Matematização : estudo de um processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudo |
id |
UEL_06bc1b6d974cc9cb095267b1ac8143fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14382 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Matematização : estudo de um processoEducação matemáticaFormação de conceitosMatemáticaFilosofiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMathematicsMathematics educationMathematicsInterdisciplinary approach to knowledgePhilosophyStudy and teachingConcept formationResumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aims to investigate, on a theoretical level, the sense/meaning of mathematization on the perspective of Realistic Mathematics Education In this perspective, which focuses on the development of an approach to teaching mathematics, the mathematization appears as a key element being considered the main activity performed by the students During the study, we describe not only what means mathematization, but also the development of the concept over the years Such development can be seen in the distinction between horizontal and vertical components of mathematization, in the conceptual mathematization and progressive mathematization We also present some aspects relating to classes in order to provide favorable environments for mathematization with regard to the role of the teacher, student and classroom dynamics These aspects plays an essential role in RME perspective and have some specific characteristics, some of them are presented and discussed in this studyBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPalha, Sonia Abrantes GarcêzBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Oliveira, Rodrigo Camarinho de2024-05-01T14:30:39Z2024-05-01T14:30:39Z2014.0010.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matematização : estudo de um processo |
title |
Matematização : estudo de um processo |
spellingShingle |
Matematização : estudo de um processo Oliveira, Rodrigo Camarinho de Educação matemática Formação de conceitos Matemática Filosofia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Mathematics Mathematics education Mathematics Interdisciplinary approach to knowledge Philosophy Study and teaching Concept formation |
title_short |
Matematização : estudo de um processo |
title_full |
Matematização : estudo de um processo |
title_fullStr |
Matematização : estudo de um processo |
title_full_unstemmed |
Matematização : estudo de um processo |
title_sort |
Matematização : estudo de um processo |
author |
Oliveira, Rodrigo Camarinho de |
author_facet |
Oliveira, Rodrigo Camarinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Palha, Sonia Abrantes Garcêz Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rodrigo Camarinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Formação de conceitos Matemática Filosofia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Mathematics Mathematics education Mathematics Interdisciplinary approach to knowledge Philosophy Study and teaching Concept formation |
topic |
Educação matemática Formação de conceitos Matemática Filosofia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Mathematics Mathematics education Mathematics Interdisciplinary approach to knowledge Philosophy Study and teaching Concept formation |
description |
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar, em nível teórico, o sentido/significado da expressão matematização na perspectiva da Educação Matemática Realística Nesta perspectiva, cujo foco é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de Matemática, a matematização aparece como elemento fundamental sendo considerada a principal atividade realizada pelos estudantes No decorrer do estudo, descrevemos não só o que significa matematização, mas também o desenvolvimento do conceito no decorrer dos anos Tal desenvolvimento pode ser observado na distinção entre as componentes horizontal e vertical da matematização, na matematização conceitual e na matematização progressiva Também apresentamos alguns aspectos referentes a uma aula com vistas a proporcionar ambientes favoráveis à matematização no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e a dinâmica da aula Esses aspectos tem papel essencial na perspectiva da RME e têm características específicas, algumas apresentadas e discutidas neste estudo |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
10.02.2014 2014.00 2024-05-01T14:30:39Z 2024-05-01T14:30:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823298714861568 |