O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Keli Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15250
Resumo: Resumo: O desenvolvimento do meio técnico científico- informacional e a integração das TIC, tem propiciado diversas mudanças na sociedade e consequentemente na educação Diversos professores das mais variadas disciplinas da matriz curricular da educação básica, incluindo os da disciplina de Geografia não utilizam, ou possuem dificuldades significativas em utilizar-se dos recursos didáticos-pedagógicos ligados às TIC que encontram-se disponíveis para uso no âmbito das escolas da rede pública estadual paranaense Partindo-se de uma proposta de formação continuada, que tem como ponto de partida o uso instrumental e pedagógico das TIC como agente facilitador e enriquecedor no ensino de Geografia, essa pesquisa teve por objetivo apresentar o software educacional de autoria JClic como ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica dos professores desta disciplina, pautada numa proposta de formação continuada essa pesquisa concretizada por meio da aplicação de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico realizada junto aos professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Para isso, foi realizado uma abordagem teórica a respeito do uso das TIC na educação, e das políticas públicas federais e estaduais que permitiram a inserção destas tecnologias no âmbito das escolar, bem como permitiram um processo de formação continuada voltado ao uso das TIC como ferramenta de apoio a prática pedagógica dos professores Foi construída, também, uma unidade didático-pedagógica acerca do uso do software educacional JClic, como ferramenta de apoio à prática pedagógica do professor de Geografia Sua implementação ocorreu por meio de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico com carga horária de 32 horas, aplicada junto a 13 professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Os resultados obtidos no decorrer desta aplicação evidenciaram que muitos professores não utilizam muitos dos recursos tecnológicos disponíveis presentes nas escolas, pois muitos desconhecem as funcionalidades instrumentais e pedagógicas de determinados recursos como: os softwares educacionais (JClic, Cmap Tools, Gimp e Geogebra), e a lousa digital, pois afirmam não terem tido uma formação continuada que agregasse o uso deste recursos Embora muitos professores desconhecessem a existência do software educacional de autoria JClic no laboratório de informática das escolas em que trabalham, ao longo da oficina, os professores cursistas afirmam que o uso deste recurso educacional , permitirá que os professores de Geografia fazer uso de recursos didáticos que já utilizam cotidianamente por meio de outras mídias, podendo construí-las e apresenta-las de forma mais dinâmica, interativa e atrativa para os seus alunos, utilizando-se do interesse natural que eles possuem pela tecnologia como forma de propiciar e propor um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo
id UEL_0541cf934507b3cec80533b7d14a534d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15250
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuadaGeografiaProfessores de geografiaFormaçãoTecnologia educacionalGeografiaEducational technologyStudy and teaching (Continuing education)Computer-assisted instructionGeography teachers - FormationGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: O desenvolvimento do meio técnico científico- informacional e a integração das TIC, tem propiciado diversas mudanças na sociedade e consequentemente na educação Diversos professores das mais variadas disciplinas da matriz curricular da educação básica, incluindo os da disciplina de Geografia não utilizam, ou possuem dificuldades significativas em utilizar-se dos recursos didáticos-pedagógicos ligados às TIC que encontram-se disponíveis para uso no âmbito das escolas da rede pública estadual paranaense Partindo-se de uma proposta de formação continuada, que tem como ponto de partida o uso instrumental e pedagógico das TIC como agente facilitador e enriquecedor no ensino de Geografia, essa pesquisa teve por objetivo apresentar o software educacional de autoria JClic como ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica dos professores desta disciplina, pautada numa proposta de formação continuada essa pesquisa concretizada por meio da aplicação de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico realizada junto aos professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Para isso, foi realizado uma abordagem teórica a respeito do uso das TIC na educação, e das políticas públicas federais e estaduais que permitiram a inserção destas tecnologias no âmbito das escolar, bem como permitiram um processo de formação continuada voltado ao uso das TIC como ferramenta de apoio a prática pedagógica dos professores Foi construída, também, uma unidade didático-pedagógica acerca do uso do software educacional JClic, como ferramenta de apoio à prática pedagógica do professor de Geografia Sua implementação ocorreu por meio de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico com carga horária de 32 horas, aplicada junto a 13 professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Os resultados obtidos no decorrer desta aplicação evidenciaram que muitos professores não utilizam muitos dos recursos tecnológicos disponíveis presentes nas escolas, pois muitos desconhecem as funcionalidades instrumentais e pedagógicas de determinados recursos como: os softwares educacionais (JClic, Cmap Tools, Gimp e Geogebra), e a lousa digital, pois afirmam não terem tido uma formação continuada que agregasse o uso deste recursos Embora muitos professores desconhecessem a existência do software educacional de autoria JClic no laboratório de informática das escolas em que trabalham, ao longo da oficina, os professores cursistas afirmam que o uso deste recurso educacional , permitirá que os professores de Geografia fazer uso de recursos didáticos que já utilizam cotidianamente por meio de outras mídias, podendo construí-las e apresenta-las de forma mais dinâmica, interativa e atrativa para os seus alunos, utilizando-se do interesse natural que eles possuem pela tecnologia como forma de propiciar e propor um processo de ensino e de aprendizagem mais significativoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The development of the scientific technical and informational means and the integration of ICT has provided a number of changes in society and, consequently, in education Several professors of various disciplines of corriculum of basic education, including geography discipline, do not use or have significant difficuties in using up the teaching-learning resourses linked at ICT that are available for use within schools from the paranaense state públic network Starting from a proposal for continuing education, which takes as its starting point the instrumental and pedagogical use of ICT as a facilitator and enriching the teaching of geography, this research aimed to present the educational software JClic authorship as an improvement tool pedagogical practice of geography teachers, basing on a proposal for continuing education this research achieved through the application of an instrumental nature and educational workshop conducted with the geography teachers of state schools of the municipality of Apucarana-PR For this action, a theoretical approach was carried out on the use of ICT in education, and federal and state public policies have a process of continuous training focused on the use of ICT as a support tool pedagogical practice of teachers It was also built a didactic-pedagogic unit about the use of JClic educational software, as a support tool to the pedagogical geography teacher for practice Its implementation was through a workshop of instrumental and pedagogic nature with a workload of 32 hours, applied along the 13 geography teachers of the state municipality of teaching network from Apucarana-PR The results obtained in the course of this application showed that many teachers did not use many of the available technological resources present in schools, because many are unaware of the instrumental and pedagogical features of certain features such as: educational software (JClic, Cmap Tools, Gimp and Geogebra), and the digital board because don't claim to have had an ongoing education that would comprise the use of this resource Although many teachers are unaware of the existence of educational software JClic authoring in informatics laboratory of schools in which they work along the workshop, the students teachers claim that the use of this educational resource will allow geography teachers of making use of teaching resources already used daily through other media, can build them and present them in a more dynamic, interactive and attractive way for their students, using the natual interest, they have the technology as a way to encourage and propose a teaching process and more meaningful learning in geography teachingTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Gomes, Marquiana de Freitas Vilas BoasSalvi, Rosana FigueiredoArchela, Rosely SampaioFarias, Keli Cristina2024-05-01T14:46:28Z2024-05-01T14:46:28Z2015.0031.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15250porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
title O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
spellingShingle O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
Farias, Keli Cristina
Geografia
Professores de geografia
Formação
Tecnologia educacional
Geografia
Educational technology
Study and teaching (Continuing education)
Computer-assisted instruction
Geography teachers - Formation
Geography
Study and teaching - Environment
title_short O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
title_full O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
title_fullStr O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
title_full_unstemmed O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
title_sort O uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuada
author Farias, Keli Cristina
author_facet Farias, Keli Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]
Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Salvi, Rosana Figueiredo
Archela, Rosely Sampaio
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Keli Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Professores de geografia
Formação
Tecnologia educacional
Geografia
Educational technology
Study and teaching (Continuing education)
Computer-assisted instruction
Geography teachers - Formation
Geography
Study and teaching - Environment
topic Geografia
Professores de geografia
Formação
Tecnologia educacional
Geografia
Educational technology
Study and teaching (Continuing education)
Computer-assisted instruction
Geography teachers - Formation
Geography
Study and teaching - Environment
description Resumo: O desenvolvimento do meio técnico científico- informacional e a integração das TIC, tem propiciado diversas mudanças na sociedade e consequentemente na educação Diversos professores das mais variadas disciplinas da matriz curricular da educação básica, incluindo os da disciplina de Geografia não utilizam, ou possuem dificuldades significativas em utilizar-se dos recursos didáticos-pedagógicos ligados às TIC que encontram-se disponíveis para uso no âmbito das escolas da rede pública estadual paranaense Partindo-se de uma proposta de formação continuada, que tem como ponto de partida o uso instrumental e pedagógico das TIC como agente facilitador e enriquecedor no ensino de Geografia, essa pesquisa teve por objetivo apresentar o software educacional de autoria JClic como ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica dos professores desta disciplina, pautada numa proposta de formação continuada essa pesquisa concretizada por meio da aplicação de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico realizada junto aos professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Para isso, foi realizado uma abordagem teórica a respeito do uso das TIC na educação, e das políticas públicas federais e estaduais que permitiram a inserção destas tecnologias no âmbito das escolar, bem como permitiram um processo de formação continuada voltado ao uso das TIC como ferramenta de apoio a prática pedagógica dos professores Foi construída, também, uma unidade didático-pedagógica acerca do uso do software educacional JClic, como ferramenta de apoio à prática pedagógica do professor de Geografia Sua implementação ocorreu por meio de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico com carga horária de 32 horas, aplicada junto a 13 professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Os resultados obtidos no decorrer desta aplicação evidenciaram que muitos professores não utilizam muitos dos recursos tecnológicos disponíveis presentes nas escolas, pois muitos desconhecem as funcionalidades instrumentais e pedagógicas de determinados recursos como: os softwares educacionais (JClic, Cmap Tools, Gimp e Geogebra), e a lousa digital, pois afirmam não terem tido uma formação continuada que agregasse o uso deste recursos Embora muitos professores desconhecessem a existência do software educacional de autoria JClic no laboratório de informática das escolas em que trabalham, ao longo da oficina, os professores cursistas afirmam que o uso deste recurso educacional , permitirá que os professores de Geografia fazer uso de recursos didáticos que já utilizam cotidianamente por meio de outras mídias, podendo construí-las e apresenta-las de forma mais dinâmica, interativa e atrativa para os seus alunos, utilizando-se do interesse natural que eles possuem pela tecnologia como forma de propiciar e propor um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:46:28Z
2024-05-01T14:46:28Z
31.03.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15250
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823273802792960