Estudo do meio: teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Claudivan Sanches
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pontuschka, Nídia Nacib
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360
Resumo: O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico.
id UEL-7_51ac98a0989597488973521a8085271a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2360
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Estudo do meio: teoria e práticaEstudo do MeioEnsino de GeografiainterdisciplinaridadeFormação de professores.O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico.Universidade Estadual de Londrina2009-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/236010.5433/2447-1747.2009v18n2p173GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 2 (2009); 173-1912447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Claudivan SanchesPontuschka, Nídia Nacib2013-06-13T01:16:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2360Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2013-06-13T01:16:19Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do meio: teoria e prática
title Estudo do meio: teoria e prática
spellingShingle Estudo do meio: teoria e prática
Lopes, Claudivan Sanches
Estudo do Meio
Ensino de Geografia
interdisciplinaridade
Formação de professores.
title_short Estudo do meio: teoria e prática
title_full Estudo do meio: teoria e prática
title_fullStr Estudo do meio: teoria e prática
title_full_unstemmed Estudo do meio: teoria e prática
title_sort Estudo do meio: teoria e prática
author Lopes, Claudivan Sanches
author_facet Lopes, Claudivan Sanches
Pontuschka, Nídia Nacib
author_role author
author2 Pontuschka, Nídia Nacib
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Claudivan Sanches
Pontuschka, Nídia Nacib
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo do Meio
Ensino de Geografia
interdisciplinaridade
Formação de professores.
topic Estudo do Meio
Ensino de Geografia
interdisciplinaridade
Formação de professores.
description O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360
10.5433/2447-1747.2009v18n2p173
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2009v18n2p173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 2 (2009); 173-191
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429465784320