A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14962 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos |
id |
UEL_02a4d91f4b9752049cc8b5fab3450233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14962 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicasQuímicaEstudo e ensinoQuímicaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoChemistry - Study and teachingInterdisciplinary approach to knowledge in educationConcept formationScientific languageConcept formatiResumo: A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidosTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present research came from personal questions with the aim to identify how the students of the Biological Sciences course contextualize the concept of the matter chemical transformation In this way, it aimed to analyse the possibility of the enlargement of the students's notions in the integration and contextualization of this chemical concept in face of an interdisciplinar proposal guided in the meaningful learning It was used a qualitative approach of bibliographic nature trying to interpret and understand the students's notions about the concept proposed In the methodological approach, the results of the application of the instructional sequence developed were analysed in the light of the content analysis to categorize the students's knowledge and map their conceptual profileThus, it was possible to contextualize the chemical concept in the Biology field in order to articulate the theories of the meaningful learning, interdisciplinarity, teacher training and conceptual profile, theories which were used in this research This articulation had as the aim to observe how the undergraduated of the Biological Sciences course of a state university in the north of Paraná identify the chemical concept in their graduation field Thus, we can infer that the proposal developed provided the people involved an eventual organization of the notion of the concept presented through conceptual maps, journal and activities which provided the identification that the participants's concepts were not in agreement with the literature since some concepts were presented by these students mistakenly It was found by the means of the instructional sequence proposed that there were evidences of meaningful learning and enlargement of the conceptual profile of the undergraduated involvedBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Lemos, Evelyse dos SantosOliveira, Vera Lúcia Bahl deLeite, Sidnei Quezada MeirelesSantana, Henrique deBernardelli, Marlize Spagolla2024-05-01T14:44:11Z2024-05-01T14:44:11Z2014.0011.12.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14962porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
title |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas Bernardelli, Marlize Spagolla Química Estudo e ensino Química Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Chemistry - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge in education Concept formation Scientific language Concept formati |
title_short |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
title_full |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
title_sort |
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas |
author |
Bernardelli, Marlize Spagolla |
author_facet |
Bernardelli, Marlize Spagolla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Lemos, Evelyse dos Santos Oliveira, Vera Lúcia Bahl de Leite, Sidnei Quezada Meireles Santana, Henrique de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardelli, Marlize Spagolla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Estudo e ensino Química Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Chemistry - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge in education Concept formation Scientific language Concept formati |
topic |
Química Estudo e ensino Química Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Chemistry - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge in education Concept formation Scientific language Concept formati |
description |
Resumo: A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.12.2014 2014.00 2024-05-01T14:44:11Z 2024-05-01T14:44:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14962 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823256490803200 |