Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16373
Resumo: Resumo: A pesquisa parte da inquietação sobre o papel da ciência na formulação de conceitos e temas e das experiências humanas na tarefa de desvelar o ser Faz-se pertinente a discussão dos caminhos pelos quais a Geografia tem percorrido, e que ainda pode contribuir para o desvelar dos mundos particulares O objetivo da pesquisa é repensar os conceitos de educação geográfica e ensino de Geografia e de que modo um coexiste no outro, considerando como elemento balizador o existencialismo A pesquisa teve como base os escritos de Martin Heidegger filósofo cujo pensamento contribui para construir uma Geografia existencial capaz de abarcar a educação geográfica e o ensino dessa ciência com o propósito de desvelar o ser-no-mundo e a compreensão de sua complexidade A metodologia aplicada na pesquisa se pautou na leitura das obras heideggerianas e autores que dialogam com seus escritos e ideias fundamentais Estes estudos permitiram re(pensar) os conceitos de educação e ensino e suas particularidades, enfatizando a necessidade de um se substanciar no outro para a realização de uma vivência mais humanizada, que conduza a liberdade em seu sentido existencial A partir dos mundos particulares onde se situam muitas geografias do porvir o desvelar do ser-no-mundo pode ser campo fértil para pensar a ciência, bem como outros conceitos como mundo, geograficidade e geosofia A Geografia pode substanciar a prática docente voltada para uma pedagogia das experiências humanas sobre a Terra, enlevando o pensamento e as práticas dos sujeitos para além dos muros escolares
id UEL_c1de3017905daea8c9074401c1497456
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16373
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencialGeografiaGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: A pesquisa parte da inquietação sobre o papel da ciência na formulação de conceitos e temas e das experiências humanas na tarefa de desvelar o ser Faz-se pertinente a discussão dos caminhos pelos quais a Geografia tem percorrido, e que ainda pode contribuir para o desvelar dos mundos particulares O objetivo da pesquisa é repensar os conceitos de educação geográfica e ensino de Geografia e de que modo um coexiste no outro, considerando como elemento balizador o existencialismo A pesquisa teve como base os escritos de Martin Heidegger filósofo cujo pensamento contribui para construir uma Geografia existencial capaz de abarcar a educação geográfica e o ensino dessa ciência com o propósito de desvelar o ser-no-mundo e a compreensão de sua complexidade A metodologia aplicada na pesquisa se pautou na leitura das obras heideggerianas e autores que dialogam com seus escritos e ideias fundamentais Estes estudos permitiram re(pensar) os conceitos de educação e ensino e suas particularidades, enfatizando a necessidade de um se substanciar no outro para a realização de uma vivência mais humanizada, que conduza a liberdade em seu sentido existencial A partir dos mundos particulares onde se situam muitas geografias do porvir o desvelar do ser-no-mundo pode ser campo fértil para pensar a ciência, bem como outros conceitos como mundo, geograficidade e geosofia A Geografia pode substanciar a prática docente voltada para uma pedagogia das experiências humanas sobre a Terra, enlevando o pensamento e as práticas dos sujeitos para além dos muros escolaresDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The research is based on the concern about the role of science in the formulation of concepts and themes and human experiences in the task of unveiling the being It is pertinent to discuss the ways in which Geography has traveled, and which can still contribute to the unveiling of particular worlds The objective of the research is to rethink the concepts of geographic education and geography teaching and how one coexists in the other, considering existentialism as a signaling element The research was based on the writings of Martin Heidegger, a philosopher whose thinking contributes to building an existential geography capable of encompassing geographical education and the teaching of this science for the purpose of unveiling the being-in-the-world and understanding its complexity The methodology applied in the research was based on the reading of Heideggerian works and authors who dialogue with their writings and fundamental ideas These studies allowed re (thinking) the concepts of education and teaching and their particularities, emphasizing the need for one to be substantiated in the other for the realization of a more humanized experience that leads to freedom in its existential sense From the private worlds where many geographies of the future are located, the unveiling of being-in-the-world can be fertile ground for thinking about science, as well as other concepts such as the world, geography and geosophy Geography can substantiate the teaching practice aimed at a pedagogy of human experiences on the Earth, evoking the thinking and practices of subjects beyond school wallsMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Antonello, Ideni TerezinhaMarandola Junior, Eduardo JoséOliveira, Larissa Alves de2024-05-01T15:06:42Z2024-05-01T15:06:42Z2017.0011.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16373porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
title Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
spellingShingle Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
Oliveira, Larissa Alves de
Geografia
Geography
Study and teaching - Environment
title_short Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
title_full Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
title_fullStr Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
title_full_unstemmed Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
title_sort Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial
author Oliveira, Larissa Alves de
author_facet Oliveira, Larissa Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]
Antonello, Ideni Terezinha
Marandola Junior, Eduardo José
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larissa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geography
Study and teaching - Environment
topic Geografia
Geography
Study and teaching - Environment
description Resumo: A pesquisa parte da inquietação sobre o papel da ciência na formulação de conceitos e temas e das experiências humanas na tarefa de desvelar o ser Faz-se pertinente a discussão dos caminhos pelos quais a Geografia tem percorrido, e que ainda pode contribuir para o desvelar dos mundos particulares O objetivo da pesquisa é repensar os conceitos de educação geográfica e ensino de Geografia e de que modo um coexiste no outro, considerando como elemento balizador o existencialismo A pesquisa teve como base os escritos de Martin Heidegger filósofo cujo pensamento contribui para construir uma Geografia existencial capaz de abarcar a educação geográfica e o ensino dessa ciência com o propósito de desvelar o ser-no-mundo e a compreensão de sua complexidade A metodologia aplicada na pesquisa se pautou na leitura das obras heideggerianas e autores que dialogam com seus escritos e ideias fundamentais Estes estudos permitiram re(pensar) os conceitos de educação e ensino e suas particularidades, enfatizando a necessidade de um se substanciar no outro para a realização de uma vivência mais humanizada, que conduza a liberdade em seu sentido existencial A partir dos mundos particulares onde se situam muitas geografias do porvir o desvelar do ser-no-mundo pode ser campo fértil para pensar a ciência, bem como outros conceitos como mundo, geograficidade e geosofia A Geografia pode substanciar a prática docente voltada para uma pedagogia das experiências humanas sobre a Terra, enlevando o pensamento e as práticas dos sujeitos para além dos muros escolares
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.09.2017
2017.00
2024-05-01T15:06:42Z
2024-05-01T15:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16373
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823281674452992