Percepções e práticas pedagógicas de professores regentes dos anos iniciais em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16388 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo caracterizar as percepções e práticas pedagógicas de professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I que têm alunos com necessidades educacionais especiais (NEE); além disso, conhecer como se efetiva o processo de elaboração das atividades desenvolvidas com os alunos, identificar suas dificuldades e sucessos experienciados no processo de inclusão dos referidos alunos, identificar sugestões para aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas à inclusão de tais alunos e verificar as percepções que apresentavam em relação à inclusão deles no ensino regular Os pressupostos teóricos que nortearam a organização deste estudo, estão relacionados aos conhecimentos desenvolvidos referentes à educação inclusiva, principalmente aqueles direcionados a orientações pedagógicas para promover o processo de inclusão dos alunos com NEE Este estudo se constitui em uma pesquisa descritiva com análise qualitativa, realizada por meio de estudo de caso Foram participantes desta pesquisa quatro professoras de uma Escola de Ensino Fundamental, regentes de classe comum dos anos iniciais de um município do norte do estado do Paraná Os dados foram coletados por meio de observação direta sistemática em sala de aula e foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada uma das participantes Os resultados foram organizados e discutidos por meio de seis categorias com suas respectivas subcategorias De modo geral, os resultados evidenciaram que as participantes apresentaram em diversos momentos práticas que favoreceram o processo de aprendizagem dos alunos, tais como atendimento individualizado, oferta de atividades diferenciadas, trabalho de tutoria em grupos, bem como estimularam a interação dos alunos com NEE e sem NEE em sala de aula Por outro lado, observamos práticas que não favoreceram o referido processo, tais como: a utilização frequente de muitas atividades xerocadas e de livros didáticos sem contextualização, carteiras enfileiradas em todos os dias de aula, mesmo quando algumas atividades propiciavam outras formas de arranjos do espaço físico Verificamos que as participantes demostraram dificuldades em trabalhar com as adaptações curriculares e que estas não foram elaboradas por elas Três participantes apresentaram concepções de que o processo de inclusão vem sendo dificultado, visto que acreditavam ser necessário atender os alunos com NEE em particular ou individualmente, o que dificultaria o atendimento dos demais alunos e que necessitavam de um professor auxiliar em sala de aula para melhor atender os alunos Por outro lado, uma participante evidenciou que tal processo vem sendo efetivado, uma vez que aluna contava com uma professora de apoio; no entanto, a professora regente não realizou intervenções diretas com a aluna, além de não proporcionar a sua interação com os demais alunos Os dados ainda revelaram lacunas na formação inicial recebida, falta de formação em serviço com relação ao processo de inclusão e necessidade de se reorganização e da Política Nacional de Educação Especial em relação ao atendimento aluno Esperamos que esse estudo possa contribuir com orientações sobre o processo de formação necessárias aos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivamente inclusivas |
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Percepções e práticas pedagógicas de professores regentes dos anos iniciais em relação aos alunos com necessidades educacionais especiaisEducação inclusivaEstudantes deficientesProfessoresFormaçãoInclusive educationStudents with disabilitiesTeacher trainingResumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo caracterizar as percepções e práticas pedagógicas de professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I que têm alunos com necessidades educacionais especiais (NEE); além disso, conhecer como se efetiva o processo de elaboração das atividades desenvolvidas com os alunos, identificar suas dificuldades e sucessos experienciados no processo de inclusão dos referidos alunos, identificar sugestões para aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas à inclusão de tais alunos e verificar as percepções que apresentavam em relação à inclusão deles no ensino regular Os pressupostos teóricos que nortearam a organização deste estudo, estão relacionados aos conhecimentos desenvolvidos referentes à educação inclusiva, principalmente aqueles direcionados a orientações pedagógicas para promover o processo de inclusão dos alunos com NEE Este estudo se constitui em uma pesquisa descritiva com análise qualitativa, realizada por meio de estudo de caso Foram participantes desta pesquisa quatro professoras de uma Escola de Ensino Fundamental, regentes de classe comum dos anos iniciais de um município do norte do estado do Paraná Os dados foram coletados por meio de observação direta sistemática em sala de aula e foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada uma das participantes Os resultados foram organizados e discutidos por meio de seis categorias com suas respectivas subcategorias De modo geral, os resultados evidenciaram que as participantes apresentaram em diversos momentos práticas que favoreceram o processo de aprendizagem dos alunos, tais como atendimento individualizado, oferta de atividades diferenciadas, trabalho de tutoria em grupos, bem como estimularam a interação dos alunos com NEE e sem NEE em sala de aula Por outro lado, observamos práticas que não favoreceram o referido processo, tais como: a utilização frequente de muitas atividades xerocadas e de livros didáticos sem contextualização, carteiras enfileiradas em todos os dias de aula, mesmo quando algumas atividades propiciavam outras formas de arranjos do espaço físico Verificamos que as participantes demostraram dificuldades em trabalhar com as adaptações curriculares e que estas não foram elaboradas por elas Três participantes apresentaram concepções de que o processo de inclusão vem sendo dificultado, visto que acreditavam ser necessário atender os alunos com NEE em particular ou individualmente, o que dificultaria o atendimento dos demais alunos e que necessitavam de um professor auxiliar em sala de aula para melhor atender os alunos Por outro lado, uma participante evidenciou que tal processo vem sendo efetivado, uma vez que aluna contava com uma professora de apoio; no entanto, a professora regente não realizou intervenções diretas com a aluna, além de não proporcionar a sua interação com os demais alunos Os dados ainda revelaram lacunas na formação inicial recebida, falta de formação em serviço com relação ao processo de inclusão e necessidade de se reorganização e da Política Nacional de Educação Especial em relação ao atendimento aluno Esperamos que esse estudo possa contribuir com orientações sobre o processo de formação necessárias aos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivamente inclusivasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aimed tocharacterize the perceptions end pedagogical practices of teachers responsible for ordinary classes in the initial grades of Elementary School I and who have students with special educational needs (SEN), in addition, to know the process of elaboration of the activities developed with the students is effective, identifying their difficulties and experienced success in the inclusion process of these students, identifying suggestions for improvement of their pedagogical practice with the aim to including such students and verifying the perceptions they had regarding the inclusion of these students in regular education The theoretical assumptions that guided the organization of this study are related to knowledge developed regarding inclusive education, especially those directed to pedagogical orientations in order to promote the inclusion process of students with SEN This study is constituted by a descriptive research with a qualitative analysis carried out through a case study The participants of this research were four female teachers of an elementary school, who are responsible for common classes of the initial grades of a municipality in the north of Paraná state The data were collected through systematic direct observation in the classroom and a semi-structured interview with each of the participants The results were organized and discussed through six categories with their respective subcategories As a whole, the results showed that the participants have shown, in several moments, practices that favored the students' learning process, such as individualized attendance, offering differentiated activities, group tutoring, as well as stimulating the interaction of both common students and students with SEN in classroom On the other hand, we have observed practices that did not favor this process, such as: frequent use of many Xerox-processed activities and textbooks without contextualization, queued desks every day of school, even when some activities provided other forms of physical space arrangements We have observed that the participants showed difficulties in working with the curricular adaptations and that these were not elaborated by them Three participants showed conceptions that the inclusion process has been hampered since they believed it was necessary to attend the students with SEN in particular or individually, which would make it difficult for attending the other students and who needed an auxiliary teacher in the classroom to better attend the students On the other hand, one participant evidenced that such a process has been carried out, once the student had a support teacher, however, the teacher responsible for the class did not make direct interventions with the student, besides not providing the student interaction with the other students The data also revealed gaps in the initial training received, lack of in-service training regarding the inclusion process and the need for reorganization and the National Policy on Special Education in relation to student care We hope this study contribute with guidance on the training process necessary for teachers in order they develop pedagogical practices that are effectively inclusiveVitaliano, Célia Regina [Orientador]Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaCapellini, Vera Lúcia Messias FialhoVerissimo, Natália Barbosa2024-05-01T15:07:03Z2024-05-01T15:07:03Z2017.0022.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16388porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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