Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89 |
Resumo: | Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico. |
id |
UFC-8_2df788df1bdfc406ef3bdc7ab4d4afc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/89 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografiaGeografia; Educação;Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo. Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.Universidade Federal do CearáCNPqLOPES, Claudivan SanchesPONTUSCHKA, Nídia Nacib2011-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-1042178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89/81info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/89Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
title |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
spellingShingle |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia LOPES, Claudivan Sanches Geografia; Educação; Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo. |
title_short |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
title_full |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
title_fullStr |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
title_full_unstemmed |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
title_sort |
Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia |
author |
LOPES, Claudivan Sanches |
author_facet |
LOPES, Claudivan Sanches PONTUSCHKA, Nídia Nacib |
author_role |
author |
author2 |
PONTUSCHKA, Nídia Nacib |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Claudivan Sanches PONTUSCHKA, Nídia Nacib |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo. |
topic |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo. |
description |
Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104 Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104 Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643661524992 |