Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade. |
id |
UEL-5_c10d56db60aa506b528873c09061b545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46136 |
network_acronym_str |
UEL-5 |
network_name_str |
Revista Entretextos |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagemLinguística AplicadaEducação do Campo. LinguagemO presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade.Universidade Estadual de Londrina2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPrototipagemapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4613610.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 236-2522764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136/48751Copyright (c) 2023 Entretextoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza , Ady Canário Estevão deCunha, Auristela Crisanto daBessa, Clécida Maria BezerraPereira, Crígina Cibelle2023-06-06T16:58:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46136Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:13Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
title |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
spellingShingle |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem Souza , Ady Canário Estevão de Linguística Aplicada Educação do Campo. Linguagem |
title_short |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
title_full |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
title_fullStr |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
title_full_unstemmed |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
title_sort |
Gênero cordel na formação leitora de professores de comunidades do campo: entre educação e linguagem |
author |
Souza , Ady Canário Estevão de |
author_facet |
Souza , Ady Canário Estevão de Cunha, Auristela Crisanto da Bessa, Clécida Maria Bezerra Pereira, Crígina Cibelle |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Auristela Crisanto da Bessa, Clécida Maria Bezerra Pereira, Crígina Cibelle |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza , Ady Canário Estevão de Cunha, Auristela Crisanto da Bessa, Clécida Maria Bezerra Pereira, Crígina Cibelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada Educação do Campo. Linguagem |
topic |
Linguística Aplicada Educação do Campo. Linguagem |
description |
O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca da relevância do olhar sobre o gênero cordel na relação entre linguagem e educação do campo, com o uso da sequência didática na perspectiva da Linguística Aplicada enquanto marco teórico de visão interdisciplinar cujo efeito de sentido volta-se para a formação de licenciandos do curso de Educação do Campo de uma universidade pública, situados em contexto de ensino-aprendizagem de leitura na convivência com o semiárido. Para tanto, articulam-se fundamentos teóricos que embasam a experiência que relata o círculo de cordel na sala de aula, no viés qualitativo, sobre a compreensão dos gêneros do discurso, considerações sobre o texto literário, além da leitura na prática pedagógica. Nesse sentido, conclui que a estratégia formativa oferecida reconhece os sujeitos campesinos como críticos e reflexivos. Além de impactos no processo de aprendizagem nos usos da linguagem para a valorização da cultura local no diálogo entre universidade e sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Prototipagem |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136 |
identifier_str_mv |
10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp236-252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46136/48751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Entretextos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Entretextos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 236-252 2764-0809 1519-5392 reponame:Revista Entretextos instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Revista Entretextos |
collection |
Revista Entretextos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br |
_version_ |
1799315389988995072 |