Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
author Souza , Ady Canário Estevão de
author_facet Souza , Ady Canário Estevão de
Cunha, Auristela Crisanto da
Bessa, Clécida Maria Bezerra
Pereira, Crígina Cibelle
author_role author
author2 Cunha, Auristela Crisanto da
Bessa, Clécida Maria Bezerra
Pereira, Crígina Cibelle
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza , Ady Canário Estevão de
Cunha, Auristela Crisanto da
Bessa, Clécida Maria Bezerra
Pereira, Crígina Cibelle
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Educação do Campo.
Linguagem
topic Linguística Aplicada
Educação do Campo.
Linguagem
description O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Prototipagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136
10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136/48751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Entretextos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Entretextos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 236-252
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315389988995072