Estudo do meio: teoria e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360 |
Resumo: | O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico. |
id |
UEL-7_51ac98a0989597488973521a8085271a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2360 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do meio: teoria e práticaEstudo do MeioEnsino de GeografiainterdisciplinaridadeFormação de professores.O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico.Universidade Estadual de Londrina2009-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/236010.5433/2447-1747.2009v18n2p173GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 2 (2009); 173-1912447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Claudivan SanchesPontuschka, Nídia Nacib2013-06-13T01:16:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2360Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2013-06-13T01:16:19Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do meio: teoria e prática |
title |
Estudo do meio: teoria e prática |
spellingShingle |
Estudo do meio: teoria e prática Lopes, Claudivan Sanches Estudo do Meio Ensino de Geografia interdisciplinaridade Formação de professores. |
title_short |
Estudo do meio: teoria e prática |
title_full |
Estudo do meio: teoria e prática |
title_fullStr |
Estudo do meio: teoria e prática |
title_full_unstemmed |
Estudo do meio: teoria e prática |
title_sort |
Estudo do meio: teoria e prática |
author |
Lopes, Claudivan Sanches |
author_facet |
Lopes, Claudivan Sanches Pontuschka, Nídia Nacib |
author_role |
author |
author2 |
Pontuschka, Nídia Nacib |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Claudivan Sanches Pontuschka, Nídia Nacib |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo do Meio Ensino de Geografia interdisciplinaridade Formação de professores. |
topic |
Estudo do Meio Ensino de Geografia interdisciplinaridade Formação de professores. |
description |
O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar. Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades, tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor e, mais amplamente, com melhoria da educação em nosso país no presente momento histórico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360 10.5433/2447-1747.2009v18n2p173 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2009v18n2p173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 2 (2009); 173-191 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315429465784320 |